fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Suspeito de matar freteiro indicou à polícia local onde vítima foi enterrada em Rio Branco

Polícia Civil identificou três supostos envolvidos no crime contra Francisco Alves Maia e um está preso. Corpo da vítima foi achado nesta sexta-feira (28) enterrado em cova rasa em área de mata no Loteamento Praia do Amapá.

Publicado

em

Corpo foi encontrado nesta sexta-feira/Foto: Ithamar Souza/ContilNet

Por Iryá Rodrigues

A Polícia Civil identificou três suspeitos de envolvimento na morte do freteiro Francisco Alves Maia, de 56 anos, que estava desaparecido desde segunda (24) após sair de casa para fazer um frete na mesma região. Um dos suspeitos foi preso e foi quem indicou o local onde o corpo da vítima tinha sido enterrado pelo grupo criminoso.

A prisão dele foi feita por investigadores da Delegacia Especializada de Combate a Roubos e Extorsões (Decore).

O corpo do freteiro foi achado nesta sexta-feira (28) enterrado em cova rasa em uma área de mata no Loteamento Praia do Amapá, na região do Segundo Distrito de Rio Branco. Conforme a polícia, a vítima estava de bruços e com as mãos amarradas por fios.

Corpo foi achado enterrado em cova rasa em área de mata no Loteamento Praia do Amapá, em Rio Branco – Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica

“Primeiro queiro deixar as condolências à família da vítima e, em segundo lugar, enaltecer o trabalho dos investigadores da Decore. Hoje [sexta,28] pela manhã chegaram na identificação do local onde que a vítima tinha sido enterrada, e também identificaram, pelo menos, três autores até o momento, um deles inclusive está preso na Decore e os outros dois ainda vão ser presos em breve e colocados à disposição da Justiça. O local [onde o corpo estava] foi indicado pela pessoa que foi presa”, disse o delegado Leonardo Santa Bárbara.

Latrocínio

A Polícia Civil acredita que o crime se trata de um latrocínio, uma vez que o caminhão da vítima foi levado pelos bandidos e até esta sexta não foi localizado.

“Continuamos com as diligências, vamos identificar outras pessoas que tenham participado direta ou indiretamente no crime, vamos tentar localizar o caminhão, que nós temos a informação, até o momento, que passou por Xapuri, na Polícia Rodoviária Federal, mas ainda não foi encontrado.”

O freteiro teria sido chamado por uma mulher para fazer um frete e ao chegar no local foi abordado por outros criminosos, que o renderam e levaram o caminhão. Ainda segundo o delegado, a vítima então teria ficado amarrada até que o veículo fosse levado.

“Até o momento, o que nos foi passado é que teve um sequestro. É o modus operandi desses criminosos, ficam com a vítima amarrada até o caminhão passar pra Bolívia ou estar em um lugar seguro. Mas, ele [preso] ainda não esclareceu o que levou à essa atrocidade que foi cometer esse homicídio. Agora que localizamos a vítima, temos a preocupação de identificar todos os envolvidos no crime, e de localizar o veículo. Os trabalhos vão continuar nesse sentido e vai ser dada essa resposta”, concluiu.

Polícia acredita que o crime se trata de um latrocínio – Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica

Corpo achado

Equipes das policiais Civil e Militar, do Instituto Médico Legal (IML) e do Corpo de Bombeiros estiveram no local para fazer a remoção do corpo. A identificação do corpo foi possível pelas características indicadas pela família com relação às vestimentas usadas pela vítima quando saiu de casa pela última vez.

“Está confirmado, as equipes da Decore que estão conduzido as investigações, já tinham recebido a informação de que, possivelmente, ele teria sido enterrado aqui na localidade. Então, vieram até aqui mais cedo, solicitaram apoio da Polícia Militar para fazer o isolamento do local. De modo que chegamos aqui e solicitamos ajuda do Corpo de Bombeiros para fazer a remoção do corpo que estava enterrado. Infelizmente, se trata do senhor Francisco. Inclusive, está com as mesmas vestimentas que a família descreveu que ele saiu de casa”, informou o tenente Randson, que atendeu a ocorrência.

Muito abalada e entre lágrimas, a filha do freteiro, Ana Paula Maia, limitou-se a dizer que a família tinha esperança de que ele fosse encontrado com vida e que espera que a justiça seja feita.

Desaparecimento e protesto

A família avisou a polícia pelo 190 e registrou um boletim na Delegacia Especializada de Combate a Roubos e Extorsões (Decore) na manhã de terça (25). Com ajuda das câmeras de monitoramento da Segurança Pública, os investigadores teriam visto imagens do caminhão de Maia na cidade de Epitaciolândia, interior do Acre.

Na manhã desta quinta, um grupo de freteiros fez um ato no Centro de Rio Branco também para cobrar respostas à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Os motoristas se reuniram no estádio Arena Acreana, no Segundo Distrito, seguiram para frente do prédio da Sejusp e depois fecharam, por cerca de 40 minutos, a Ponte Metálica.

A família chegou a espalhar cartazes com fotos do motorista pela cidade e nas redes sociais para receber alguma notícia do paradeiro dele.

Francisco Maia desapareceu na segunda-feira (24) após sair para fazer frete — Foto: Arquivo da família

Comentários

Geral

Servidores da Ageac participam do 1º Seminário sobre regulação e legislação

Publicado

em

Mais de 20 servidores do governo do Acre participaram do 1º Seminário da Agência Reguladora de Serviços (Ageac), evento de capacitação, que esclareceu sobre as principais atualizações legislativas que impactam nas operações regulatórias da instituição. O evento, que ocorreu nesta sexta-feira, 22, no auditório do Acreprevidência, em Rio Branco, teve como tema: Nivelamento sobre Regulação e a Legislação, e foi voltado para os servidores da agência.

Servidores da Ageac puderam se atualizar acerca das principais atualizações no âmbito das ações realizadas na agência. Foto: Cedida

“Com esse treinamento, as equipes podem melhorar a prestação dos serviços públicos. No decorrer do seminário, os palestrantes compartilharam experiências que vão servir para facilitar as tarefas práticas no dia a dia da gestão pública”, pontuou o presidente da Ageac, Luís Almir Brandão.

O evento contou com a participação da servidora Rosângela Albuquerque, além de diversos palestrantes que abordaram questões relevantes. O ouvidor da Ageac, Cícero de Souza, discursou sobre os principais aspectos da regulação.

Presidente da Ageac, Luís Almir Brandão, também participou da ação. Foto: cedida

Engenheiro eletricista, Leonardo Carneiro, abordou a Lei Complementar nº 278, que trata da regulação, controle e fiscalização, competências da Ageac. O engenheiro sanitarista, Júlio Cesar Pinho Mattos, palestrou sobre a temática da Regulação da Prestação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico.

A gestora do Planejamento da Ageac, Natalie Messias, abordou os objetivos da regulação e a função da ouvidoria.

Os servidores e prestadores de serviço da Ageac participaram e compartilharam suas experiências, e aprofundaram entendimentos sobre como as leis impactam suas tarefas diárias. Através da capacitação de seus colaboradores, o governo do Acre aprimora a eficiência da gestão pública na prestação de serviços à população.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Opera Acre realiza cirurgias em Plácido de Castro, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul neste final de semana

Publicado

em

Neste final de semana, 23 e 24, o governo do Estado promove um mutirão de cirurgias com o objetivo de reduzir o tempo de espera e diminuir as filas reprimidas na área da saúde. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e acontece nos municípios de Plácido de Castro, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul, como parte do Programa Opera Acre. 

Programa Opera Acre realizando 17 cirurgias gerais em Plácido de Castro. Foto: Ascom/Sesacre

Em Plácido de Castro, 17 pacientes, a maioria crianças, estão passando por cirurgias gerais. Simultaneamente, em Senador Guiomard, dez pacientes estão sendo submetidos a cirurgias de hemorroidas e fístulas. Além disso, em Cruzeiro do Sul, procedimentos mais complexos, como histerectomia vaginal e períneoplastia, estão sendo realizados pelo Opera Acre. 

Chefe da Regulação de Cirurgias da Sesacre, Shirley Nascimento. Foto: Odair Leal/Sesacre

A chefe da Regulação de Cirurgias da Sesacre, Shirley Nascimento, destacou a importância do programa: “O Opera Acre está em pleno vapor, descentralizando o serviço, tirando de dentro da cidade e operando nos municípios, melhorando assim a qualidade de vida dos atendidos. O paciente não precisa mais se deslocar para Rio Branco, muitas vezes sem ter onde ficar. Desde o início do projeto, estamos fazendo cirurgias no interior”. 

Atualmente a demanda de cirurgia geral em Plácido de Castro é zero. Shirley Nascimento explica que foram realizadas na quinta-feira, 21, consultas para 30 pacientes dos municípios de Capixaba, Acrelândia e Plácido de Castro, e 17 deles foram diagnosticados para realização do procedimento cirúrgico.  

“A equipe está operando esses pacientes simultaneamente”, disse Shirley Nascimento. Foto: Ascom/Sesacre

“Hoje, a equipe está operando esses pacientes simultaneamente. Continuamos operando em Senador Guiomard todas às terças-feiras, cirurgias de laqueaduras, e todos os sábados cirurgias de proctologia (hemorroidas e fístulas). Também em Cruzeiro do Sul, as cirurgias estão sendo realizadas em todas as terças, quintas e sábados, uma média de 15 pacientes por semana em cirurgias ginecológicas pelo Opera Acre,” completou a chefe da Regulação de Cirurgias. 

Secretário de saúde, Pedro Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, reforçou o compromisso do governo em melhorar o acesso à saúde: “Este mutirão é uma demonstração do nosso empenho em reduzir as filas de espera e garantir que os pacientes recebam o atendimento necessário o mais rápido possível. O Programa Opera Acre tem sido fundamental para descentralizar os serviços de saúde e promover a qualidade de vida dos cidadãos acreanos”. 

Comentários

Continue lendo

Geral

Thiago Souza recebe proposta do São Paulo e “desiste” do Rio Branco

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Diretoria sonha com elenco competitivo para tentar o acesso

A diretoria do Rio Branco anunciou Thiago Souza como treinador para a temporada de 2024. Contudo, o técnico não virá para o Estrelão na próxima temporada.

“O Thiago recebeu uma proposta para trabalhar no Sub-15 e por isso não irá assumir o Rio Branco. Vamos avaliar toda situação e encontrar um nome para comandar a equipe”, explicou o presidente Valdemar Neto.

Mudança no planejamento

De acordo com Valdemar Neto, o planejamento para a próxima temporada foi bastante alterado.

“Tínhamos a intenção de começar a preparação em dezembro com Thiago Souza. Fizemos a alteração e agora seremos obrigados a trocar o técnico”, afirmou o dirigente.

Calendário cheio

O Rio Branco vai disputar as Copas Verde e do Brasil, Campeonato Estadual e Brasileiro da Série D em 2024.

Comentários

Continue lendo

Em alta