Extra
Suposto “salve” do Comando Vermelho ameaça matar três agentes para cada bandido morto
Grupo exige a troca dos diretores dos presídios, a saída do secretário de Segurança e ameaça matar três Agepens ou policiais para bandido morto
Um texto supostamente originado dos líderes do Comando Vermelho no Acre está circulando nas redes sociais e ameaça retomar onda de violência em todo o Estado. O grupo exige a troca dos diretores dos presídios, a saída do secretário de Segurança e ameaça matar três agentes penitenciários ou policiais para cada morto pertencente à facção.
Nem bem o Estado se recuperou dos últimos ataques, que destruíram carros, ônibus, prédios públicos, casas de policiais e Agepens, e o clima de terror volta a se instalar. Com isso, a população volta a ficar refém da guerra entre um Estado sem condições de responder ao enfrentamento e grupos marginais cada vez mais organizados.
A facção criminosa recomenda à população não sair à noite nos próximos dias, principalmente nas cidades onde existem presídios, pois os ataques vão ser generalizados, com foco especial em Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.
O “salve geral”, forma como os líderes dos grupos marginais organizados para divulgar ordens de dentro dos presídios, promete retomar a onda de terror a que o Estado foi submetido nos últimos meses. Mesmo com a prisão de mais de 500 pessoas – informações da Polícia Civil, o grupo tenta novamente mostrar sua força e manter o Estado sob o jugo do medo.
“Estou muito preocupado”, diz agente
Um agente penitenciário que terá o nome preservado, disse à ContilNet que a população do Acre precisa se libertar do medo. “Estou muito preocupado com esta situação em que vivemos hoje. Não podemos mais viver tranquilo com nossas famílias, sair para um restaurante ou levar o filho em uma praça. As autoridades do nosso estado precisam reagir, porque hoje quem está no comando é o crime organizado. Olha só que absurdo, os bandidos exigindo a demissão de diretores de presídio e do secretário de segurança pública. Isso é um absurdo, todos os limites de tolerância já foram ultrapassados”, desabafou.
Comentários
Extra
Dupla é condenada a mais de 50 anos por execução no Recanto dos Buritis
Alexsander “Mucurão” e Alisson “Pinóquio” foram considerados culpados pelo assassinato de João Luiz Cunha, executado a tiros dentro de casa em 2020.
Em sessão do júri popular realizada nesta segunda-feira (25), no Fórum Criminal de Rio Branco, o Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri condenou Alexsander Pereira de Souza, conhecido como “Mucurão”, e Alisson Batista Alves, apelidado de “Pinóquio”, a penas que somam mais de 50 anos de prisão.
Os dois foram considerados culpados pela execução de João Luiz de Aguiar Cunha, o “Lorim”, morto a tiros em 2 de agosto de 2020, dentro de sua casa, na Rua Juscelino Kubitschek, bairro Recanto dos Buritis, no 2º Distrito da capital acreana.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, os acusados invadiram a residência e dispararam diversas vezes contra a vítima, grande parte dos tiros efetuados a curta distância. A investigação apontou que o crime foi motivado por rivalidade entre facções criminosas.
Por determinação do chamado “tribunal do crime”, João Luiz foi sentenciado à morte por morar em uma área dominada por grupo rival.
Alexsander recebeu a maior pena, 30 anos de reclusão em regime fechado. Já Alisson foi condenado a 21 anos. A defesa ainda pode recorrer da decisão.
Comentários
Extra
Justiça decreta prisão de assaltante baleado em confronto com a PM em Rio Branco
Decisão foi tomada em audiência de custódia; comparsa menor de idade morreu durante troca de tiros no Ramal da Judia.
A Justiça do Acre decretou, nesta segunda-feira (25), a prisão preventiva de Elenildo de Oliveira Dantas, de 18 anos, baleado em um confronto com policiais militares do 2º Batalhão, em Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara das Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal.
Elenildo, conhecido como “De Menor”, permanece internado no Pronto-Socorro da capital, sob escolta policial, após passar por cirurgia. Assim que receber alta médica, será encaminhado ao presídio.
O acusado foi atingido durante tiroteio ocorrido no último sábado (24), no Ramal da Judia, bairro Belo Jardim, quando ele e um adolescente de 16 anos, identificado como Pablo Renan Alves, trocaram tiros com a polícia. O menor não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo a investigação, a dupla havia invadido uma empresa e rendido uma vítima durante o assalto. Na fuga, foram localizados por militares do 2º BPM, reagiram à abordagem e acabaram alvejados.
Elenildo possui uma ficha criminal extensa, com passagens por tráfico de drogas, roubo, desobediência e posse ilegal de arma de fogo.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ADIAMENTO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE ADIAMENTO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 017/2025 – COMPRAS.GOV 90017/2025
OBJETO: Registro de preços para futura e eventual Aquisição de materiais permanentes, visando atender às necessidades das diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Brasiléia – AC.
Data da Abertura: 09 de setembro de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 26/08/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br e https://www.brasileia.ac.gov.br/.
Brasiléia/AC, 25 de agosto de 2025.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira