Acre
SinproAcre convoca professores para o fim do congelamento de salários
A diretoria do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Acre (SinproAcre) está convocando os professores contratados sem concurso público em 1988 e que foram beneficiados pela Lei Naluh para comparecerem na sede do Sindicato com o objetivo de tratar sobre uma alternativa contra o congelamento dos salários, determinado pelo governo do Estado.
A proposta é reunir todas as pessoas prejudicadas para debater com a Procuradoria Geral do Estado (PGE)a proposta de criação de um Plano de Carreira em Extinção para garantir a progressão funcional e demais benefícios para os cerca de 200 educadores afetados pela ADI 3609. A proposta será apresentara para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) com o objetivo de existir a apresentação de um projeto de lei para ser apresentado na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
O congelamento dos salários foi tema de uma reunião entre os diretores do SinproAcre, professores e o deputado estadual Daniel Zen, na quarta-feira (27/09), para buscar apoio parlamentar no caso de encaminhamento de um projeto de lei para garantir a progressão funcional dos educadores que foram prejudicados pelo congelamento da carreira.
“Buscamos o apoio para garantir um debate com a Procuradoria Geral do Estado no sentido de sensibilizar para as necessidades dos professores. Com o apoio dos parlamentares já poderíamos contar com a aprovação dessa matéria na Assembleia Legislativa caso a PGE aceite nossa proposta”, explicou a presidente do SinproAcre, Alcilene Gurgel.
Segundo o vice-presidente, Edileudo Rocha, a diretoria do Sinproacre também convoca todos os professores que foram contratados por volta de 1988 para buscar a entidade no sentido de fortalecer o debate para a necessidade da classe.
“Solicitamos a união de todos os professores em uma ocasião como essas. Os governantes devem valorizar os professores que tanto lutaram para formar os profissionais que geram a riqueza do Estado”, afirmou o sindicalista.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.