Extra
Sinónimo de prosperidade, BR 317 está se preparando para possíveis tragédias

Um dos trechos no município de Capixaba, vem oferecendo perigo aos motoristas que utilizam a estrada – Foto: Alexandre Lima
Sendo de certa forma esquecida por diretores e políticos, a BR 317 – Estrada do Pacífico, a Via Interoceânica, que começa em Porto Velho (RO) pela BR-364 e segue no Acre pela BR-317, passando pelas cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, município acreano que faz fronteira com o Peru e a Bolívia – na tríplice fronteira, pode-se dizer que está se tornando em uma arma.
Os últimos anos está sendo cruel para uma estrada que foi usada como palanque político de que seria um importante elo para o escoamento de produção agrícola e da pecuária, trazendo grandes fortunas para empresas que querem exportar para os países da América do Sul (Bolívia e Peru) e até para a Ásia.
Pode-se dizer que, quem apostou, está um pouco desapontado. Somente no trecho entre Rio Branco à Brasiléia, existem pontos que está tirando o sossego dos motoristas, principalmente para ônibus e caminhões, que levam e traz pessoas e alimentos, além de outros produtos.

Dois trechos vem recebendo manutenções por parte do DNIT, que pouco duram e sequer são fiscalizados pelo órgão – Foto: Alexandre Lima
O tão propalado desenvolvimento vem se esbarrando no aumento do frete e encarece os produtos que chegam na prateleira. O governo federal através do DNIT, responsável pela estrada, vem sendo obtuso em relação aos serviços contratados com as empresas terceirizadas.
É visível os péssimos serviços realizados que não resistem às poucas chuvas, se desmanchando aos poucos. O dinheiro do contribuinte se esvai pelos barrancos que estão acabando com a estrada sem que nada seja feito.

Trecho próximo à Epitaciolândia é um dos mais perigosos está recebendo manutenção mais uma vez – Foto: Alexandre Lima
Via Interoceânica pode-se dizer que é está sendo tratada como o ‘patinho feio’, onde somente a BR 364 – que tem também é importante para o Acre, está sendo pouco debatido seus problemas, vem se transformando em um ‘queijo suíço’ com crateras que poderá ser fatal a qualquer momento.
Trechos mais perigosos estão nos limites do município de Capixaba e de Epitaciolândia, onde os motoristas necessitam sair da estrada para não cair em buracos que pode facilmente destruir o veículo, ou até mesmo causar um acidente fatal.
- Foto: Alexandre Lima/arquivo
- Trecho próximo a Capixaba são muito perigosos devido grande buracos que ‘cortam’ toda a estrada – Foto: Alexandre Lima
- Trecho próximo a Capixaba são muito perigosos devido grande buracos que ‘cortam’ toda a estrada – Foto: Alexandre Lima
Os motoristas precisam fazer zigue-zagues pela estrada, indo de um lado para outro, correndo o risco de se chocar contra outro frontalmente. A viajem que normalmente duraria cerca de duas horas e meia, se estendeu por mais uma hora nos 245km que liga a Capital à fronteira.
Portanto, caso ocorra uma tragédia, não se admirem (claro que não desejamos), a culpa provavelmente será direcionada ao motorista que, tenha tentado desviar de um dos muitos buracos que já existem e os que estão aparecendo devido o desleixo de quem deveria cuidar.
O trecho que liga Brasiléia à Assis Brasil (Estrada do Pacífico), será o próximo assunto.
Comentários
Extra
Dupla é condenada a mais de 50 anos por execução no Recanto dos Buritis
Alexsander “Mucurão” e Alisson “Pinóquio” foram considerados culpados pelo assassinato de João Luiz Cunha, executado a tiros dentro de casa em 2020.
Em sessão do júri popular realizada nesta segunda-feira (25), no Fórum Criminal de Rio Branco, o Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri condenou Alexsander Pereira de Souza, conhecido como “Mucurão”, e Alisson Batista Alves, apelidado de “Pinóquio”, a penas que somam mais de 50 anos de prisão.
Os dois foram considerados culpados pela execução de João Luiz de Aguiar Cunha, o “Lorim”, morto a tiros em 2 de agosto de 2020, dentro de sua casa, na Rua Juscelino Kubitschek, bairro Recanto dos Buritis, no 2º Distrito da capital acreana.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, os acusados invadiram a residência e dispararam diversas vezes contra a vítima, grande parte dos tiros efetuados a curta distância. A investigação apontou que o crime foi motivado por rivalidade entre facções criminosas.
Por determinação do chamado “tribunal do crime”, João Luiz foi sentenciado à morte por morar em uma área dominada por grupo rival.
Alexsander recebeu a maior pena, 30 anos de reclusão em regime fechado. Já Alisson foi condenado a 21 anos. A defesa ainda pode recorrer da decisão.
Comentários
Extra
Justiça decreta prisão de assaltante baleado em confronto com a PM em Rio Branco
Decisão foi tomada em audiência de custódia; comparsa menor de idade morreu durante troca de tiros no Ramal da Judia.
A Justiça do Acre decretou, nesta segunda-feira (25), a prisão preventiva de Elenildo de Oliveira Dantas, de 18 anos, baleado em um confronto com policiais militares do 2º Batalhão, em Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara das Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal.
Elenildo, conhecido como “De Menor”, permanece internado no Pronto-Socorro da capital, sob escolta policial, após passar por cirurgia. Assim que receber alta médica, será encaminhado ao presídio.
O acusado foi atingido durante tiroteio ocorrido no último sábado (24), no Ramal da Judia, bairro Belo Jardim, quando ele e um adolescente de 16 anos, identificado como Pablo Renan Alves, trocaram tiros com a polícia. O menor não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo a investigação, a dupla havia invadido uma empresa e rendido uma vítima durante o assalto. Na fuga, foram localizados por militares do 2º BPM, reagiram à abordagem e acabaram alvejados.
Elenildo possui uma ficha criminal extensa, com passagens por tráfico de drogas, roubo, desobediência e posse ilegal de arma de fogo.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ADIAMENTO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE ADIAMENTO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 017/2025 – COMPRAS.GOV 90017/2025
OBJETO: Registro de preços para futura e eventual Aquisição de materiais permanentes, visando atender às necessidades das diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Brasiléia – AC.
Data da Abertura: 09 de setembro de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 26/08/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br e https://www.brasileia.ac.gov.br/.
Brasiléia/AC, 25 de agosto de 2025.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Você precisa fazer login para comentar.