Cotidiano
Sindicalista aponta falta de efetivo no sistema prisional do Acre e questiona eficácia de recomendações do CNJ

Willamis França
No mais recente episódio do podcast “Conversa Franca”, o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado, Eden Azevedo, compartilhou informações sobre avanços e desafios enfrentados pela categoria no âmbito da Segurança Pública.
A entrevista trouxe à tona diversos temas, desde conquistas recentes até preocupações relevantes para o sistema prisional.
Eden destacou melhorias realizadas pelo governo atual, incluindo investimentos em alojamentos, viaturas e a realização de um concurso público que resultará na admissão de mais de 200 novos Policiais Penais.
Essas medidas visam fortalecer o sistema prisional, proporcionando maior segurança.
Contudo, o presidente abordou a recomendação da Comissão Nacional de Justiça (CNJ) sobre policiais penais cedidos a outros órgãos públicos. Ele ressaltou a autonomia dos três poderes e questionou a eficácia dessa medida, argumentando que tal prática é comum em outras forças policiais.
Ao comentar a rebelião recente no presídio Francisco de Oliveira Conde, Eden apontou a falta de efetivo como uma das causas, vinculando o ocorrido à escassez de concursos, recursos e policiais penais na carceragem.
Ele também expressou preocupação quanto ao retorno de apenas 16 policiais, considerando-o insuficiente para abordar as carências do sistema como um todo.
O presidente abordou ainda o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, fornecendo uma análise detalhada da situação atual do sistema prisional no estado.
Para mais detalhes sobre esses assuntos, assista ao nosso bate papo no canal do YouTube do podcast.
Comentários
Cotidiano
Paulinho do Cras confirma a dispensa de Jojo, Korea e Pablo

Foto Sueli Rodrigues: Pablo estava trabalhando entre os titulares do Leão
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta sexta, 16, a dispensa dos laterais Jojo, Korea e do meia Pablo, todos por indisciplina. Algumas atitudes nos treinamentos e alojamento dos atletas desagradaram ao técnico Rodrigo Deião e por isso a decisão pelas saídas.
Fecha treinamentos
Rodrigo Deião comanda um treino de bolas paradas nesta sexta, no Frotão, e fecha a preparação para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro jogo do Leão será contra o Humaitá neste sábado, 17, às 17 horas, no Tonicão.
Polaco como opção
Polaco, voltando de lesão no joelho esquerdo, deve ficar como opção no jogo de estreia do Estadual.
“Tivemos uma semana muito complicada. Vamos ficar na partida porque teremos uma estreia difícil”, avaliou o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Catatau, Bryan e Leozinho “são perdoados” pelo técnico Erick Rodrigues

Foto Sueli Rodrigues: Catatau deve ser titular na partida de estreia no Estadual
O técnico Erick Rodrigues resolveu “perdoar” o lateral Catatau, o volante Bryan e o atacante Leozinho e os atletas serão relacionados para o jogo de estreia no Campeonato Estadual contra o Rio Branco. A partida será disputada neste sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão.
“O grupo pediu e resolvi atender. Vamos nos concentrar para a partida de estreia no Campeonato Estadual”, declarou Erick Rodrigues.
Entenda o caso
Catatau, Bryan e Leozinho atuaram pelos Amigos do Dudu em um jogo do Campeonato de Férias no último fim de semana. Os atletas foram multados e afastados do jogo contra o Rio Branco na decisão do início da semana.
Fechou preparação
Com um treinamento leve, na Fazendinha, o elenco do Vasco fechou a preparação para o primeiro confronto do Estadual.
“Sabemos da nossa responsabilidade. Nosso objetivo é a conquista do título”, afirmou o treinador vascaíno.
Comentários
Cotidiano
Galvez mantém o favoritismo e derrota o São Francisco

Foto Sueli Rodrigues: João Gomes fez uma forte marcação em Kaká (8) no segundo duelo do Estadual
O Galvez manteve o favoritismo e derrotou o São Francisco por 4 a 1 nesta quinta, 15, no Tonicão, na estreia das duas equipes no Campeonato Estadual Sicredi de 2026. Hiago(2), Gabriel e Patrick marcaram os gols do Imperador e Adriano descontou para o São Francisco.
Decidido no 2º tempo
Após um empate por 0 a 0 no primeiro tempo, o Galvez passou a errar menos passes e com um melhor condicionamento físico garantiu a vitória.
“Soubemos aproveitar melhor as oportunidades no segundo tempo e conquistamos uma vitória importante”, declarou o volante Patrick.
Fala, Maurício!
“Vencemos o jogo, mas não podemos errar como na primeira etapa. Estamos em uma competição difícil e é preciso jogar concentrado desde o início. Vou cobrar os jogadores mesmo com os três pontos garantidos”, afirmou o técnico do Galvez, Maurício Carneiro.
Próximos jogos
Vasco x Rio Branco
Adesg x Humaitá
No sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão

Você precisa fazer login para comentar.