Conecte-se conosco

Geral

Seu animal de estimação não pode pegar coronavírus, dizem especialistas

Publicado

em

“Dados mostram que não está se espalhando entre animais de estimação ou de criação”. disse Schaffner, da Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt, em Nashville, Tennessee

De acordo com os especialistas, cachorros não podem pegar ou transmitir o novo coronavírus Foto: Getty Images

Sandee LaMotte, da CNN

De acordo com o conhecimento científico atual, você pode contrair o novo coronavírus (COVID-19) do seu cachorro ou gato? Ou transmitir a eles?

“Não. Acho que a ideia que vamos passar o vírus para nossos animais de estimação ou pegar deles é simplesmente absurda. Não há evidência científica que isso possa ser possível”, disse John Williams, chefe da divisão de doenças infecciosas do Hospital Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

William Schaffner, professor de medicina preventiva e doenças infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt, em Nashville, Tennessee, diz o mesmo. “Não temos que nos preocupar com animais de estimação. O vírus agora é transmitido entre humanos, mas os dados mostram que não está se espalhando entre animais de estimação ou de criação”.

Cachorros em Hong Kong testam positivo

O pânico começou no fim de fevereiro, quando um lulu-da-pomerânia de 17 anos na China recebeu um diagnóstico “fraco” de coronavírus e morreu três dias depois. Um segundo cachorro que morava na mesma casa, no entanto, teve resultado negativo nos testes.

A internet explodiu com donos de animais de estimação cheios de preocupação.

“O cachorro teve um positivo fraco. Nem sabemos se aquele era um resultado real”, diz Williams, apontando que o lulu-da-pomerânia já havia recebido resultado negativo anteriormente.

“O lulu-da-pomerânia nunca manifestou sintomas da doença, foi liberado da quarentena e morreu”, disse Dana Varble, veterinária chefe da Comunidade Veterinária Norte-Americana. “Não sabemos qual foi a causa da morte porque não fizeram autópsia, mas o cachorro já era bastante idoso e tinha vários problemas de saúde subjacentes”, disse.

Em 19 de março, o departamento de Agricultura, Pesca e Conservação de Hong Kong anunciou que outro cachorro que estava em quarentena, um pastor alemão, testou positivo para a COVID-19. No entanto, um vira-lata que mora na mesma casa testou negativo, e nenhum dos dois cachorros mostraram nenhum sinal da doença, disse um porta-voz do órgão.

“Não há nenhuma evidência de que animais de estimação podem ser uma fonte da COVID-19 em humanos ou que o vírus pode causar a doença em cachorros”, adicionou o porta-voz.

Para apoiar essa perspectiva, Varble mostra um teste recente conduzido por uma empresa de diagnósticos veterinários que testou milhares de animais de estimação.

“Eles testaram milhares de cachorros e gatos para esse vírus e não encontrou nenhum resultado positivo, então acreditamos que a chance desses animais contraírem a doença é bastante baixa no momento”, disse a veterinária.

Então não há nenhuma possibilidade que possamos adquirir o vírus de um animal — nem mesmo de sua pelagem?

“Em teoria, se um paciente com o vírus passasse a mão no nariz e acariciasse o cachorro, e então, outra pessoa acariciasse esse exato mesmo lugar e tocasse seu nariz ou olhos, então talvez esse indivíduo pudesse pegar a doença, sim”, explica Williams.

O que os pais de pets devem fazer?

Kaethe Singer, accompanied by her cat, studies at home during the spread of the coronavirus disease (COVID-19), Foto: Kai Pfaffenbach

“Carinho”, aconselha Williams. “Animais de estimação exercem um papel vital para a saúde psicológica de seus donos, especialmente nesse momento em que todos se sentem tão isolados e solitários”.

Schaffner concorda. “Essa é a hora de abraçar seu cachorro, mas não seus humanos amados. Vamos manter o distanciamento social focado em seres humanos, e se você precisar abraçar alguém, que seja seu cachorro, gato, furão ou qualquer outro”.

Isso será bom para seu animal de estimação também, diz Varble. “O laço com seus donos é muito importante para a saúde dos animais”, diz. “Com tantas pessoas trabalhando de casa, esse é realmente um bom momento para relaxar e aproveitar o tempo com o seu bichinho”.

“Passeie por onde for possível, jogue bola no quintal com seu cachorro, brinque com seu gato com bugigangas felinas. Relaxe e se divirta com eles, porque faz muito bem para a nossa saúde reduzir o estresse”, completa ela.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo