Conecte-se conosco

Geral

Sessões presenciais na Aleac retornam na próxima terça-feira (10)

Deputados faziam sessões parlamentares pela internet desde março de 2020.

Publicado

em

Deputados retornam sessões presenciais a partir da próxima terça-feira (10) — Foto: Arquivo/Aleac

Após mais de um ano em trabalho remoto, os deputados estaduais voltam a realizar sessões presenciais na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na próxima terça-feira (10). Desde março de 2020 que as sessões estavam sendo feitas de forma virtual.

Em março do ano passado, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou os três primeiros casos do novo coronavírus (Covid-19) no estado.

O governo do Acre suspendeu o trabalho remoto aos servidores públicos a partir dessa segunda-feira (2). A determinação foi publicada na edição de sexta (30) do Diário Oficial do Estado (DOE). Na terça (3), os servidores da Aleac já voltaram ao trabalho presencial.

Nessa terça (3), o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, se reuniu com deputados da Mesa Diretora da Casa e demais parlamentares para decidir uma data do retorno das sessões presenciais.

A presidência da Aleac destacou que todos os protocolos sanitários vão ser seguidos durante as sessões para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Covid-19 no Acre

O boletim da Secretaria de Saúde do Acre desta quarta (4) aponta 44 casos novos de Covid-19 nas últimas 24 horas, assim, o número de infectados subiu para 87.232. Nenhuma morte foi registrada e o número de óbitos continua em 1.802 em todo o estado.

Ao todo, 52 exames de RT-PCR seguem à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux.Dos 70 leitos disponíveis na rede SUS em todo o Acre, 16 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos é de 23% nesta quinta. São 50 leitos em Rio Branco e 20 em Cruzeiro do Sul.

O estado tem 37 pacientes internados nos hospitais de referência, dos quais 29 com teste positivo para a Covid-19.

O Acre está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e e 9.752 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 201,5 já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 2%.

Dos 70 leitos disponíveis na rede SUS em todo o Acre, 13 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos para 19% neste domingo. São 50 leitos em Rio Branco e 20 em Cruzeiro do Sul.

Vacinação

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 686.170 doses de vacinas e foram aplicadas 500.979 até 30 de julho, último dia em que o site foi atualizado. Das doses, 371.023 pessoas tomaram a primeira dose, 119.873 a segunda e 10.083 a dose única. Rio Branco aplicou 249,7 mil doses e Cruzeiro do Sul 59,3 mil.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo