fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Servidores do Ifac encerram greve após assinatura de acordo

Publicado

em

Servidores estavam de greve desde 5 de abril e decidiram suspender o movimento nessa quinta-feira (27) após assinatura de acordo com o governo federal. Aulas voltam na segunda (1º).

Atividades nos campi do Ifac retornam na próxima segunda-feira (1º) — Foto: Victor Lebre/g1

Após quase três meses de greve, os servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) decidiram suspender o movimento e voltar com as atividades em todos os campi do estado. A decisão foi tomada nessa quinta-feira (27), após assinatura de termo de acordo com o governo federal.

Os servidores estavam em greve desde o dia 5 de abril. No Acre, o Ifac tem seis campi e a reitoria. O primeiro campi a entrar em greve foi Sena Madureira.

Em Tarauacá e Cruzeiro do Sul, no interior, a greve acabou nos últimos dias 14 e 21, respectivamente. Nos demais campi, Rio Branco, Baixada do Sul/Transacreana, Xapuri, Sena Madureira e na reitoria as aulas voltam na segunda (1º).

“Com a assinatura do termo de acordo, a rede federal de ensino suspendeu o estado de greve. No Ifac, já retomamos com nossas atividades no dia primeiro, as propostas foram acordadas entre as entidades e o governo e temos alguns ganhos positivos”, explicou Arielly Ribeiro, diretora executiva do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) no Acre.

Segundo a diretora, esses foram os acordos firmados:

  • 9% e 5% de reajuste para os técnicos administrativos em 2025 e 2026, respectivamente;
  • 9% e 3,5% de reajuste paras os docentes em 2025 e 2026;
  • Reconhecimento de saberes e competências (rsc) para os técnicos administrativos;
  • Revogação da portaria 983/2020, que regulamenta a atividade docente de forma prejudicial;
  • Recomposição de parte do orçamento do instituto;
  • Reestruturação, em parte, das carreiras.

A greve geral do Ifac foi aprovada na 188ª assembleia Sinasefe, em 27 de março. Na mesma plenária, foi deliberado sobre a ação de movimento ‘paredista’ (relativo a parede ‘greve’ ou adepto desse movimento), o que quer dizer que coletivamente as classes se uniram para uma intervenção imediata, recorrendo à paralisação, até que o governo as atendam efetivamente.

O movimento nacional reivindicava melhorias nas carreiras, nos salários e nos orçamentos das instituições federais de Educação. Além das pautas nacionais, durante as assembleias ocorridas com os servidores dos campi do Ifac foram levantadas as demandas locais, entre elas: melhorias estruturais, segurança e garantias de recursos para difusão de pesquisas.

Greve na Ufac

A greve dos professores da Universidade Federal do Acre (Ufac), que já dura quase 2 meses, foi mantida após uma proposta do governo federal ser rejeitada durante assembleia geral da Associação de Docentes da Ufac (Adufac), que ocorreu no dia 20 de junho.

O Ministério da Educação (MEC) envolveu na negociação a recomposição parcial do orçamento das universidades e institutos federais, implementação de reajuste de benefícios e aumentos salariais de 9% em janeiro de 2025 e de 3,5% em maio de 2026.

Segundo o governo, caso as paralisações em todo o país sejam suspensas, a Portaria 983/2020, que elevou a carga horária mínima semanal dos docentes, será revogada.

Comentários

Continue lendo

Acre

Assis Brasil alcança nota histórica e fica entre as 4 cidades do Acre com a melhor saúde pública

Publicado

em

Assis Brasil sobe da 11ª para a 4ª colocação no Acre em qualidade da Atenção Básica, segundo o Programa Previne Brasil

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manifesta seu profundo agradecimento a todos os profissionais de saúde que, com dedicação, compromisso e esforço coletivo, contribuíram para mais uma conquista histórica para o município.

Segundo os dados mais recentes do Programa Previne Brasil, do Governo Federal, Assis Brasil avançou significativamente na avaliação da Atenção Básica em Saúde, subindo da 11ª para a 4ª colocação entre os municípios do Acre. Esse resultado expressivo é reflexo de um trabalho sério, focado na ampliação e qualificação dos serviços de saúde prestados à população.

A gestão municipal tem investido constantemente na melhoria dos atendimentos, na ampliação da cobertura dos serviços e no aperfeiçoamento dos indicadores de qualidade, promovendo um cuidado cada vez mais eficiente, acessível e humanizado.

A participação de cada profissional foi essencial para que os objetivos do programa fossem alcançados. A Prefeitura reconhece e valoriza o esforço coletivo que tornou possível essa transformação significativa na saúde pública local.

“Esse avanço demonstra que estamos no caminho certo. Subir sete posições no ranking estadual é um resultado que nos enche de orgulho e motiva ainda mais nosso trabalho em prol da população”, destacou o prefeito Jerry Correia.

Seguimos firmes no compromisso de oferecer um serviço de saúde com cada vez mais qualidade e de continuar promovendo ações que beneficiem todas as famílias de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Justiça do Acre acumula 748 processos de saúde no painel do CNJ

Publicado

em

O sistema judiciário do Acre acumula 748 processos judiciais relacionados à saúde pública e suplementar, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atualizados até 30 de abril de 2025. Desses, 699 são considerados “líquidos”, ou seja, estão prontos para decisão. A média de tempo de espera por julgamento é de 447 dias, pouco mais de um ano e dois meses. Os dados foram retirados no painel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os processos se referem tanto a justiça estadual como a justiça federal

Os números fazem parte da base de dados DataJud, que monitora ações relativas ao direito à saúde em todas as unidades da federação. As estatísticas apontam que apenas 290 desses processos foram julgados ao longo de 2025, e outros 245 foram baixados, ou seja, concluídos por outros meios além de decisão judicial. O tempo médio da primeira baixa foi de 364 dias, enquanto o julgamento levou, em média, 256 dias.

Ao segmentar os dados por área, observa-se que a maioria dos processos se refere à saúde pública (435 pendentes) e apenas 313 tratam da saúde suplementar. No universo da saúde pública, o tempo médio de tramitação tende a ser mais longo: 498 dias para ações pendentes, com 270 dias até o primeiro julgamento. No caso da saúde suplementar, os números são um pouco mais baixos, com 400 dias de espera média e 236 dias até o primeiro julgamento.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Com provas em Rio Branco, concurso da Susep acontece neste domingo

Publicado

em

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) informa que as provas do concurso público nacional serão realizadas neste domingo, 8, em todas as capitais do país, incluindo a cidade de Rio Branco (AC). A aplicação das provas será realizada pela banca Cespe/Cebraspe.

Os exames, de caráter objetivo e discursivo, terão início às 13h (horário oficial de Brasília) e seguirão com duração de cinco horas. Os portões serão abertos às 11h30 e fechados pontualmente às 12h30. O candidato deve estar atento aos horários e comparecer ao local designado com antecedência, munido de documento de identidade original com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

A consulta aos locais de prova é individual e está disponível nos sites do Cebraspe, organizador do certame, e da Susep. Cada participante deverá realizar a prova exclusivamente no endereço indicado no cartão de confirmação de inscrição. Também foi divulgada a planilha com o número de candidatos por vaga, permitindo que os inscritos acompanhem a concorrência por área.

Comentários

Continue lendo