Cotidiano
Senac Acre oferta 1 mil vagas em cursos gratuitos à distância em todo o estado
Os cursos disponíveis permitem que as pessoas adquiram conhecimentos e competências necessárias para se destacar no mercado de trabalho e construir um futuro promissor.

Antes de efetuar a inscrição, o interessado deve verificar os pré-requisitos, disponíveis no conteúdo de cada curso. Foto: arquivo
O Senac Acre, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), disponibiliza 1 mil vagas em cursos gratuitos à distância (EAD). O objetivo é oferecer oportunidades de qualificação profissional para pessoas de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até 2 salários-mínimos federais. As inscrições para os cursos gratuitos permanecerão abertas enquanto houver vagas disponíveis e os interessados devem acessar o site www.ead.senac.br/gratuito para realizar a matrícula.
A oferta diversificada abrange diferentes áreas de conhecimento, permitindo que os interessados escolham a opção mais adequada às suas disponibilidades de tempo. A iniciativa visa proporcionar acesso à educação gratuita, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e a melhoria das oportunidades de emprego para os moradores do estado do Acre.
A instituição entende que a oportunidade de acesso à educação gratuita é um importante passo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais. Os cursos disponíveis permitem que as pessoas adquiram conhecimentos e competências necessárias para se destacar no mercado de trabalho e construir um futuro promissor.
Antes de efetuar a inscrição, é fundamental que os interessados estejam atentos aos prazos e pré-requisitos específicos de cada curso. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição, portanto, não perca tempo e garanta sua participação o quanto antes.
Quem pode se inscrever?
O PSG destina-se a pessoas com renda familiar mensal que não ultrapasse 2 salários-mínimos federais. Antes de efetuar a inscrição, o interessado deve verificar os pré-requisitos, disponíveis no conteúdo de cada curso.
O Senac EAD
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade ocorreu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações.
Cursos disponíveis
- Assistência na Atenção Integral ao Usuário com Diabetes Mellitus
- Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição
- Cerimonial e Protocolo para Eventos
- Como Construir um Plano de Marketing para o seu Negócio
- Comportamento do Consumidor
- Custos e Formação do Preço de Venda
- Cálculos Aplicados à Administração de Medicamentos na Enfermagem
- Desenvolvimento de Equipes
- E-mail Marketing
- Estratégias de Negociação
- Ferramentas de Marketing Digital
- Gestão de Pessoas por Competência
- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
- Planejamento e Organização de Eventos Corporativos
- Planejamento Estratégico
- Redes Sociais como Ferramenta de Marketing
- Supervisão das Equipes de Governança
- Técnicas de Fidelização – Fazendo o Cliente Voltar
- Vendedor
- Vendedor de Produtos e Serviços Ópticos
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.