Conecte-se conosco

Geral

Sebrae valoriza a agricultura familiar durante Expoacre Juruá 2025

Publicado

em

A diversidade produtiva do Acre é uma das protagonistas da Expoacre Juruá 2025, em Cruzeiro do Sul. No espaço do agronegócio, o público tem a oportunidade de conhecer de perto o potencial das cadeias produtivas regionais, com destaque para alguns produtos como a mandioca e seus derivados, fruticultura, horticultura, derivados da banana, variedades de feijões e o famoso açaí de Feijó. Já no Espaço Sebrae, ganham destaque a produção local de café, o mel, e os óleos e essências.

O Sebrae, que participa da feira como realizador ao lado do Governo do Estado, organizou um ambiente voltado ao fomento da agricultura familiar, auxiliando na divulgação dos produtos de origem acreana e gerando conexões entre produtores e consumidores. O espaço também serve como vitrine para boas práticas de produção, inovação e sustentabilidade.

A gerente do Escritório Regional do Sebrae em Cruzeiro do Sul, Laiz Mappes, destaca que, em parceria demais instituições de fomento ao agronegócio, 70 produtores da agricultura familiar participam da feira. “Esse é o momento que os produtores, ou melhor, empreendedores rurais, têm de mostrar o produto deles para a população. Aqui nós temos as cadeias prioritárias da nossa região, e o Sebrae tem uma função muito importante na parte de orientação para auxiliar a gestão, inovação e comercialização desses produtos”, disse.

A mandioca, uma das culturas mais tradicionais da região, se evidencia a partir dos seus derivados, como a famosa Farinha de Cruzeiro do Sul, detentora do selo de Indicação Geográfica (IG), além dos biscoitos de goma, tapiocas e beijus, valorizando o saber local e a produção rural.

O mel de abelhas nativas e os óleos e essenciais naturais, produzidos em comunidades que adotam práticas sustentáveis, também chamam atenção pela qualidade e pelo apelo ambiental.

Entre os destaques está o Robusta Acreano, café cultivado por agricultores familiares no Vale do Juruá e que vem ganhando reconhecimento pela qualidade. No estande, um barista prepara cafés diferenciados para os visitantes. “Esse é um tipo de café que tem uma adaptação muito boa para a região e estamos disponibilizando degustação para as pessoas conhecerem a qualidade desse produto. Essas empresas passam por consultorias e orientações do Sebrae para evidenciarem o que esse café tem de melhor”, ressaltou a coordenadora de negócios, Rina Suarez.

O espaço ainda apresenta o açaí de Feijó, que também possui o selo de Indicação Geográfica (IG) e é conhecido por sua intensidade e sabor autêntico, fortalecendo a identidade regional.

Além da exposição e degustação dos produtos, o público pode adquirir os itens diretamente com os produtores, tornando a experiência rica e educativa.

Sebrae reforça seu compromisso com os pequenos negócios e o desenvolvimento sustentável. A presença das cadeias produtivas na Expoacre Juruá mostra o quanto o Acre tem avançado no fortalecimento da sua economia rural, com apoio técnico, acesso a mercado e valorização da produção regional.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil e Militar apreendem adolescente envolvida com organização criminosa em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre, em ação conjunta com a Polícia Militar de apreendeu na última quinta-feira, 5, uma adolescente suspeita de envolvimento com uma organização criminosa e participação no planejamento de um roubo a malotes de uma empresa de segurança em Marechal Thaumaturgo.

Ação conjunta das forças de segurança resulta na apreensão de adolescente que dava apoio logístico a grupo criminoso no interior do Acre. Foto: cedida

De acordo com o delegado Márcilio Laurentino, a menor mantinha relacionamento com um dos integrantes do grupo criminoso e estaria atuando no apoio logístico da quadrilha, contribuindo para a organização e execução do crime. As investigações apontam que ela tinha papel ativo no suporte às ações do grupo.

A adolescente foi localizada e apreendida em sua residência, sem oferecer resistência. Após os procedimentos legais, ela ficará à disposição da Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul.

Segundo a Polícia Civil, a jovem deverá ser encaminhada ao Instituto Socioeducativo Mocinha Magalhães, em Rio Branco, onde cumprirá as medidas socioeducativas determinadas pela Justiça.

A ação reforça o trabalho integrado das forças de segurança no combate ao crime organizado na região e demonstra o avanço das investigações para desarticular grupos criminosos que atuam no interior do estado.

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem conhecido como “Jhonka” é assassinado a tiros no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Vítima, que seria usuária de entorpecentes, morreu no local; polícia isola área e perícia inicia investigação

Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios de Cruzeiro do Sul. Foto: captada 

Um homem identificado apenas pelo apelido de “Jhonka” foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (6) na Rua Santa Luzia, no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul (AC). Segundo informações preliminares, a vítima foi perseguida e atingida por vários disparos, caindo em um quintal, onde morreu ainda no local.

Conhecido na região como usuário de drogas, “Jhonka” teve o corpo removido após a perícia da Polícia Técnico-Científica, que recolheu evidências no local. A área foi isolada pela Polícia Militar logo após o crime.

A autoria e a motivação do homicídio ainda são desconhecidas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) após a coleta de evidências no local. A Polícia Civil assumirá as investigações para apurar as circunstâncias e motivações do crime.

Segundo informações apuradas até o momento, a vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo e caiu em um quintal, onde morreu ainda no local. O homem era conhecido na região como usuário de drogas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre realiza visita institucional à Força Nacional e ao MJSP

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 6, o Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel Ferreira, realizou uma visita institucional à Diretoria da Polícia Judiciária da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop), órgãos vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

PCAC fortalece laços com a Força Nacional e a DIOPI em agenda institucional em Brasília. Foto: cedida

Durante a agenda, o delegado-geral também se reuniu com o Coordenador-Geral de Polícias Judiciária e Científicas, Pedro Felipe Cruz Cardoso, e os policiais civis do Acre que atuam no ministério, oportunidade em que destacou a importância do trabalho desenvolvido e da integração entre as instituições de segurança pública.

O encontro contou ainda com a participação do delegado Getúlio Monteiro, da DIOP/MJ/SENASP, e teve como foco o fortalecimento do diálogo institucional e a cooperação entre os órgãos.

Delegado-geral da PCAC dialoga com policiais civis que atuam no Ministério da Justiça. Foto: cedida

Para José Henrique Maciel, a visita reforça a atuação conjunta entre as forças de segurança. “É fundamental estreitar os laços institucionais, alinhar estratégias e valorizar nossos policiais que representam a Polícia Civil do Acre no cenário nacional”, afirmou.

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo