Geral
Seagri quer construir 350 tanques para pequenos produtores no Acre

Foto: Cedida
Com o objetivo de fortalecer o agronegócio no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), tem intensificado a execução do Programa de Construção de Tanques, voltado principalmente para pequenos produtores. Em 2024, foram destinadas 2.243,8 horas-máquina à construção de tanques no Baixo Acre, beneficiando diretamente 264 agricultores da região.
Para o próximo ano, a meta da pasta é superar 2.500 horas-máquina e alcançar cerca de 350 criadores, com a ampliação da capacidade operacional do programa.
Ações ganham força diante das mudanças climáticas
A construção de tanques e açudes tem se tornado uma estratégia prioritária frente ao agravamento das mudanças climáticas. Muitos agricultores, que antes utilizavam as estruturas para piscicultura, agora priorizam o armazenamento de água para garantir a produção durante períodos de seca.
“Construímos vários tanques na região de Rio Branco e no interior para o nosso produtor armazenar água, porque tem produtor que não tem nem para beber. Estamos apostando em diversas produções que precisam de irrigação, senão a gente atrasa demais”, afirmou o titular da Seagri, José Luis Tchê.
Atenta a esse novo cenário, a Secretaria também conduz estudos para a criação de políticas públicas voltadas à gestão hídrica e à adaptação da produção agrícola aos impactos climáticos.
Tanques personalizados e foco técnico
Ao todo, 20 açudes foram construídos neste ano por meio do programa, beneficiando produtores de nove municípios do Baixo Acre. A Seagri opta por uma abordagem personalizada, não padronizando as dimensões dos tanques. Cada estrutura é planejada com base em critérios técnicos como tipo de peixe cultivado, escala de produção, qualidade da água, tecnologia adotada e características da propriedade.
Todo o processo segue as boas práticas da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), assegurando a sustentabilidade e a eficiência dos projetos.
Atendimento estratégico e requisitos
As ações da Seagri são realizadas conforme a demanda e o planejamento estratégico, com destaque para a região do Baixo Acre, que concentrou o maior volume de atendimentos em 2024. Para garantir a transparência do programa, os produtores devem cumprir requisitos como: requerimento formal, visita técnica, entrega de documentação e pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), com subsídio nas horas-máquina.
Compromisso com o campo acreano
A Secretaria reafirma o compromisso com o fortalecimento das cadeias produtivas rurais e com a construção de um setor agrícola mais resiliente. O programa também deve ganhar reforço com novos maquinários adquiridos por meio de emendas parlamentares.
“É uma coisa que o nosso produtor e a produtora realmente ficam satisfeitos. A participação deles no programa é extremamente importante. Com os novos equipamentos que estamos recebendo, mais pequenos produtores rurais serão beneficiados”, reforçou Tchê.
Comentários
Geral
Caçadores que se perderam em Porto Walter são levados para casa de helicóptero
Sandra Assunção
Já estão em casa, na comunidade Mororó, localizada no Rio Cruzeiro do Vale, em Porto Walter, os dois homens identificados como Marcos e “Montanha”, que se perderem em uma área de mata na noite da última terça-feira,17. Eles conseguiram sair sozinhos na comunidade Veneza, onde o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas(Ciopaer) pegou a dupla na tarde desta sexta-feira, 20, e os levou de volta para casa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros, liderada pelo comando, major Josadac Ibernom, acompanhou a ação.
Os dois foram recebidos com alegria na volta para casa. Eles estavam em um grupo de cinco caçadores comunidade Mororó e se distanciaram dos demais. Deveriam retornar ao ponto de encontro na quarta-feira, o que não aconteceu. Diante da ausência, os outros três caçadores retornaram à comunidade e comunicaram o desaparecimento.
Os Bombeiros, familiares e vizinhos fizeram buscas e os Bombeiros chegaram a se mobilizar mas a dupla conseguiu sair sozinha da floresta e fazer contato com os moradores da comunidade Veneza, onde ficaram até serem levados na aeronave.
Comentários
Geral
Moradores de Rodrigues Alves enfrentam dificuldades extremas para atravessar o rio Juruá em direção a Cruzeiro do Sul durante o período chuvoso na Amazônia.
Comentários
Geral
Mulher é presa por manter irmã com deficiência em cárcere privado
Ao chegar ao local, a equipe, acompanhada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), encontrou a vítima trancada em um pequeno cômodo improvisado com cordas, arames farpados e fechaduras, sem ventilação adequada, com falta de higiene e presença de insetos, além de cama de cimento e ausência de acesso visível à água e à alimentação.
A vítima apresentava sinais de debilidade e relatou sofrer agressões constantes. Ela foi atendida pela equipe de saúde e encaminhada para avaliação médica.
Leia a reportagem completa em Correio 24 Horas.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.