Geral
Saúde monitora aumento de casos de malária no Jordão
Devido ao aumento de casos de malária no Jordão, uma equipe da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) se deslocou até o município, nesta segunda-feira, 6. O objetivo é monitorar o avanço da doença na região e promover capacitações, para reforçar o enfrentamento ao período endêmico.

Participam da missão dois auxiliares de entomologia e dois supervisores da área de endemias. Foto: cedida
O transporte foi realizado por uma aeronave do Estado, com o apoio da Casa Militar (Casmil), por meio da Diretoria de Operações Aéreas. Participam da missão dois auxiliares de entomologia (estudo dos insetos) e dois supervisores da área de endemias (doenças infecciosas com incidência significativa em uma localidade).
Durante a estadia, a equipe atuará com apoio às ações do Município, bem como promovendo capacitações aos profissionais de saúde. O uso e manuseio de testes rápidos, para a detecção da infecção e a atualização microscópica para o diagnóstico da doença, serão tema de alguns dos cursos ministrados.

O uso e manuseio de testes rápidos é um das capacitações ministradas. Foto: cedida
De acordo com o técnico do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial, Júnior Pinheiro, serão realizadas, ainda, atividades de orientação, para intensificar o controle da proliferação do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego, responsável pela transmissão da malária.
“Há dois anos o Jordão não apresentava aumento de casos de malária. Portanto, faremos uma investigação entomológica na parte urbana do município, para a detecção de formas imaturas e aladas do mosquito. Forneceremos, também, orientações sobre a técnica adequada na utilização de inseticidas para controle de vetores”, relatou.

A equipe analisará as fichas de notificação dos casos de malária no Jordão e realizará assessoramento da equipe municipal na busca ativa de diagnósticos da doença. Foto: cedida
Após a finalização dos trabalhos, os profissionais da Sesacre emitirão um relatório técnico com recomendações ao município. O retorno da equipe está previsto para a próxima sexta-feira, 10.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.



Você precisa fazer login para comentar.