Conecte-se conosco

Cotidiano

Saúde firma parceria com bombeiros para aumentar coleta de leite materno em estoque de maternidade no Acre

Publicado

em

Bombeiros ajudam na entrega de kits para as doadoras de leite materno. Estoque de leite materno segue baixo.

A campanha foi lançada dia 19 de maio, no dia mundial de doação de leite materno — Foto: Divulgação

Por Alcinete Gadelha

Com um estoque de cerca de 10 litros de leite materno, bem abaixo do ideal que seria de pelo menos 60 litros, o Centro de Referência Estadual em Banco de Leite, começou a Campanha de doação de leite no estado para aumentar as doações e agora conta com a parceria dos bombeiros do estado.

A campanha foi lançada dia 19 de maio, no Dia Mundial de Doação de Leite Materno e tem como objetivo sensibilizar as mães que estão amamentando a contribuir com o banco de leite do estado.

“A campanha tem como objetivo sensibilizar as mães que estão amamentando. Se a mãe amamenta o bebê dela, pelo menos no início, vai ter leite também para doar. Raras são as situações em que isso não ocorre”, contou o coordenador do Centro, Hélio Pinto.

O Centro distribui leite para a Maternidade Bárbara, hospitais Santa Juliana e da Criança, em Rio Branco. A média diária de distribuição é de dois a três litros de leite.

“A gente não consegue atender todos os bebês. Temos que priorizar, por exemplo, quem está abaixo de 1,5 quilo, a gente dá prioridade porque não tem um estoque suficiente”, acrescentou.

Cuidados durante a pandemia

O coordenador explicou que para doar o leite, as mães não precisam comparecer à maternidade e que as equipes se deslocam para fazer o cadastro, entrega de kits, e coleta do leite.

Com a pandemia do novo coronavírus, houve uma queda nas doações, informou Pinto, mas o reflexo no estoque baixo foi pequeno, apenas em torno de 5%, dessa média de 10 litros que eles têm no estoque. Mas, ele afirma que todos os cuidados são tomados com os kits que são entregues para as doações.

“A nossa equipe de banco de leite toma todo cuidado para que a gente trabalhe com segurança. Eles usam máscara, luva, os kits vão esterilizados, usam álcool em gel na entrega e coleta. Então, a gente toma todos os cuidados para esta mãe continuar e doando”, explicou.

Para doar, as mães podem ligar no número 3224- 1060, que vai direto para o banco de leite, onde é feita a triagem, depois o cadastro e finaliza com a visita da equipe que já faz a entrega do kit.

“Quando é entregue o kit à ela, que vai coletar o leite por uma período de até 10 dias e depois liga para que a equipe vá buscar e já levar um novo kit”, complementou.

Parceria

Para aumentar o estoque, o Centro e o Corpo de Bombeiros (CBM-AC) firmaram uma parceria para fazer a coleta do leite doado.

“Vai ajudar nessa coleta. Nós vamos continuar fazendo a coleta e vamos contar com a ajuda do Corpo de Bombeiros”, comemorou Pinto.

Centro e o Corpo de Bombeiros (CBM-AC) firmaram uma parceria para fazer a coleta do leite doado — Foto: Divulgação/CBM-AC

A tenente Daiane Andrade, técnica da diretoria de planejamento dos Bombeiros disse que a parceria já está funcionando em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, e na capital Rio Branco desde o final de fevereiro. Nesta sexta-feira (22), eles devem assinar o termo de cooperação.

“Esse é um projeto que a gente tentar emplacar há muito tempo e, agora, com o apoio do governo e do comandante-geral, finalmente vamos estabelecer esse termo de cooperação, o trabalho já está funcionando e a gente vai formalizar o processo agora”, disse a tenente.

Daiane disse que um viatura dos bombeiros está disponível para a ação e que uma equipe treinada dos bombeiros também faz a visita voltada para a saúde da mãe doadora e do bebê.

“O mais importante é que no momento que Corpo de Bombeiros vai junto com o técnico do banco de leite humano fazer uma visita domiciliar, ele não vai apenas coletar, mas ele faz uma visita com atenção voltada para a saúde materna e infantil e isso pode salvar vidas, além de a gente atuar para aumentar a captação, a gente também atua junto a essa mãe e bebê para identificar problemas”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo