Cotidiano
Idoso com Covid-19 espera há dias por vaga em UTI no AC: ‘não sei mais o que fazer’, diz filha
Saúde diz que 100% dos leitos de UTI de Rio Branco estão ocupados. Filha conta que idoso está entubado desde terça-feira (19) na UPA do Segundo Distrito.

Cabeleireira reclama de demora para conseguir vaga de UTI para pai internado no AC com Covid-19 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Iryá Rodrigues
O número de contaminados pelo novo coronavírus no Acre tem batido recordes a cada dia e a demanda crescente de pacientes que precisam ser internados acaba lotando os leitos disponibilizados para atendimento de casos de Covid-19.
A cabeleireira Alcileide Felipe da Silva, de 33 anos, está com o pai Raimundo Nonato Araújo, de 63, internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco há uma semana. Ela reclama da demora para conseguir um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o idoso.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) disse que não há mais vagas de UTI na capital, Rio Branco. Segundo o órgão, os 32 leitos tanto do pronto-socorro como do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) estão lotados.

Filha conta que idoso está entubado desde terça-feira (19) na UPA do Segundo Distrito — Foto: Arquivo pessoal
Após apresentar os sintomas da doença, o idoso chegou a ser tratado em casa por dez dias. Mas, acabou piorando o quadro e foi levado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a UPA do Segundo Distrito, unidade referência no atendimento de Covid-19 na capital.
“Na terça-feira [19], ele foi entubado aqui na UPA e desde esse dia eu estou tentando transferir ele para um leito de UTI. Só dizem que não tem vaga. Ele está na emergência, entubado. Ele precisa ser transferido para uma UTI, precisa de cuidado especial por ser de idade e eu estou tentando, mas não tem vaga”, contou.
Emocionada, Alcileide disse que não sabe mais a quem recorrer e que teme pela vida do pai. “Situação muito complicada, estou muito nervosa, é meu pai e não posso cuidar. Não sei mais nem o que fazer, está nas mãos de Deus. Uma hora dizem que ele está grave, depois que ele melhorou um pouco. Ele está lutando pela vida”.
Taxa de contaminação
O Acre é o quinto estado com a maior taxa de contaminação de Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde atualizados até a noite desta quarta-feira (20). O levantamento mostra que o Acre tem 319,4 casos para cada 100 mil habitantes. O Acre tem 2.817 casos da doença.
Os dados mudam diariamente, mas o levantamento pega como base a última atualização do Ministério da Saúde. Com isso, os cinco primeiros estados com o maior índice de contaminação pelo coronavírus, proporcionalmente por número de habitantes são:
- Amazonas (571,9);
- Amapá (537,9);
- Roraima (341,2);
- Ceará (334,6);
- Acre (319,4)
Os números seguem mostrando que os estados mais afetados com a pandemia do país se concentram nas regiões Norte e Nordeste.
Sem leitos de UTI em Rio Branco
De acordo com os números de leitos passado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) até quinta-feira (21), a capital Rio Branco estava com 100% dos leitos de UTI ocupados. A Sesacre não divulgou a ocupação atualizada até esta sexta-feira (22).
Diariamente, à noite, a Sesacre faz um levantamento dos pacientes internados. Os números da última divulgação, mostram que, em todo estado, estão disponíveis 205 leitos, sendo apenas 41 são de UTIs, o restante são leitos clínicos. Desse total de leitos, 154 estão ocupados, sendo 37 de UTI.
Coronavírus no Acre
O número de casos de Covid-19 no Acre continua aumentando. Em 24 horas, o estado teve mais um recorde com 286 infectados pela doença. O número saltou de 2.817 para 3.103 casos, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), nessa quinta-feira (21). A quantidade de óbitos também aumentou, mais três mortes foram registradas, o número saltou de 75 para 78.
Além dos casos confirmados, mais 1.556 aguardam análise dos exames. Das 22 cidades, apenas Manoel Urbano, Jordão e Porto Walter ainda não registraram a doença.
A Saúde também já contabiliza, até esta quinta, 1.098 pacientes recuperados. Dos pacientes que seguem em tratamento, 1.846 estão em isolamento domiciliar e 81 internados, sendo que 17 seguem na UTI e 64 em enfermarias.
Comentários
Cotidiano
MPAC dá prazo para governo apresentar medidas em favor da população de rua

FOTO: WHIDY MELO
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, expediu uma recomendação direcionada às Secretarias Estaduais de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Saúde (Sesacre) e de Assistência Social e Direitos Humanos. A iniciativa tem como objetivo garantir medidas concretas de proteção e atendimento à população em situação de rua no estado.
À Sejusp, o MPAC recomendou a criação de um programa específico de enfrentamento à violência contra pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas, solicitando que a proposta seja apresentada formalmente ao Ministério Público. Já à Sesacre, foi indicada a necessidade de elaboração de um protocolo de atendimento voltado a esse público na rede pública de saúde, também com entrega da proposta ao MPAC.
Em relação à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a recomendação inclui a apresentação da composição do Comitê de Acompanhamento da Política para População em Situação de Rua. O MPAC também solicitou informações sobre a descentralização das ações aos municípios, incluindo a comprovação dos repasses financeiros e das respectivas dotações orçamentárias
A recomendação tem caráter preventivo e estabelece um prazo de 40 dias para que as secretarias se manifestem e apresentem as medidas adotadas.
Comentários
Cotidiano
Furacão do Norte conquista títulos no Sub-10 e 13 na RO Cup

Foto arquivo pessoal: Equipe Sub-10 venceu o Brazuca na final
As equipes do Furacão do Norte conquistaram nesse fim de semana em Ji-Paraná, no interior de Rondônia, os títulos das categorias Sub-10 e 13 na RO Cup, um dos maiores torneios de base realizados no Norte. A competição reuniu mais de 100 equipes das regiões Norte e Centro-Oeste.
“Conquistamos os títulos e isso significa muito para o projeto do Furacão do Norte. O time Sub-12 caiu na semifinal, nas penalidades, e ficamos com o terceiro lugar. De uma maneira geral a participação foi satisfatória e indica o caminho certo no trabalho realizado”, disse o professor Bruno Melo.
Destaques do Furacão
Os goleiros Pietro (Sub-10) e Dudu (Sub-13) e Zé Ryan, artilheiro do Sub-13 com 15 gols, foram alguns dos destaques do Furacão do Norte na RO Cup.
“Existem os destaques individuais, mas prefiro destacar o coletivo. Temos grandes promessas sendo formadas e uma competição deste nível aumenta a vontade de todos os envolvidos no projeto de seguir melhorando”, afirmou Bruno Melo.
Grandes clubes
Observadores do Flamengo, Athlético Paranaense e Palmeiras acompanharam os quatro dias de disputas da RO Cup e atletas de várias equipes devem ser chamados para testes.

Foto arquivo pessoal: Time Sub-13 conquistou o título de maneira invicta
Comentários
Cotidiano
Rio Branco vence o Vasco e segue na disputa do título do Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Rio Branco e Vasco fizeram uma partida muito disputada
O Rio Branco venceu o Vasco por 1 a 0 nesta segunda, 21, no Florestão, e avançou para semifinal do Campeonato Estadual Sub-20. Vitinho marcou aos 16 do segundo tempo e garantiu o triunfo do Mais Querido.
Em alta voltagem
Rio Branco e Vasco realizaram uma partida em “alta voltagem”. Os jogadores com entradas fortes e muita disposição em todos os lances.
O Vasco criou mais chances na primeira etapa, mas não conseguiu abrir o marcador.
No segundo tempo, o Rio Branco começou melhor e perdeu chances com Kekel e Vitinho.
Aos 16, Kekel cobrou a falta, a defesa do Vasco falhou e Vitinho tocou para fazer 1 a 0.
Na sequência o Vasco tentou pressionar e o Rio Branco com muita disposição e uma camisa “pesada” segurou e segue na disputa do título.
Fala, Kikinha!
“Sabíamos da nossa força mesmo com todas as dificuldades. Jogamos com disposição desde o início e conseguimos uma grande vitória”, afirmou o atacante do Estrelão.
Erramos demais
Para o técnico Erick Rodrigues, o Vasco errou muito e os principais jogadores tiveram uma atuação abaixo.
“Não fizemos um bom jogo. A arbitragem também prejudicou o Vasco, mas agora não adianta transferir a responsabilidade. Infelizmente fomos eliminados”, declarou o treinador vascaíno.
Você precisa fazer login para comentar.