Cotidiano
São Paulo vive apagão e perde da LDU, mas gol de Lucas dá esperança na Sula
O São Paulo era engolido pela LDU e perdia por 2 a 0 até a parte final do 2° tempo, mas Lucas diminuiu o prejuízo na altitude de 2.800 metros de Quito e, com o 2 a 1 após apito final, renovou a esperança de classificação brasileira na semifinal da Sul-Americana. Jhojan Julio, ex-Santos, e Ibarra, foram os outros autores dos gols da partida.
O resultado tira uma invencibilidade de quatro jogos da equipe de Dorival Júnior, que agora precisa tirar uma desvantagem de ao menos dois gols para sonhar com a classificação no torneio da Conmebol.
O São Paulo era engolido pela LDU e perdia por 2 a 0 até a parte final do 2° tempo, mas Lucas diminuiu o prejuízo na altitude de 2.800 metros de Quito e, com o 2 a 1 após apito final, renovou a esperança de classificação brasileira na semifinal da Sul-Americana. Jhojan Julio, ex-Santos, e Ibarra, foram os outros autores dos gols da partida.
O resultado tira uma invencibilidade de quatro jogos da equipe de Dorival Júnior, que agora precisa tirar uma desvantagem de ao menos dois gols para sonhar com a classificação no torneio da Conmebol.
Como foi o jogo
Os equatorianos dominaram o 1° tempo do início ao fim. Jhojan Julio e Ibarra marcaram sobre um quase nulo adversário, que não conseguiu chutar ao gol até a ida para os vestiários. Rafael evitou o pior ao protagonizar ao menos três boas defesas.
Na metade final, o São Paulo esboçou uma melhora em meio a um ritmo menor da LDU e marcou com Lucas, mas não conseguiu evitar a derrota por 2 a 1.
Gols e destaques
Ex-Santos faz golaço. A LDU não tomou conhecimento dos brasileiros e abriu o placar ainda nos primeiros lances do duelo. Jhojan Julio, ex-meia do Santos, recebeu de Ibarra, passou por três são-paulinos e, ao ver Rafael saindo do gol, deu uma cavadinha e explodiu o estádio em Quito ao balançar as redes: 1 a 0.
Amasso equatoriano. Os mandantes não reduziram o ritmo e, antes dos dez minutos, tiveram duas chances claras para ampliar. Primeiro, Maurício Martínez obrigou o goleiro rival a trabalhar em chute cruzado e, na jogada seguinte, Guerrero ficou no quase após cruzamento de Ibarra pela ponta direita.
Ibarra amplia sofrimento paulista. Sufocando o São Paulo, a LDU chegou ao 2° gol com muita tranquilidade ainda na casa dos 24 minutos. Jhojan Julio ganhou no corpo a corpo com Rafinha e, com liberdade, encaixou lindo passe para Ibarra, que se infiltrou nas costas de Beraldo, deslocou Rafael e garantiu o 2 a 0.
Domínguez vira espectador. O goleiro dos donos da casa não fez uma defesa sequer até o intervalo. Experiente, Domínguez precisou trabalhar poucas vezes em bolas cruzadas para a área e, via de regra, assistiu ao duelo quase que como um espectador no Casa Blanca.
Dorival tenta reagir. O treinador do São Paulo, que havia perdido Beraldo por lesão nos acréscimos do 1° tempo, voltou para a etapa final com Luan no lugar de Gabriel Neves para bloquear as velozes investidas da LDU.
Lucas chuta. Em meio à diminuição do ritmo por parte dos equatorianos, a primeira finalização dos visitantes saiu aos seis minutos do 2° tempo, quando Lucas recebeu de Nestor e, mesmo fora da área, arriscou. A bola, no entanto, passou ao lado da meta defendida por Domínguez.
Mudanças e mais finalizações. Diante de uma pressão menor, Dorival sacou os exaustos Rato e Nestor e acionou, além de Michel Araújo, o atacante Luciano. Foi justamente o camisa 10 quem acendeu a equipe e assustou o goleiro da LDU em nova batida de longa distância — Calleri, de cabeça, também chegou perto de diminuir a vantagem.
Luciano dá bola doce, e Lucas não perdoa. O São Paulo transformou sua melhora em gol aos 35 minutos, quando Luciano arrancou pelo meio e achou Lucas em diagonal. O camisa 7, como um típico centroavante, superou Domínguez já na entrada da área e diminuiu: 2 a 1.
Rafael evita o pior. Já nos acréscimos, o goleiro brasileiro ainda evitou o terceiro gol da LDU ao espalmar um chute forte de Quiñónez, coroando uma grande exibição individual antes do apito final.
FICHA TÉCNICA
LDU 2×1 SÃO PAULO
Data e horário: 24 de agosto de 2023, às 19h (de Brasília)
Motivo: ida das quartas de final da Sul-Americana
Local: Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito (EQU)
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Assistentes: Dionisio Ruiz (COL) e Jhon Leon (COL)
VAR: Jhon Perdomo (COL)
Cartões amarelos: Rafinha, Beraldo, Luan (SPO)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Jhojan Julio (LDU), aos 2 min do 1° tempo; Ibarra (LDU), aos 24 min do 1° tempo; Lucas (SPO), aos 35 min do 2° tempo
LDU: Domínguez; Quintero, Adé, Rodríguez e Quiñónez; Piovi, Maurício Martínez (Alvarado), González, Ibarra (Alzugaray) e Jhojan Julio; Paolo Guerrero (Angulo). Técnico: Luis Zubeldía
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo (Alan Franco) e Welington; Gabriel Neves (Luan), Alisson (James Rodríguez), Nestor (Michel Araújo) e Wellington Rato (Luciano); Lucas e Calleri. Técnico: Dorival Júnior
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz do Acre apresenta estrutura durante preparação para o Acreano

O videomaker Kennedy Santos visitou o Centro de Treinamento do estrutura do Santa Cruz do Acre e conheceu e conheceu a estrutura do clube. Recebido pela diretoria, ele percorreu os setores do CT, onde acompanhou a rotina de treinos da equipe que se prepara para o Campeonato Acreano.
O Santa Cruz mantém parceria com clubes do Sul do Brasil e conta com um elenco formado majoritariamente por atletas de fora do Acre. Entre os atletas do clube, 21 jogadores, não são naturais do estado.
O clube vem recebendo investimentos desde 2022, com ações voltadas à captação de recursos e ao fortalecimento da estrutura. Atletas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros estados, integram o elenco.
O zagueiro Yan Amorim comentou sobre o projeto. “É incrível esse projeto do Santa Cruz. A partir do momento que a gente ver tudo que está sendo construído, e a gente ver que é um projeto a longo prazo que tem tudo pra ser um dos maiores clubes do país”, destacou.
O diretor de futebol, Júnior Maia, também destacou a visibilidade do clube. “O Santa Cruz é um clube que hoje tem tido um novo olhar de outros clubes do país”.
Comentários
Cotidiano
Brasileia “atropela” o Quinari e conquista o título do Estadual da Série A

Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil
Brasileia “atropelou” o Quinari por 14 a 1 neste sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Eduardo(5), Macaco(2), Ângelo, Antônio, Alcione, Victor Hugo, Bruno, João e Emanoel marcaram os gols do Brasileia enquanto Kaylan anotou para o Quinari.
Decidido no 1º tempo
Brasileia começou a partida marcando e construindo jogadas de gols. O Quinari não conseguia criar lances de perigo e o primeiro tempo terminou 7 a 0 para a equipe da Fronteira. Na segunda etapa, Brasileia manteve o ritmo e conquistou o título com todos os méritos.
Goleiro e artilheiro
O goleiro Kauã, do Brasileia, recebeu o prêmio de melhor goleiro do Estadual. O ala Eduardo, do Brasileia, terminou a Série A como artilheiro com 13 gols.
Apoio da Prefeitura
O secretário de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, destacou o trabalho realizado com a equipe de futsal e o apoio do prefeito Carlinhos Pelado(PP) para o esporte no município.
“Essa conquista foi merecida e tivemos muitas pessoas do município envolvidas no projeto. O futsal de Brasileia volta a ser o melhor do Acre”, declarou Clebson Venâncio.
Excelente temporada
A decisão entre Brasileia e Quinari marcou o fechamento da temporada de 2025. O presidente da Federação Acreana de Futsal(Fafs), Rafael do Vale, destacou o trabalho realizado em um ano bastante favorável.
“Conseguimos promover grandes competições desde a base. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado e vamos seguir tentando melhorar ainda o futsal acreano em 2026”, disse Rafael do Vale.
Comentários
Cotidiano
Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.
De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.
Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.
Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.
VEJA O VÍDEO:

Você precisa fazer login para comentar.