Conecte-se conosco

Cotidiano

Rússia é banida da Olimpíada de Tóquio e da Copa do Mundo de 2022

Publicado

em

A russa Ksenia Perova ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas do Rio de 2016; atletas não poderão usar bandeira do país em 2021 Wikipedia

A CAS (Corte Arbitral do Esporte) proibiu nesta 5ª feira (17.dez.2020) a participação da Rússia na Olimpíada de Tóquio, que vai ser realizada em 2021 em função de adiamento causado pela pandemia do novo coronavírus.

Na decisão (íntegra – 160 KB), o tribunal determinou uma punição que vale para qualquer esporte profissional até 16 de dezembro de 2022. Dessa forma, o veto se estende à Copa do Mundo de futebol em 2022, no Qatar, e aos Jogos de Inverno de Pequim, na China, também em 2022.

De acordo com a CAS, atletas russos poderão competir nas Olimpíadas, mas não com uniformes e bandeiras do país, e sim com uma bandeira do COI (Comitê Olímpico Internacional). O nome “Rússia” poderá ser exibido nos uniformes caso os termos “atleta neutro” ou “equipe neutra” estejam em igual destaque.

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) não se manifestou sobre o veto à participação russa na Copa de 2022. O país, que sediou a última edição do evento, está disputando as eliminatórias europeias da competição no grupo de Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Chipre e Malta.

A decisão da CAS foi motivada por violações cometidas por autoridades russas, como a adulteração de um banco de dados de um laboratório de testes de Moscou antes de entregá-lo à WADA (Agência Mundial Anti-Doping).

Os russos também são acusados a manipulação de dados, inclusão de mostras falsas em testes e destruição de arquivos conclusivos a possíveis casos de dopagem.

As infrações foram o estopim de uma crise entre a Rússia e a WADA que dura desde 2015, quando foi descoberto um esquema de doping institucionalizado no país com suporte do governo.

Em 2016, o COI (Comitê Olímpico Internacional) chegou a excluir a Rússia das Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas deixou a cargo das federações de cada modalidade a execução da pena. Os russos não puderam usar a bandeira nas competições de atletismo, remo e levantamento de peso. No quadro geral, ficaram na 4ª colocação.

Em 2018, nos Jogos de Inverno na Coréia do Sul, a punição valeu para todas as modalidades. Atletas russos, sem representar a bandeira do país, conquistaram 17 medalhas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo