Cotidiano
Rússia é banida da Olimpíada de Tóquio e da Copa do Mundo de 2022

A russa Ksenia Perova ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas do Rio de 2016; atletas não poderão usar bandeira do país em 2021 Wikipedia
A CAS (Corte Arbitral do Esporte) proibiu nesta 5ª feira (17.dez.2020) a participação da Rússia na Olimpíada de Tóquio, que vai ser realizada em 2021 em função de adiamento causado pela pandemia do novo coronavírus.
Na decisão (íntegra – 160 KB), o tribunal determinou uma punição que vale para qualquer esporte profissional até 16 de dezembro de 2022. Dessa forma, o veto se estende à Copa do Mundo de futebol em 2022, no Qatar, e aos Jogos de Inverno de Pequim, na China, também em 2022.
De acordo com a CAS, atletas russos poderão competir nas Olimpíadas, mas não com uniformes e bandeiras do país, e sim com uma bandeira do COI (Comitê Olímpico Internacional). O nome “Rússia” poderá ser exibido nos uniformes caso os termos “atleta neutro” ou “equipe neutra” estejam em igual destaque.
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) não se manifestou sobre o veto à participação russa na Copa de 2022. O país, que sediou a última edição do evento, está disputando as eliminatórias europeias da competição no grupo de Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Chipre e Malta.
A decisão da CAS foi motivada por violações cometidas por autoridades russas, como a adulteração de um banco de dados de um laboratório de testes de Moscou antes de entregá-lo à WADA (Agência Mundial Anti-Doping).
Os russos também são acusados a manipulação de dados, inclusão de mostras falsas em testes e destruição de arquivos conclusivos a possíveis casos de dopagem.
As infrações foram o estopim de uma crise entre a Rússia e a WADA que dura desde 2015, quando foi descoberto um esquema de doping institucionalizado no país com suporte do governo.
Em 2016, o COI (Comitê Olímpico Internacional) chegou a excluir a Rússia das Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas deixou a cargo das federações de cada modalidade a execução da pena. Os russos não puderam usar a bandeira nas competições de atletismo, remo e levantamento de peso. No quadro geral, ficaram na 4ª colocação.
Em 2018, nos Jogos de Inverno na Coréia do Sul, a punição valeu para todas as modalidades. Atletas russos, sem representar a bandeira do país, conquistaram 17 medalhas.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.