Geral
Roda de conversa sobre fluxo migratório é promovida em Assis Brasil
Na tarde da última quarta-feira, 6, a Secretaria de Estado de Assistência Social, de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM) promoveu uma roda de conversa no auditório da prefeitura de Assis Brasil, com funcionários da Casa de Passagem Otonoel de Souza Martins Oliveira e membros religiosos que provém ajuda para migrantes que passam pelo município.

Roda de conversa sobre o fluxo migratório de Assis Brasil contou com os pontos de vista de membros do Governo, Abin, grupos religiosos e funcionários da casa de passagem do município Foto: Clara Vitória/SEASDHM
Alan Oleskovicz, superintendente da Abin no Acre, valoriza o apoio do estado às questões migratórias. Um dos propósitos da viagem, é a busca de aproximação entre o Brasil e o Peru. Feito realizado após conversa com autoridades da segurança peruana. Onde foi identificado como é feito o transporte de migrantes entre localidades e a troca de contatos foi estabelecida. Tudo com o objetivo de tentar identificar o fluxo de migração e antecipar ações para que ele ocorra da melhor maneira possível.
Muitos países sofreram com a pandemia de Covid-19 e um deles foi o Peru, que tem passado por problemas econômicos e isso atinge diretamente os migrantes, que atualmente se sentem inseguros de residir no país e saem em busca de um lugar melhor.
A Abin tem realizado viagens e estudos que relatam a realidade dos municípios que lidam diretamente com a migração, frequentemente alertando o governo federal, para que medidas antecedentes possam ser tomadas, com o intuito de evitar futuras crises.
A secretária da SEASDHM, Ana Paula Lima, ressalta que o governo se encontra à disposição para apoiar e acompanhar de perto as questões migratórias que o município encontra por ser fronteira com o Peru. “É valoroso unir todos os órgãos e instituições possíveis para juntos contribuirmos e executar uma melhor gestão das questões migratórias”, levanta a gestora, que acredita que crises migratórias podem ser evitadas com o que foi aprendido em experiências anteriores enfrentadas pelo estado.
Inara Holanda, assistente social da Casa de Passagem de Assis Brasil, trabalha auxiliando os migrantes na retirada de documentos e os orienta como chegar à destinação desejada. “Muitos visam ir para o Sul e Centro-oeste do Brasil, onde já contam com familiares e amigos que foram para essas localidades motivados a trabalharem em fábricas e colheitas”, relata a trabalhadora, reforçando a ideia de que nenhum deles pretende se firmar no estado do Acre, sendo apenas uma rota de passagem.

Participantes da roda de conversa na busca por facilitações no fluxo migratório Foto: Clara Vitória/SEASDHM
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.



Você precisa fazer login para comentar.