Acre
Rio Juruá ultrapassa cota de trasbordamento em Cruzeiro do Sul

O Rio Juruá atingiu a marca de 13,03 metros nesta sexta-feira, 7, em Cruzeiro do Sul, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 13 metros. Nos bairros da Várzea, Miritizal, Boca do Moa, Lagoa e comunidade Florianópolis, já há ruas e quintais alagados e canoas na porta de casa. A previsão é de que o rio continue subindo nos próximos dias, devido ao aumento do volume de água nos afluentes.
A Defesa Civil Municipal ainda não foi acionada para a retirada de famílias. As primeiras só começam a ser retiradas quando o rio alcança os 13,30 metros.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Lima, o município já está preparado para atender as famílias que possam ser afetadas. O plano de contingência, elaborado no ano passado, prevê a utilização de duas escolas como abrigos temporários as Escola Rita de Cássia, no bairro do Telégrafo e Thaumaturgo de Azevedo, no bairro do Alumínio. Barcos, cartões e equipes estão prontos para atuar.
Diferença na medição
A Defesa Civil Municipal monitora constantemente o nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul. Segundo José Lima, há uma diferença de cerca de 10 centímetros entre a régua manual localizada no bairro da Várzea e o equipamento da Agência Nacional de Águas (ANA) instalado na Ponte da União. Para garantir dados precisos, equipes realizam medições a cada seis horas na régua manual às margens do rio Juruá.
Comentários
Acre
Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado
Acre
Idosa de 78 anos é atropelada ao atravessar a Avenida Ceará, em Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo craniano moderado e foi encaminhada ao pronto-socorro após atendimento do Samu
A idosa Terezinha da Silva, de 78 anos, foi vítima de atropelamento na manhã deste sábado (24), ao tentar atravessar a Avenida Ceará, no bairro Tangará, em Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, Terezinha estava nas proximidades de uma parada de ônibus quando tentou cruzar a via e acabou sendo atingida por um veículo modelo Hilux, de cor prata, que trafegava no sentido bairro–centro.
Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo um corte profundo com sangramento ativo. Após a queda, ela ficou desorientada e apresentou traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.
O motorista permaneceu no local e acionou o Policiamento de Trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. Após ser imobilizada e protocolada, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Na unidade hospitalar, Terezinha foi submetida a exames de tomografia para avaliação da gravidade da lesão na cabeça.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para a realização da perícia. Concluídos os procedimentos de praxe, o veículo envolvido no atropelamento foi liberado.
























Você precisa fazer login para comentar.