Acre
Rio Branco começa a vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21)
Saúde municipal anunciou novo mutirão para o final de semana na Praça da Revolução e baixou para 18 a idade do público que pode receber a 4ª dose da vacina contra a Covid-19.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/e/j/TXnpjpS0GiApXXRxAw5w/whatsapp-image-2022-07-20-at-09.58.20.jpeg)
Vacinação contra a Covid-19 no Acre Acre — Foto: Arquivo/Sesacre
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco anunciou que vai começar nesta quinta-feira (21) a vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 com o imunizante CoronaVac. Na capital, são mais de 19 mil crianças a serem imunizadas.
O uso do imunizante para este público foi aprovado pela Agência da Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendado pelo MS. A dose é a mesma já liberada para crianças a partir dos 6 anos.
“Convidamos que os pais ou responsáveis por crianças de 3 a 5 anos compareçam às unidades de saúde levando a carteira de vacinação delas e caso não tenham, o município vai fornecer uma carteira. A partir desta quinta então, de segunda a sexta, de 8h às 16h, todas as unidades de saúde, exceto a Urap Maria Barroso que continua sendo referência para atendimentos de Covid-19, e aos sábados de 8h às 13h vão estar abertas para receber as crianças de 3 a 5 anos”, disse o secretário de saúde em exercício, Jonathan Santiago.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o Acre tem em estoque 38 mil doses de vacina para o público infantil de 3 a 5 anos de idade e que ainda esta semana vai iniciar a distribuição das vacinas para os municípios acreanos. Em todo o estado, são cerca de 51 mil crianças de 3 a 5 anos para serem imunizadas.
Ainda segundo a Sesacre, a nota técnica do Ministério da Saúde recomenda que a CoronaVac seja destinada inicialmente somente para crianças entre 3 e 4 anos de idade, de forma gradual e que as crianças a partir dos 5 anos devem ser vacinadas com o imunizante da Pfizer.
4ª dose para 18 anos ou mais e mutirão
Além de anunciar o início da vacinação de crianças de 3 a 5 anos, a Saúde de Rio Branco também informou que a partir desta quinta (21) vai liberar a 4ª dose da vacinação contra a Covid-19 para o público de 18 anos ou mais. Atualmente, essa dose está liberada somente para pessoas a partir dos 30 anos.
“Foi uma decisão do município, como existe uma baixa procura, não há motivo para manter apenas para pessoas com idade a partir dos 30 anos, então reduzimos para pessoas com 18 anos ou mais. A terceira dose permanece para o público acima dos 12 anos e a primeira e segunda dose para o público acima dos 5 anos”, afirmou o secretário.
Outra medida anunciada foi a realização de mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19, que ocorre na próxima sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), na Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco. No local vão ser disponibilizadas vacinas para o público acima dos 5 anos. No caso das crianças de 3 a 5 anos a vacinação é feita somente nas unidades de saúde.
Uso da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos
A aplicação da CoronaVac em crianças dessa faixa etária foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 13 de julho. Até então, o Brasil só tinha vacinas autorizadas para crianças de 5 anos ou mais – a Pfizer.
A decisão foi tomada após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan em 11 de março. O esquema vacinal para crianças a partir de 3 anos é o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias. A vacina será a mesma já aplicada na população em geral.
Na sexta-feira (15), o Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios ampliassem a aplicação da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos. Desde então, a imunização desse público já estava autorizada a começar.
Casos de Covid-19 em crianças
Segundo dados da Sesacre divulgados a pedido do g1, desde o início da pandemia, mais de 3 mil crianças de 0 a 5 anos foram diagnosticadas com Covid-19. Somente com idade entre 3 e 5 anos foram 1.238 casos.
Casos confirmados de Covid-19 em crianças de 0 a 5 anos no Acre
Dados são desde o início da pandemia, em 2020
7027026136134984984204204084084104100123450100200300400500600700800
Fonte: Sesacre
O levantamento aponta ainda que 12 crianças de 0 a 5 anos morreram em todo o Acre por conta da doença. Dessas, seis não tinham completado nem um ano de vida, outras cinco tinham um ano e uma tinha quatro anos.
De acordo com informações do Portal de Transparência do governo, o Acre já aplicou 1.492.348 doses de vacina na população até esta quarta-feira (20). Das doses, 663.775 pessoas tomaram a primeira dose, 545.742 a segunda, 13.255 a dose única, 228.884 a 1ª dose de reforço, 24.632 a 2ª e 20.976 a 3ª.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.




























Você precisa fazer login para comentar.