fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Rio Branco começa a vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21)

Publicado

em

Saúde municipal anunciou novo mutirão para o final de semana na Praça da Revolução e baixou para 18 a idade do público que pode receber a 4ª dose da vacina contra a Covid-19.

Vacinação contra a Covid-19 no Acre Acre — Foto: Arquivo/Sesacre

Vacinação contra a Covid-19 no Acre Acre — Foto: Arquivo/Sesacre

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco anunciou que vai começar nesta quinta-feira (21) a vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 com o imunizante CoronaVac. Na capital, são mais de 19 mil crianças a serem imunizadas.

O uso do imunizante para este público foi aprovado pela Agência da Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendado pelo MS. A dose é a mesma já liberada para crianças a partir dos 6 anos.

“Convidamos que os pais ou responsáveis por crianças de 3 a 5 anos compareçam às unidades de saúde levando a carteira de vacinação delas e caso não tenham, o município vai fornecer uma carteira. A partir desta quinta então, de segunda a sexta, de 8h às 16h, todas as unidades de saúde, exceto a Urap Maria Barroso que continua sendo referência para atendimentos de Covid-19, e aos sábados de 8h às 13h vão estar abertas para receber as crianças de 3 a 5 anos”, disse o secretário de saúde em exercício, Jonathan Santiago.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que o Acre tem em estoque 38 mil doses de vacina para o público infantil de 3 a 5 anos de idade e que ainda esta semana vai iniciar a distribuição das vacinas para os municípios acreanos. Em todo o estado, são cerca de 51 mil crianças de 3 a 5 anos para serem imunizadas.

Ainda segundo a Sesacre, a nota técnica do Ministério da Saúde recomenda que a CoronaVac seja destinada inicialmente somente para crianças entre 3 e 4 anos de idade, de forma gradual e que as crianças a partir dos 5 anos devem ser vacinadas com o imunizante da Pfizer.

4ª dose para 18 anos ou mais e mutirão

Além de anunciar o início da vacinação de crianças de 3 a 5 anos, a Saúde de Rio Branco também informou que a partir desta quinta (21) vai liberar a 4ª dose da vacinação contra a Covid-19 para o público de 18 anos ou mais. Atualmente, essa dose está liberada somente para pessoas a partir dos 30 anos.

“Foi uma decisão do município, como existe uma baixa procura, não há motivo para manter apenas para pessoas com idade a partir dos 30 anos, então reduzimos para pessoas com 18 anos ou mais. A terceira dose permanece para o público acima dos 12 anos e a primeira e segunda dose para o público acima dos 5 anos”, afirmou o secretário.

Outra medida anunciada foi a realização de mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19, que ocorre na próxima sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), na Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco. No local vão ser disponibilizadas vacinas para o público acima dos 5 anos. No caso das crianças de 3 a 5 anos a vacinação é feita somente nas unidades de saúde.

Uso da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos

A aplicação da CoronaVac em crianças dessa faixa etária foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 13 de julho. Até então, o Brasil só tinha vacinas autorizadas para crianças de 5 anos ou mais – a Pfizer.

A decisão foi tomada após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan em 11 de março. O esquema vacinal para crianças a partir de 3 anos é o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias. A vacina será a mesma já aplicada na população em geral.

Na sexta-feira (15), o Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios ampliassem a aplicação da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos. Desde então, a imunização desse público já estava autorizada a começar.

Casos de Covid-19 em crianças

Segundo dados da Sesacre divulgados a pedido do g1, desde o início da pandemia, mais de 3 mil crianças de 0 a 5 anos foram diagnosticadas com Covid-19. Somente com idade entre 3 e 5 anos foram 1.238 casos.

Casos confirmados de Covid-19 em crianças de 0 a 5 anos no Acre

Dados são desde o início da pandemia, em 2020

7027026136134984984204204084084104100123450100200300400500600700800

Fonte: Sesacre

O levantamento aponta ainda que 12 crianças de 0 a 5 anos morreram em todo o Acre por conta da doença. Dessas, seis não tinham completado nem um ano de vida, outras cinco tinham um ano e uma tinha quatro anos.

De acordo com informações do Portal de Transparência do governo, o Acre já aplicou 1.492.348 doses de vacina na população até esta quarta-feira (20). Das doses, 663.775 pessoas tomaram a primeira dose, 545.742 a segunda, 13.255 a dose única, 228.884 a 1ª dose de reforço, 24.632 a 2ª e 20.976 a 3ª.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia promove campeonato de Futebol de areia, Futevôlei misto e a Xll copa Leão Dourado de jiu-jitsu

Publicado

em

Fazendo parte das comemorações em alusão aos 32 anos do município de Epitaciolândia, este domingo dia 28 de abril, dia do aniversário de Epitaciolândia foi dedicado ao esporte, com três eventos paralelos tivemos no Ginásio Poliesportivo Wilson Pinheiro Xll copa Leão Dourado de jiu-jitsu em parceria com a Academia Leão Dourado. Na areia tivemos torneio de futevôlei misto e futebol de areia masculino e feminino.

A prefeitura por meio da secretaria Municipal de Cultura e Esporte premiou os campeões e vice-campeões com medalhas, troféus e premiação em dinheiro nas categorias feminino e masculino.

O diretor técnico do departamento de judô da CAPEDAC esteve presente no evento que foi organizado sobre a responsabilidade do Professor Amarildo Ferreira.

O diretor de cultura e esporte Reggis Silva enfatizou a importância do esporte no fortalecimento da base familiar.

“Ações como essa que promove o esporte local e dá oportunidades aos nossos jovens, aqui no Ginásio tivemos a competição de jiu-jítsu e nas quadras de areia tivemos os torneios de futevôlei misto e futebol de areia masculino e feminino, isso surge como um atrativo e encontro das pessoas, os pais estavam nas arquibancadas, a população esteve presente, crianças, jovens e adultos, esse é fortalecimento do esporte em nosso município. ”

Esse é um compromisso da prefeitura em incentivar a prática esportiva e apoiar todas as competições o prefeito Sérgio Lopes tem buscado sempre fortalecer o esporte e cultura local dando oportunidades iguais a todos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem que sofreu acidente de moto em Brasiléia é transferido para Capital

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro foi registrado na tarde do último domingo (28) em Brasiléia, deixando um jovem gravemente ferido. O incidente ocorreu na rua João Jovino de Oliveira, no bairro Eldorado, por volta das 17 horas.

O motociclista, identificado como Jaquesson da Silva Pereira, 22 anos, pilotava uma motocicleta Titan 150 de cor vermelha em direção ao centro do bairro, quando tentou realizar uma ultrapassagem pela esquerda. Durante a manobra, o carro envolvido no acidente teria fechado a passagem, resultando em uma colisão lateral. Com o impacto, Pereira foi arremessado ao solo e perdeu a consciência.

Testemunhas no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prontamente prestou os primeiros socorros e encaminhou o jovem ao Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana. Devido à gravidade de seus ferimentos, que incluem uma fratura na perna direita, a perda de dois dentes, um ponto no queixo e múltiplas escoriações, ele foi posteriormente transferido para o Pronto Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

Apesar da severidade dos ferimentos, o estado de saúde de Jaquesson é considerado estável. O condutor do carro permaneceu no local após o acidente e colaborou com as autoridades na apuração dos fatos. A polícia está investigando as circunstâncias do acidente para determinar as responsabilidades envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF inicia Maio Amarelo 2024 nesta terça-feira (30)

Publicado

em

Por

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará nesta terça-feira (30), ações educativas de trânsito, na abertura do Maio Amarelo 2024, com o tema “Paz no trânsito começa por você ”, na Unidade Operacional de Rio Branco/AC.

A ação será de “Cinema Rodoviário”, no qual motoristas são abordados e convidados a assistir vídeos e palestras educativas, sobre segurança viária e condutas seguras no trânsito.

 A mobilização busca envolver os condutores nos cuidados e atenção necessária com os mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas e priorizar ações de fiscalização e educação para o trânsito.

 A operação Maio Amarelo 2024 ocorrerá ao longo de todo o mês de maio.

Fonte: PRF AC

Comentários

Continue lendo