Acre
Rio Acre volta a subir e Defesa Civil não descarta enchentes em 2025: “Alerta sério”
A previsão de chuva para os próximos dias é entre 60% e 80%, para hoje, sábado e domingo, o que influencia no nível do rio nesse início, e futuramente

Faltando apenas 1 centímetros para 3 metros, o nível está abaixo do que esteve no mesmo período do ano passado. Foto: Reprodução
Rose Lima/ContilNet
O nível do Rio Acre subiu 15 centímetros em 24 horas. Ontem dia 5, às 05h:43, mediu 02,84m e hoje, sexta-feira (6), alcançou os 2,99, no mesmo horário. Faltando apenas 1 centímetros para 3 metros, o nível está abaixo do que esteve no mesmo período do ano passado, 2023, quando media 3,50, e houve a segunda maior enchente já registrada.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Coronel Cláudio Falcão, o acumulado de chuvas pode dizer se teremos ou não enchentes este ano.
“Esse ano nós estamos com um acumulado de 520 a 530 milímetros, referente aos três últimos meses, outubro, novembro e dezembro. Em 2022, esse acúmulo foi de 800 milímetros. Isso significa dizer que quanto mais chove no final do ano, menor é a enchente futura, mas como em 2022 choveu 800 milímetro nos últimos três meses e tivemos a terceira maior cota de todos os tempos, isso nos traz um alerta bastante sério, de que a gente pode ter sim, uma grande enchente o ano que vem”, disse Falcão.
O coordenador destacou ainda que este período é de intensa variação e mudanças climáticas, e se torna difícil fazer uma previsão mais concreta.
“De qualquer maneira, a gente pega os últimos quatro anos e vimos que teve enchentes todos os anos. Então em 2025, mesmo que haja um transbordamento tão alto, nós temos que estar preparados”, alerta ele.
A previsão de chuva para os próximos dias é entre 60% e 80%, para hoje, sábado e domingo, o que influencia no nível do rio nesse início, e futuramente.
“Nós temos que torcer para chover bastante em dezembro, para poder diminuir a pluviometria dos próximos três meses, no início do ano, para a gente não ter um nível do rio tão alto”, concluiu.

O coordenador da Defesa Civil, Coronel Cláudio Falcão, destacou ainda que este período é de intensa variação e mudanças climáticas, e se torna difícil fazer uma previsão mais concreta. Foto: cedida
Comentários
Acre
Cheia do Rio Acre já deixa 34 famílias abrigadas em Rio Branco, aponta boletim da Prefeitura
As fortes chuvas registradas em Rio Branco e a elevação do nível do Rio Acre continuam impactando diretamente a população da capital. De acordo com boletim oficial divulgado às 7h deste domingo (28), o número de famílias abrigadas chegou a 34, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos oficiais.
Os dados constam no Boletim dos Abrigados, divulgado pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, dentro das ações coordenadas pelas áreas de Produção, Tecnologia, Emprego e Dignidade. O levantamento reflete o aumento da demanda por acolhimento após as chuvas intensas que agravaram o cenário de cheia na capital.
Desde a noite de sexta-feira (27), a cidade enfrenta um período crítico, marcado por alagamentos, transbordamentos de igarapés e avanço das águas do Rio Acre, o que forçou a retirada de famílias de áreas consideradas de risco. Com o transbordamento do rio, a procura por abrigos aumentou, levando o poder público a reforçar a estrutura de acolhimento emergencial.
As equipes da assistência social seguem atuando no atendimento às famílias afetadas, realizando o cadastramento dos abrigados e garantindo suporte básico às pessoas acolhidas. O boletim divulgado na manhã deste domingo consolida os números atualizados até as 7h.
A situação segue sendo monitorada pelos órgãos municipais, que mantêm estado de atenção diante da possibilidade de novos impactos, caso o nível do rio permaneça elevado ou ocorram novas chuvas nas próximas horas.
Comentários
Acre
VÍDEO: Rio Acre entra em vazante em Brasiléia após atingir pico de 8,80 metros, informa Defesa Civil
O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo (28) que o nível do Rio Acre em Brasiléia já apresenta processo de vazante, após ter atingido o pico nas últimas horas.
De acordo com o major, a última medição registrada na régua linimétrica aponta que o rio está com 8,50 metros. “Por volta das 23h de ontem, o nível chegou ao ápice de 8,80 metros. Durante a madrugada, já observamos uma vazante de aproximadamente 30 centímetros”, explicou.
Segundo Cordeiro, a redução do nível das águas também já é observada em outras regiões monitoradas. “Tanto na Aldeia dos Patos quanto em Assis Brasil o rio também entrou em processo de vazante”, destacou.
Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. O coordenador reforçou que o monitoramento continua sendo feito de forma permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.
Comentários
Acre
Prefeitura divulga boletim com 34 famílias abrigadas e 115 pessoas em situação de abrigo

O nível do Rio Acre chegou a 14,86 metros na medição realizada às 5h21 deste domingo, 28, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco nas primeiras horas do dia. O patamar permanece acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros, mantendo o risco de alagamentos em diversos pontos da capital.
Diante do avanço das águas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) divulgou o boletim atualizado sobre a situação dos abrigos. Até o momento, 34 famílias foram acolhidas pelo município, totalizando 115 pessoas em situação de abrigo
Ainda segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 7 milímetros de chuva em Rio Branco, fator que contribui para a continuidade da elevação do nível do manancial.





Você precisa fazer login para comentar.