fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Responsáveis por incêndios podem ser levados para delegacias no AC

Publicado

em

Solicitações para combater incêndios aumentaram 300% neste ano.
Seca e altas temperaturas colaboram para propagação do fogo,diz bombeiro.

G1

Período de seca e altas temperaturas colaboram com os incêndios (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

Período de seca e altas temperaturas colaboram com os incêndios (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

Para conter as queimadas constantes em Rio Branco, que se agrava com escassez da chuva, os Bombeiros informaram que os responsáveis por causar incêndios deve ser conduzidos para a Delegacia de Flagrantes em Rio Branco.

' A população está queimando mais' diz o coronel Carlos Batista (Foto: Reprodução Rede Amazônica)

‘ A população está queimando mais’ diz o coronel
Carlos Batista (Foto: Reprodução Rede Amazônica)

O coronel Carlos Batista explica que no mês de julho, por exemplo, choveu  apenas 15% da média prevista. As queimadas se tornaram cada vez mais comuns e os Bombeiros chegaram a registrar 300% de solicitações para combater incêndios a mais do que no mesmo período de 2015.

Isso é muito preocupante e mostra que a população está queimando mais. O Corpo de Bombeiros não vai mais tolerar esse tipo de atitude. Estamos nos deslocando em todas as áreas do estado para fiscalizar, multar e prender, caso a gente consiga achar alguém em flagrante cometendo incêndio vegetal”, afirma o coronel.

Os registros de incêndio aumentaram em todos os municípios se comparados com os anos de mais seca, como 2005, 2010 e 2015, segundo os Bombeiros. Com a seca do Rio Acre, que atingiu a marca histórica de 1,49 metros na sexta-feira (29), e o período de verão amazônico, o coronel conta que são várias questões que facilitam a propagação do fogo.

“Qualquer chuva nessa quantidade evapora com muita facilidade, não chega a infiltrar no solo e nem fazer efeitos nas cotas do rio. Isso faz com que a umidade relativa do ar fique mais baixa, a vegetação cada vez mais seca sem contar que estamos passando por um período  de altas temperaturas”, explica Batista.

A situação preocupa ainda mais pelos meses de agosto e setembro já serem períodos de pouca chuva também. “Temos dois meses pela frente, que são meses críticos, com baixa umidade do ar e baixa precipitação pluviométrica, então temos que apelar para a população que evite as queimadas”, pontua.

De acordo com Carlos Batista, órgãos ambientais de fiscalização estão nos ramais e municípios para fazer levantamentos e tomas as medidas necessárias para enfrentar os próximos dois meses.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Madeira atinge 16,67 metros e afeta quase 9 mil pessoas em Porto Velho

Publicado

em

Enchentes já inundam casas em Calama e Fortaleza do Abunã; Defesa Civil distribui ajuda e monitora risco de catástrofe moderada

O Rio Madeira atingiu 16,67 metros nesta sexta-feira (4), segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), deixando 29 comunidades alagadas e afetando 8.984 pessoas em Porto Velho (RO). Em locais como Calama, Santa Bárbara e Fortaleza do Abunã, casas já estão completamente submersas, obrigando moradores a abrir caminhos alternativos pela mata para evitar isolamento.

A Defesa Civil municipal atua no fornecimento de cestas básicas, água potável e kits de higiene, enquanto a Agência Nacional de Águas (ANA) classifica o risco ambiental como moderado. Com previsão de mais chuvas até abril, outras 36 comunidades (32 mil pessoas) estão em alerta. A Defesa Civil avalia a realocação dos mais atingidos para áreas urbanas da capital.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulher fica ferida após colisão entre moto e caminhão no Morada do Sol

Publicado

em

Vítima invadiu preferencial e teve suspeita de fraturas; motorista do caminhão deixou local antes da chegada do Samu

Um acidente entre uma motocicleta e um caminhão deixou uma mulher gravemente ferida no fim da tarde desta sexta-feira (4), no bairro Morada do Sol, em Rio Branco. Segundo testemunhas, a condutora da moto Honda, de placa OXP3720, invadiu a preferencial ao sair da rua Melão, colidindo com o caminhão de placa NOO9G60, que trafegava pela rua Marte.

A vítima sofreu suspeitas de fratura no pé e no braço esquerdo e foi socorrida inicialmente por populares. O motorista do caminhão abandonou o local, deixando o veículo no ponto do acidente. A ambulância 04 do Samu realizou o resgate e encaminhou a mulher para uma unidade de saúde. As circunstâncias do acidente serão apuradas pela polícia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Trabalhador morre durante derrubada de árvore em Porto Walter

Publicado

em

Um homem morreu vítima de derrubada em Porto Walter, no alto Juruá, nesta sexta-feira, 4. Jorgean Coelho, de 45 anos, trabalhava no Ramal do Cebo, onde serrava madeira, quando o pedaço de uma árvore caiu em sua cabeça. A vítima foi encaminhada à unidade de saúde local, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

A prefeitura de Porto Walter emitiu nota de pesar pela morte, manifestando condolências aos familiares, amigos e conhecidos de Jorge.

“Jorge norteou sua trajetória com honra e trabalho. E com certeza, deixará boas lembranças eternizadas na mente e no coração de quem teve o privilégio de conviver com ele. Neste momento de luto, estendemos nossas mais sinceras condolências à família. Que todos encontrem conforto na memória dos momentos compartilhados”, cita a nota assinada pelo prefeito César Andrade.

Comentários

Continue lendo