fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Recenseadores seapresentam para curso de capacitação esta semana

Publicado

em

Foto/reprodução

Cezar Negreiros

Cerca de 680 recenseadores convocados pelo Institu-to Brasileiro de Geografia e Estatística (lBGE) para ajudar na coleta de dados Censo deste ano. As equipes apresentam nessa segunda-feira (dia 11) no escritório regional do órgão para participar do curso de capacitação entre os dias 18 e 23 deste mês, enquanto os candidatos selecionados para fazer o levantamento nas aldeias indígenas na semana seguinte, têm com previsão de começar o trabalho de campo no próximo mês (dia 1).

Os recenseadores convocados pelos IBGE receberão os seus ven-cimentos, com base na produção mensal da coleta de dados. A par-tir de 1º de agosto, mais de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país.

O novo Censo de 2022 bus-ca revelar as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, desloca-mento para trabalho, mortalidade e autismo. Foram avaliados os equipamentos, sistemas de coleta, questionários, o processo de capa-citação, a captura das coordena-das de GPS e a abordagem à população em contextos regionais.

Este levantamento nacional é realizado a cada 10 anos, pois a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país, inclusive no Acre. Mais de 3,5 mil candi-datos fizeram as provas do pro-cesso seletivo simplificado do Censo Demográfico 2022 no estado, em busca de uma vaga de recenseador, de agente cen-sitário municipal e agente cen-sitário supervisor, mas o salário base levará em conta a ativida-de executada.

Comentários

Continue lendo

Geral

Líder de facção é baleado dentro de casa noturna em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Crime ocorreu no banheiro do estabelecimento; polícia suspeita de acerto de contas e vítima foi levada para cirurgia

Um homem identificado como Esmael, apontado como líder de uma facção criminosa, foi baleado no peito na noite deste sábado (29) dentro do banheiro de uma casa noturna na Estrada do Tiro ao Alvo, em Cruzeiro do Sul. O autor dos disparos ainda não foi identificado.

A Polícia Militar registrou a ocorrência e deu início às investigações, que apontam para um possível acerto de contas. O ferido foi socorrido e encaminhado ao Hospital do Juruá, onde passará por intervenção cirúrgica.

Comentários

Continue lendo

Geral

PMs do Pará são presos por transporte de carga roubada

Publicado

em

A Corregedoria da Polícia Militar do Pará (PMPA) está apurando o caso envolvendo dois policiais militares presos na quinta-feira (27) enquanto transportavam uma carga de cigarros roubada. A abordagem ocorreu na BR-010, entre os municípios de Itinga e Açailândia, no Maranhão, durante uma operação da Polícia Militar maranhense.

De acordo com informações da PM do Maranhão, a carga foi roubada de uma van no município de Açailândia. Após denúncia da empresa responsável pela mercadoria, a polícia identificou um veículo suspeito na rodovia. Durante a abordagem, os policiais militares não souberam explicar a origem da carga, segundo a polícia.

Em nota, a PMPA informou que “a Corregedoria da Corporação acompanha o caso e que irá instaurar Processo Administrativo Disciplinar para julgar a capacidade de permanência dos policiais militares na instituição”. “A PMPA reitera que não compactua com desvios de condutas de seus agentes”, finalizou.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Pastor vai à delegacia para ministrar culto aos detentos e acaba preso por dever pensão

Publicado

em

Um pastor de 32 anos, que não teve nome revelado pela polícia, acabou preso por dívida de pensão ao ir até uma delegacia para ministrar um culto para os detentos em Urucará, no interior do Amazonas. O homem foi detido na sexta-feira (28).

De acordo com a 45ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) , o homem foi à delegacia, acompanhado por um grupo de três missionários, e solicitou autorização para realizar um culto com os detentos da unidade policial.

Durante o processo de cadastro para a entrada deles, foi constatado que o homem tinha um mandado de prisão em aberto, oriundo da Comarca de Manaus.

O homem permanecerá preso pelo não pagamento de pensão alimentícia e ficará custodiado à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo