Conecte-se conosco

Acre

Quase um ano após enchente, pontos turísticos de Xapuri seguem fechados

Publicado

em

Casa de Chico Mendes, referência no local, deve ser restaurada em fevereiro.
Patrimônio municipal, Casa Branca encontra-se praticamente deteriorada.

Caio Fulgêncio/Do G1 AC

Visitas na Casa de Chico Mendes são feitas com guias apenas pelo entorno desde o ano passado (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Visitas na Casa de Chico Mendes são feitas com guias apenas pelo entorno desde o ano passado (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Local foi atingido pela enchente de Rio Acre no início do ano passado (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Local foi atingido pela enchente de Rio Acre no
início do ano passado (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Quase um ano após a enchente histórica que atingiu no início de 2015 a cidade acreana de Xapuri, distante 188 km da capital Rio Branco, três dos principais pontos turísticos da cidade continuam fechados. Um deles, a casa onde morou e morreu o líder seringueiro Chico Mendes, tem funcionado com visitas conduzidas apenas no entorno.

De acordo com a Defesa Civil municipal, em fevereiro do ano passado, as águas do Rio Acre chegaram à marca histórica de 18,28 metros em Xapuri, atingindo 46% do perímetro urbano e 8% da área rural.

Em torno de 362 famílias precisaram ficar em abrigos públicos. Atualmente, 78 ainda estão em casas custeadas por aluguel social, segundo o coordenador do órgão, Jocires Ângelo.

Apesar de não estar funcionando totalmente, a guia turística Leuda Menezes diz que o local continua atraindo visitas, ainda que alguns se decepcionem pelo acesso ao interior não ser permitido. “O que podemos fazer pelo turismo é acompanhar e tentar resgatar pelo menos na memória. Para que turista não tenha que voltar sem nada, nós apresentamos a história do Chico”, diz.

O superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Deygesson Gusmão, afirma que o contrato para a restauração da casa já foi finalizado e a ordem de serviço deve ser assinada ainda este mês, após os últimos trâmites burocráticos. A obra, orçada em pouco mais de 118,8 mil, deve ser iniciada em fevereiro.

Mobília da casa de Chico está guardada em outro espaço, no Museu do Xapuri (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Mobília da casa de Chico está guardada em outro espaço, no Museu do Xapuri (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Ele explica ainda que com a enchente e a necessidade de retirada urgente da mobília da casa, muitos dos objetos ficaram danificados, como mesa e camas. O guarda-roupa ficou totalmente deteriorado. Gusmão diz que os bens móveis, também amparados pelo tombamento histórico, estão guardados no Museu do Xapuri. A restauração deve ser feita este ano, mas ainda sem data.

“O tombamento inclui também os bens móveis. Já identificamos a necessidade de restauração de alguns, mas priorizamos a restauração da casa, porque é o bem de maior relevância que agrega os outros. Em 2016, vamos avaliar a possibilidade de procedermos com a intervenção do mobiliário da casa”, afirma.

Com a enchente, diversos móveis se deterioraram, como este guarda-roupa (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Com a enchente, diversos móveis se deterioraram,
como este guarda-roupa (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Centro de Memória Chico Mendes
Próximo à casa do líder, o Centro de Memória Chico Mendes, espécie de museu particular que, anteriormente mostrava artigos pessoais e prêmios, atualmente, expõe uma placa de venda. O local é de propriedade da família da primeira esposa do seringueiro, Eunice Feitosa Mendes. Segundo a filha dela, Maria da Silva [que não é filha dele], o espaço já está sendo negociado.

O acervo, de posse da segunda família, ainda não tem local para voltar a ser aberto à visitação, de acordo com Elenira Mendes, filha de Chico. “O acervo pertence à família e não faz parte do tombamento da casa. Provavelmente será exposto novamente, mas ainda não está definido”, acrescenta.

Centro de Memória Chico Mendes, também atingido pela enchente, atualmente, está para venda (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Centro de Memória Chico Mendes, também atingido pela enchente, atualmente, está para venda (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Casa Branca
Outro prédio, às margens do Rio Acre, que está muito deteriorado é a Casa Branca, apontado pelo patrimônio histórico municipal como antiga intendência boliviana, onde iniciou-se a Revolução Acreana, no dia 6 de agosto de 1902. O historiador Marcus Vinícius diz que, apesar de tratar-se de uma lenda, o imóvel tem grande importância para a história do município.

“É uma das mais antigas construções tradicionais de Xapuri, de 1910, que mantém as características arquitetônicas daquele período. Na reforma da década de 1980, colocaram isso de ser uma intendência boliviana. Sempre teve e terá grande importância para a cidade e é impossível pensar Xapuri sem ela, com ou sem lenda. É um patrimônio coletivo”, declara.

Prêdio da Casa Branca era, originalmente, de dois andares; reforma deveria ter iniciado em abril de 2015 (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Prêdio da Casa Branca era, originalmente, de dois andares; reforma deveria ter iniciado em abril de 2015 (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Estendida no chão do local, a placa da obra de reforma, estimada em mais de R$ 497 mil, mostra que a restauração deveria ter iniciado em abril de 2015, com um prazo de conclusão de 180 dias, ou seja, aproximadamente, setembro do mesmo ano. Porém, o que pode ser visto são restos de madeira e móveis espalhados pelo imóvel.

Ao G1, a prefeitura do município informou, por meio da assessoria de comunicação, que a reforma do patrimônio chegou a ter início, por meio de licitação e contrato de empresas. No entanto, devido a um bloqueio de recursos federais, precisou ser interrompida desde agosto do ano passado. A administração estaria esperando até agora por esse dinheiro.

Dentro da Casa Branca, cenário parece de guerra, com diversos objetos perdidos (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Dentro da Casa Branca, cenário parece de guerra, com diversos objetos perdidos (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Cheia histórica em Xapuri
A terra natal do líder seringueiro Chico Mendes, Xapuri, viveu nos primeiros meses de 2015 uma enchente histórica. As águas atingiram a paróquia de São Sebastião, na Rua Benjamin Constant, no Centro, tida como referência. Segundo a Defesa Civil, somente em 1978, ano em que ainda não havia medição do nível do Rio Acre, a água chegou na escadaria da igreja.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Mailza arrecada mais de 2 mil brinquedos para crianças com Corrida Solidária

Publicado

em

A Corrida Solidária com Mailza, realizada neste sábado, 13, reuniu milhares de corredores em um grande ato de solidariedade, esporte e celebração da vida. Promovida pela vice-governadora Mailza Assis, em comemoração ao seu aniversário, a iniciativa arrecadou mais de 2 mil brinquedos, que serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade neste Natal.

Com clima favorável, sol aparecendo ao longo do percurso e muita animação, a corrida transformou-se em uma verdadeira festa popular. Antes da largada, os participantes cantaram parabéns para a vice-governadora. Ao final, além da entrega das medalhas, teve bolo de aniversário e um animado banho de mangueira garantido pelo Corpo de Bombeiros, fechando o evento em clima de alegria e confraternização.

Mailza agradeceu a participação do público e destacou o significado da ação. “Quero agradecer a cada pessoa que colaborou, que sonhou comigo esse momento, que trouxe um brinquedo e participou dessa corrida. É um gesto que simboliza compartilhar, solidarizar com as famílias que mais precisam, especialmente as nossas crianças. Também é cuidar da saúde, rever amigos e viver um momento de descontração. Esse evento foi preparado com muito amor e carinho, e juntos vamos fazer um Natal diferente para muitas crianças”, afirmou ela que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Entre os participantes, histórias de inclusão e afeto marcaram o evento. Regimar Souza do Nascimento e Leide Fernandes prestigiaram a corrida acompanhados da filha Jayane, de 24 anos, que tem paralisia cerebral.

“Ela quis vir, disse: ‘mãe, eu quero ir’. Trouxemos ela para participar e também homenagear o aniversário da vice-governadora”, contou Leide.

Regimar também parabenizou a iniciativa. “É uma ação linda. Ela transforma o próprio aniversário em um presente para quem mais precisa, para as crianças. Isso é algo que Deus abençoa, e que inspira outras pessoas a fazerem o bem”, afirmou.

Entre os grupos que mais chamaram atenção pelo entusiasmo esteve o Funcional da Polícia Militar do Acre, formado exclusivamente por mulheres, que chegaram animadas e abrilhantaram ainda mais a festa.

“Foram mais de 100 mulheres aqui. As meninas estavam muito ansiosas para participar, porque é um evento solidário. Nós trabalhamos em bairros periféricos, como Cidade do Povo, Taquari e também na Arena da Floresta. Ao todo, são 106 mulheres, todas muito alegres e felizes por estarem aqui hoje”, relatou a instrutora Halida Prado.

Resultados da corrida

Na categoria masculina, o grande vencedor foi Kauan Vitor, seguido por Jefferson Ramos em segundo lugar e Manoel Cunha em terceiro.
Kauan parabenizou a vice-governadora e ressaltou a importância do esporte aliado à solidariedade.

“Sou da corrida amadora há dois anos. Além de promover o esporte, essa ação ajuda as crianças do nosso Acre. Nem todo mundo consegue dar um presente no Natal, então é maravilhoso poder ajudar fazendo o que a gente ama”, disse.

Jefferson Ramos, corredor amador há dez anos, destacou os benefícios da prática esportiva.

“Qualquer esporte é importante para a nossa saúde. Depois da pandemia, as pessoas passaram a se cuidar mais. E hoje, além disso, estamos fazendo o bem”, ressaltou.

Na categoria feminina, Dalvanir Alves conquistou o primeiro lugar, seguida por Fran Melo em segundo e Juliane Souza em terceiro. Dalvanir celebrou a iniciativa.

“Uma oportunidade maravilhosa de incentivar o exercício físico e, ao mesmo tempo, proporcionar um Natal mais feliz para as crianças. A vice-governadora festejou seu aniversário da melhor forma, junto à população”, destacou.

Fran Melo, corredora profissional há oito anos, também elogiou o evento. “Foi uma ação linda. Quem ganha de verdade são as crianças, porque as doações foram brinquedos. Parabéns à vice-governadora por essa iniciativa”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mototaxista e passageira ficam feridos após caminhonete desgovernada causar acidente em Brasiléia

Publicado

em

Veículo atingiu motocicleta e derrubou parte do muro do cemitério municipal na Avenida Rui Lino

Um acidente envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux e um mototáxi deixou duas pessoas feridas na manhã deste sábado (13), por volta das 9h20, na cidade de Brasiléia. O caso ocorreu na Avenida Rui Lino e mobilizou equipes de socorro e autoridades de trânsito.

Segundo informações preliminares, a caminhonete Hilux, placa MZY-8979, era conduzida por uma mulher, que não teve a identidade divulgada. Testemunhas relataram que a motorista teria se atrapalhado com os pedais do veículo, que possui câmbio automático, ao sair de um comércio localizado do outro lado da avenida. Com isso, o veículo atravessou a via e colidiu de ré contra o muro do cemitério municipal.

No momento do descontrole, um mototáxi passava pelo local. O condutor, identificado como Assis Leite, ex-vereador de Epitaciolândia, transportava uma passageira na garupa. Com o impacto, o mototaxista sofreu um corte na perna direita,
enquanto a passageira teve escoriações.

Por pouco, a caminhonete não passou por cima da motocicleta. O impacto ainda derrubou parte do muro do cemitério. A motorista permaneceu no local e prestou esclarecimentos às autoridades.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital para atendimento médico, onde permaneceram em observação. As autoridades competentes foram acionadas e apuram as circunstâncias do acidente.


ATUALIZAÇÃO:

Segundo foi informado, o mototaxista após análise completa na sala vermelha do hospital de Brasileia, onde passou por todos os procedimentos necessários, logo foi transferido para Rio Branco devido a gravidade do estado dele. Assis sofreu fratura exposta na Tíbia e Fíbula do membro inferior direito, e ao chegar na Capital, iria passar por cirurgia de reparação para fazer a fixação dos ossos da perna. A passageira teria suspeita de fraturas em alguma costelas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Militar do Exército fica ferido em acidente de moto na BR-317, em Epitaciolândia

Publicado

em

Colisão com caminhonete ocorreu em frente ao Fórum e deixou condutor com fratura no fêmur

Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta sexta-feira (12), na BR-317, em frente ao Fórum de Epitaciolândia. O condutor de uma motocicleta, identificado como Maurício Custódio Alves, militar do Exército Brasileiro, ficou ferido após colidir com uma caminhonete Hilux, placas NXR4D78. Motorista não foi identificado.

De acordo com informações apuradas no local, Maurício seguia de Epitaciolândia em direção à rodovia BR-317 quando a caminhonete realizou uma manobra de retorno. O motociclista, que pilotava uma moto boliviana modelo Kingo, placa NF-6637, acabou colidindo frontalmente com o veículo.

Com o impacto, o militar sofreu fratura no fêmur da perna direita, além de um corte profundo na região atingida. Apesar da gravidade, a fratura não ficou exposta.

Equipes de socorro do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, realizaram a imobilização da vítima ainda no local e, em seguida, Maurício foi encaminhado ao pronto-socorro para atendimento médico.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo