Cotidiano
Puxado por serviços, Acre tem quarto mês seguido de saldo positivo na geração de empregos
O estoque do município chegou a 5,7 mil empregos formais. Na sequência das cidades com melhores desempenhos no estado aparecem Rio Branco (168), Brasiléia (43), Jordão (38) e Tarauacá (25)

Os indicadores demonstram que as contratações foram puxadas principalmente pelo poder público, por meio de vagas temporárias ou de prestação de serviço. Foto:ilustrativa
Puxado pelo setor de serviços, o Acre teve o quarto mês consecutivo de resultado positivo na geração de empregos com carteira assinada, conforme levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo foi de 1.385 vagas no mês de maio.
Foram 5. 783 admissões e 4.398 mil desligamentos no estado. O estoque mensal, ou seja, quantidade de pessoas empregadas com carteira assinada,aumentou para 113 mil, a maioria no setor de serviços.
Em relação ao mês de abril o resultado representa um aumento de 82%, já que, no mês anterior, haviam sido geradas 760 vagas.
Confira os saldos de maio por setor:
- Serviços: 1.087 vagas
- Indústria: 125 vagas
- Comércio: 90 vagas
- Construção: 77 vagas
- Agropecuária: 8 vagas
Brasil
A economia brasileira gerou 148,99 mil empregos formais em maio deste ano, informou nesta segunda-feira (30) o Ministério do Trabalho e do Emprego.
Ao todo, segundo o governo federal, foram registradas em maio:
- ➡️2,256 milhões de contratações;
- ➡️2,107 milhões de demissões.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, que teve geração de 139,55 mil empregos formais, houve uma alta 6,7%, conforme dados oficiais.
Alta na contratação pelo serviço público
Entre os municípios acreanos, Sena Madureira teve o melhor saldo em maio, com 1.054 novos postos. O estoque do município chegou a 5,7 mil empregos formais. Na sequência das cidades com melhores desempenhos no estado aparecem Rio Branco (168), Brasiléia (43), Jordão (38) e Tarauacá (25).
Apesar da sequência de resultados positivos, o economista e professor Rubisclei Gomes ressalta que os números não representam, necessariamente, um aquecimento da economia local. Segundo ele, os indicadores demonstram que as contratações foram puxadas principalmente pelo poder público, por meio de vagas temporárias ou de prestação de serviço.
O especialista também ressalta que o crescimento pode não se manter ao longo dos próximos meses, mas a tendência é que os números continuem positivos.
“É muito relevante fazer um parentese. Só em maio, foram gerados aproximadamente mil empregos. Em que setor? No setor de serviço. Isso é explicado pelo setor público, contratando funcionário de forma provisória ou através de prestadores de serviços. Essa expansão de emprego consegue se manter até o final do ano? Dessa forma? Vigorosa? Não. Ela não vai conseguir. A tendência é que os números que vêm até o final do ano sejam tão bons quanto é no momento”, ponderou.
Comentários
Cotidiano
Ex-jogador do Flamengo, Léo Moura estará na final da Copa SEST SENAT

A diretora do SEST SENAT Rio Branco, Daniely Vale, confirmou a presença do ex-lateral do Flamengo e ídolo do futebol brasileiro, Léo Moura, nas finais da Copa SEST SENAT, que acontecem nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6 de dezembro, na capital acreana.
Considerada a maior competição de futebol amador do Brasil, a Copa SEST SENAT chega ao seu momento decisivo reunindo atletas e torcedores de toda a região. As semifinais das categorias masculino e feminino serão realizadas nesta sexta-feira (5), com portões abertos a partir das 15h. As finais acontecem no sábado, com programação a partir das 14h.

Segundo Daniely Vale, a participação de Léo Moura torna o evento ainda mais especial. “Ter a presença de um ícone como Léo Moura engrandece a Copa SEST SENAT e motiva ainda mais nossos atletas e o público. Estamos preparando uma grande festa, com esporte, lazer e integração para toda a família”, afirmou a diretora.
Além das partidas decisivas, o evento contará com uma programação completa para o público, que inclui apresentações de bandas locais, brinquedos para crianças — entre eles uma roda-gigante —, lanches gratuitos e sorteio de brindes.
Os destaques ficam por conta do sorteio de passagens aéreas e de uma moto Honda zero quilômetro. Durante o evento, haverá linhas de ônibus saindo a cada 30 minutos do Terminal Urbano para o SEST SENAT.

Comentários
Cotidiano
Governo do Acre nomeia aprovados no concurso da Educação; decreto é publicado no Diário Oficial
Nomeações do certame da SEE, regido pelo Edital nº 040 SEAD/SEE, convocam candidatos para posse em até 30 dias; lista completa acompanha o decreto.
Comentários
Cotidiano
Detran-AC notifica motoristas com risco de suspensão da CNH e exige defesa até 3 de janeiro
Edital publicado no Diário Oficial desta quinta (4) convoca condutores autuados para apresentarem defesa prévia; ausência de manifestação pode resultar em julgamento à revelia e penalidades unificadas de multa e suspensão

O Detran informa que as defesas podem ser protocoladas pelo site oficial do órgão ou presencialmente, além das Ciretrans, dentro dos horários e prazos de atendimento. Foto: arquivo
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do Estado, um edital de notificação que convoca motoristas autuados por infrações passíveis de suspensão do direito de dirigir a apresentarem defesa prévia até 3 de janeiro de 2026.
De acordo com o documento, proprietários, possuidores e principais condutores dos veículos listados devem protocolar a defesa por escrito ou indicar o real condutor infrator no prazo estabelecido. As autuações mencionadas geram processos administrativos que podem resultar, de forma unificada, nas penalidades de multa e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O órgão informa que as defesas podem ser enviadas pelo site oficial do Detran-AC ou protocoladas presencialmente na sede (Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera) ou nas Ciretrans, dentro dos horários de atendimento. O edital alerta sobre as consequências da ausência de manifestação no prazo legal:
-
A não apresentação de defesa resultará em julgamento do processo à revelia;
-
Caso o proprietário ou principal condutor (pessoa física) não indique o real condutor, será considerado o infrator;
-
Defesas não apresentadas, não conhecidas ou não acolhidas permitem ao Detran-AC aplicar as penalidades cabíveis;
-
O pagamento da multa não impede a aplicação da suspensão.
A convocação reforça a importância de os motoristas regularizarem suas situações para evitar a perda temporária do direito de dirigir.

Você precisa fazer login para comentar.