Conecte-se conosco

Cotidiano

Professores da rede municipal de ensino recebem capacitação para identificar sinais de violência nas escolas

Publicado

em

Professores, gestores e diretores, principalmente da educação infantil da rede municipal de ensino, iniciaram na manhã desta quarta-feira (18), no auditório do Sebrae, um treinamento do Programa de Proteção às Crianças nas Escolas e tem como principal objetivo o reconhecimento dos sinais de qualquer tipo de violência, seja psicológica, física, sexual entre outras, contra escolares no seio familiar.

O defensor público do Acre. Dr. Celso Araújo Rodrigues, que idealizou e criou a Rede de Proteção Rhuamm, conta como surgiu o programa.

“O Rhuamm infelizmente surgiu a partir daquele caso daquela criança, o menino acreano Rhuan Maycon da Silva Castro, de apenas nove anos, que foi brutalmente assassinado no Distrito Federal, no dia 31 de maio de 2019  e isso sensibilizou a defensoria em criar um programa que pudesse ajudar crianças vítimas de violência. Então nós idealizamos o programa, buscamos a parceria e hoje a Prefeitura de Rio Branco é uma grande parceira do programa Rhuamm”.

Germânia: “O docente vai saber como proceder para socorrer aquela vítima” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

O defensor explica também, quais as principais vertentes da rede de proteção, que vai nortear os educadores para poder entender e identificar os sinais de qualquer tipo de violência contra as crianças e como também devem proceder no sentido de denunciar.

Celso: “O Acre é o segundo estado com maior índice de violência contra crianças” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

“O objetivo é a qualificação para que os profissionais da educação, os gestores das escolas públicas entendam e saibam como proceder quando aparecer sinais de violência contra a criança. O Acre ele é o segundo estado com maior índice de violência contra crianças. Praticamente todos os dias na defensoria a gente recebe notificação, recebe informações de crianças que são vítimas de violência. Pode ser violência física, violência sexual, violência psicológica, mas infelizmente a gente recebe todos os dias notificação”, disse o defensor público do Acre, Celso Araújo Rodrigues.

Germânia Mota, gerente de gestão escolar da Prefeitura de Rio Branco, falou da importância da Rede de Proteção Rhuamm para os educadores, tendo em vista que o docente vai poder compreender, entender e como proceder para socorrer aquela vítima de qualquer tipo de violência.

“Através do programa Rhuamm, nós conseguimos dar resolutividade, fazer os encaminhamentos necessários para que aquela criança, juntamente com seus familiares, tenham a atenção e o atendimento que lhe é assegurado e garantido por meio da legislação vigente de proteção à criança. Nós tivemos casos, situações que deixaram de ser pontuais e essas situações começaram a ficar recorrentes. Isso nos preocupou e o programa, o projeto Rhuamm, tem dado suporte, tem sido uma mão amiga e parceira da rede municipal, principalmente das nossas crianças, que é a primeira infância realmente do nosso município e da nossa sociedade”.

Além da Prefeitura de Rio Branco, são parceiros do programa Rhuamm:

-Tribunal de Justiça do Acre
-Ministério Público
-Defensoria Pública da União
-Ministério Público do Trabalho
-Polícia Militar
-Polícia Civil
-Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Alunos do IFAC de Sena Madureira se destacam no Enem 2025 com altas notas na redação

Publicado

em

Resultados divulgados pelo instituto mostram desempenho entre 760 e 900 pontos; direção comemora e reforça papel da educação pública no interior

Entre os destaques estão estudantes que ultrapassaram a marca dos 800 pontos, chegando a 900 na redação, uma das provas mais decisivas. Foto: captada 

Estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC), campus Sena Madureira, alcançaram notas expressivas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, variando de 760 a 900 pontos. Os resultados foram divulgados nas redes sociais oficiais da instituição e destacam alunos que superaram os 800 pontos, com casos de 880 e 900.

A direção do IFAC parabenizou os estudantes e ressaltou que os resultados refletem o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e o empenho dos jovens. A redação é uma das etapas mais decisivas do exame, avaliando competências como argumentação, coesão e domínio da norma culta.

A conquista é celebrada como um fortalecimento da educação pública no interior do Acre, evidenciando a capacidade das escolas técnicas estaduais de preparar os alunos para processos seletivos de alto nível.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Barco naufraga em igarapé de Feijó e vídeo do acidente circula nas redes sociais

Publicado

em

Embarcação conhecida como “batelão” afundou no Igarapé Diabinho nesta sexta (16); não houve vítimas, apenas danos materiais

Segundo informações preliminares, o barco pertence a um morador do município de Envira, no Amazonas. Apesar do susto, não houve vítimas e os prejuízos foram apenas materiais. Foto: captada 

Um barco conhecido como “batelão” naufragou no Igarapé Diabinho, em Feijó, no interior do Acre, nesta sexta-feira (16). O vídeo do acidente, que circula nas redes sociais, mostra populares tentando recuperar pertences enquanto a embarcação permanece parcialmente submersa.

Segundo informações preliminares, o barco pertence a um morador de Envira, no Amazonas. Não houve vítimas — apenas prejuízos materiais. O incidente ocorreu próximo à ponte que liga Feijó ao projeto Envira e reforça o alerta sobre a segurança da navegação durante o período de cheia dos rios na Amazônia.

A causa do naufrágio ainda não foi esclarecida. O proprietário da embarcação ficou bastante abalado, conforme relatos locais. O caso ganhou repercussão nas redes e reacende discussões sobre condições de navegação em rios e igarapés do estado.

Veja vídeo com F. Noticias:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Paulinho do Cras confirma a dispensa de Jojo, Korea e Pablo

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Pablo estava trabalhando entre os titulares do Leão

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta sexta, 16, a dispensa dos laterais Jojo, Korea e do meia Pablo, todos por indisciplina. Algumas atitudes nos treinamentos e alojamento dos atletas desagradaram ao técnico Rodrigo Deião e por isso a decisão pelas saídas.

Fecha treinamentos

Rodrigo Deião comanda um treino de bolas paradas nesta sexta, no Frotão, e fecha a preparação para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro jogo do Leão será contra o Humaitá neste sábado, 17, às 17 horas, no Tonicão.

Polaco como opção

Polaco, voltando de lesão no joelho esquerdo, deve ficar como opção no jogo de estreia do Estadual.

“Tivemos uma semana muito complicada. Vamos ficar na partida porque teremos uma estreia difícil”, avaliou o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Comentários

Continue lendo