Conecte-se conosco

Geral

Professor universitário defende a democratização do debate das contas de luz

Publicado

em

Professor Dimas Gurgel – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Por Evandro Cordeiro

O Professor universitário, acadêmico de Ciências contábeis e ex-congressista da (UNE), União Nacional do estudantes,Dimas Gurgel, defende a ampliação do debate, referente aos altos preços cobrados nas tarifas de energia dos Acrianos, Gurgel foi o autor do abaixo-assinado que resultou na “saída” dos Haitianos do Acre, defendeu ainda em sua época de líder estudantil, a valorização e aceitação da carteira de estudantes na fronteira, que na época, não era aceita por alguns empresários e donos de casas noturna.

Segundo Gurgel, é preciso ampliar audiências publicas para todos segmentos sociais, sabemos que foi realizada uma audiência na (ALEAC) em torno de tal assunto, mas apenas para empresários e comerciantes, nada contra esse setor, que aliás, admiro e respeito, são verdadeiros heróis, pagam uma carga tributária elevada e geram empregos, mas é preciso levar o debate para outras classes, ouvir o professor, colonos, estudantes, seringueiros e representantes de comunidades, isso só será possível democratizando o debate, dividindo por regiões, conhecendo a realidade de cada lugar, disse Gurgel.

Dimas defende que o debate seja levado para o interior do estado, gerando um grande debate entre às partes interessadas “Stakeholder”,que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.Precisamos debater com o Ministério Publico,Sociedade Cível, Parlamentares, Energisa acre e, outros setores de interesse, não podemos isolar o debate, excluindo municípios com Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Plácido de Castro e, tantos outros.Finalizou Gurgel.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo

Publicado

em

Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.

Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.

Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Tarauacá ultrapassa cota de transbordamento e mantém município em alerta

Publicado

em

Nível do rio atinge 10,05 metros e Defesa Civil intensifica monitoramento, apesar de não haver desabrigados

A cheia do Rio Tarauacá já ultrapassou a cota de transbordamento e mantém as autoridades em estado de atenção no município de Tarauacá, no interior do Acre. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal na manhã desta segunda-feira (29), o nível do rio atingiu 10,05 metros às 9h, registrando elevação em relação à medição das 6h, quando marcava 10,03 metros.

Os dados confirmam que o manancial permanece acima da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros, e bem acima da cota de alerta, estabelecida em 8,50 metros. Em apenas três horas, o aumento foi de dois centímetros, o que reforça a preocupação das equipes de monitoramento quanto à possibilidade de novos alagamentos em áreas ribeirinhas da cidade.

Apesar da elevação do nível do rio, a Defesa Civil Municipal informou que, até o momento, não há registro de pessoas desabrigadas em Tarauacá. As equipes seguem acompanhando a situação de forma contínua, realizando vistorias preventivas nas áreas mais vulneráveis, especialmente diante do histórico de grandes cheias no município.

O nível máximo já registrado no Rio Tarauacá foi de 11,15 metros, em 19 de fevereiro de 2021, referência que mantém as autoridades em vigilância permanente durante o atual período chuvoso.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso suspeito de matar a esposa e tentar simular suicídio em Porto Velho

Publicado

em

Pesquisas no celular e laudo do IML reforçam investigação por feminicídio ocorrido durante o Natal

Magno dos Santos Batista foi preso em Porto Velho suspeito de matar a esposa, Luciana, e tentar simular um suicídio durante o período de Natal. Segundo a Polícia Civil, além das contradições apresentadas em depoimento, análises realizadas no celular do investigado apontaram pesquisas na internet consideradas suspeitas, que reforçam a hipótese de feminicídio.

O crime ocorreu no dia 18 de dezembro, e a prisão preventiva foi cumprida no dia de Natal. Com autorização do próprio suspeito, os policiais acessaram o aparelho celular, onde encontraram buscas como “Como proceder após suicídio da esposa?”, “Se mexer no cadáver ele pode fazer barulho?” e “Quando a pessoa morre se vira o olho?”. Uma das pesquisas, realizada no dia anterior à morte, fazia referência ao que a Bíblia diz sobre pessoas que cometem suicídio.

Em depoimento, Magno afirmou que teve uma discussão com a esposa, que teria ficado “alterada”, e que foi dormir. Ao acordar, segundo ele, encontrou a companheira morta. No entanto, a investigação aponta que mensagens foram enviadas a partir do celular do suspeito no mesmo período em que ele alegou estar dormindo, o que levantou suspeitas sobre sua versão dos fatos.

Magno chegou a ser detido no dia do ocorrido, mas foi liberado inicialmente por falta de provas técnicas. A Polícia Civil, então, instaurou inquérito para apurar se a morte havia sido causada por suicídio ou homicídio.

Dias depois, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) concluiu que Luciana não morreu por enforcamento, mas por asfixia decorrente de estrangulamento. O exame também identificou outras lesões no corpo da vítima, reforçando a suspeita de violência.

Com base nas conclusões do laudo pericial, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) solicitou a prisão preventiva do suspeito, pedido que foi acatado pela Justiça. Após a decisão judicial, a Polícia Civil localizou Magno dos Santos Batista e cumpriu o mandado de prisão.

Comentários

Continue lendo