Conecte-se conosco

Cotidiano

Processo, desculpas e cirurgia: os desdobramentos da briga Popó x Wanderlei

Publicado

em

Confusão no Spaten Fight Night 2 segue rendendo: lutadores se pronunciam, evento anuncia investigação, equipes cobram responsabilização e futuro pode parar nos tribunais

Luta entre Popó Freitas e Wanderlei Silva, que terminou com triunfo de Popó e confusão no ringue entre as equipes dos dois lutadores • William Lucas e Gaspar Nóbrega/Inovafoto

A briga generalizada que marcou o fim da luta entre Acelino “Popó” Freitas e Wanderlei Silva no Spaten Fight Night 2, em São Paulo, continua produzindo desdobramentos fora do ringue. Desde o episódio, ocorrido no último fim de semana, ambos os lutadores, suas equipes e a organização do evento se pronunciaram, e o caso deve render consequências médicas e até jurídicas.

Estado de saúde e exames

Wanderlei Silva foi levado ao hospital após ser nocauteado durante a confusão. O ex-lutador relatou dores e cortes no rosto e passou por uma bateria de exames. Ele afirmou que deve realizar novas avaliações para descartar complicações mais graves. Do outro lado, Popó também precisou de atendimento. O ex-campeão mundial sofreu uma fratura na mão, algo que nunca aconteceu nos seus 35 anos de carreira, e passou por cirurgia nesta segunda-feira (29).

Reações públicas

Em vídeo publicado nas redes, Wanderlei disse ter sido “covardemente agredido” quando tentava acalmar a briga e não descartou levar o caso à Justiça. Advogados ligados ao atleta confirmam que medidas legais estão sendo avaliadas.

Nas redes, o Popó acusou Fabrício Werdum, treinador de Wanderlei Silva, de “covardia” durante a confusão que tomou conta do evento.

“Eu precisava vir aqui fazer esse pronunciamento. Primeiro pedir desculpas para vocês. Eu procurei dar o meu melhor e praticar o que sempre pratiquei, que é o boxe. Infelizmente, eu tomei três cabeçadas, e quando encerrou a luta, que o árbitro desclassificou o Wanderlei pelas cabeçadas, o treinador dele foi para cima de mim e me deu um soco, machucou muito”, disse Popó.

“Wand, foi entre eu e você, a nossa briga foi entre nós em cima do ringue. Mas infelizmente o Werdum covardetemente invadiu o ringue com seu filho para cima de todo mundo. Vi que alguém também te deu um soco. Esse cara (Werdum) só faz merda. Werdum, tenha vergonha, cara. Se eu fosse você teria vergonha, você que veio para cima de mim, querendo me bater. Mas Deus sabe o que faz”, completou.

Organização e repercussão

A produtora do evento divulgou nota oficial em que lamenta os episódios de violência, promete investigação interna e adianta que vai revisar protocolos de segurança para evitar novas invasões de ringue.

Possível processo

No campo jurídico, a defesa do lutador Wanderlei Silva afirmou que pode acusar formalmente o filho de Popó, Rafael Freitas, e outros membros da equipe do pugilista por tentativa de homicídio com dolo eventual.

De acordo com o advogado de Wanderlei, Claudio Dalledone Júnior, “aquele que agrediu por trás, traiçoeiramente um homem de 50 anos que tinha lutado, que estava de guarda baixa, vai ser punido criminalmente. Não sombra de dúvidas que, no mínimo, teve uma lesão grave ela está evoluindo, pode virar gravíssima. Podemos até entender que ele, naquele momento, batendo de um homem de 50 anos, na forma que bateu, sendo um profissional do boxe, na forma que bateu, ele estaria ali indiferente ao resultado e, daí, estamos falando de dolo eventual, estamos falando de uma tentativa de homicídio”.

A pena para tentativa de homicídio é de 6 a 20 anos de reclusão segundo o Código Penal Brasileiro. O “dolo eventual” é quando o autor assume o risco do cometimento do crime.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Publicado

em

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.

“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.

Rio Branco e Independência

O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.

Agradeceu o apoio

O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.

“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Publicado

em

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual

O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.

O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.

“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).

Recurso encaminhado

O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.

“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo enfrenta PSG em busca do título da Copa Intercontinental

Publicado

em

© REUTERS/Thaier al-Sudani/Direitos reservados

Embalado pelo mantra de que o seu povo pede o mundo de novo, o Flamengo enfrenta o PSG (França), a partir das 14h (horário de Brasília) desta quarta-feira (17) no estádio Ahmad bin Ali, na cidade de Al Rayan (Catar), na decisão da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa.

O Rubro-Negro da Gávea se credenciou à disputa da competição graças à conquista da última edição da Copa Libertadores da América. E a motivação é voltar a conquistar o título de uma competição de clubes de âmbito mundial, como aconteceu em 1981.

Em entrevista coletiva concedida na última terça-feira (17), o técnico Filipe Luís deixou claro que compreende a importância da conquista do Mundial de 81 para a trajetória do Flamengo: “Nunca, nenhuma geração será maior do que a de 1981, que foi a primeira. O fato de existirem 40 milhões de flamenguistas é produto daquela geração. Quantos Arthurs existem por causa do Zico? Quantos Leandros? Foi uma geração que marcou época e fez os pais levarem os filhos aos estádios por anos”.

Agora, em 2025, o desafio será medir forças com o um PSG (França) que conquistou pela primeira vez na história o título da Liga dos Campeões da Europa: “Teremos a oportunidade de jogar mais uma final. Há jogadores que passam toda a carreira sem disputar sequer uma semifinal de competição importante. A única coisa que passa pela minha cabeça é estar no melhor nível mental para traçar o plano para vencer esse jogo complicado com o PSG e ser campeão com o Flamengo, o que é a nossa maior motivação”.

Para o PSG este jogo decisivo também tem um sabor especial, pois o time da Cidade Luz busca o seu primeiro título mundial. Neste ano a equipe francesa teve uma grande oportunidade de alcançar este objetivo, ao disputar a decisão da Copa do Mundo de Clubes. Porém, o time de Paris foi superado pelo Chelsea (Inglaterra) na decisão.

“Sabemos da importância deste jogo [com o Flamengo]. Isso representa muito para nós. Marcar a história no PSG foi um objetivo na temporada passada, e também é nesta temporada. É a primeira vez que podemos levar esse troféu”, declarou o técnico espanhol Luis Enrique em coletiva.

Na entrevista o comandante do time francês foi questionado sobre a oportunidade de voltar a medir forças com um time brasileiro na atual temporada (na Copa do Mundo de Clubes o PSG foi derrotado pelo Botafogo): “Enfrentamos o Botafogo, que atuou fechado, em seu campo de defesa. É o típico jogo que estamos acostumados a jogar. O Flamengo não atuará assim, pois joga muito bem com a bola, sai jogando de trás. Sem a bola pressiona muito bem. É um time muito interessante, fisicamente muito forte, com jogadores experientes, de muita qualidade, que sabem jogar jogos importantes. Será uma final apaixonante”.

Diante do PSG, o Flamengo terá força máxima, inclusive o atacante Pedro, que ganhou minutos diante do Pyramids (Egito). Porém, o centroavante não deve iniciar como titular. Assim, o técnico Filipe Luís deve iniciar o confronto com o seguinte time: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Plata e Bruno Henrique.

Comentários

Continue lendo