Conecte-se conosco

Brasil

Prévia da inflação acelera em agosto, puxada por alta da energia elétrica

Publicado

em

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo 15), considerado uma prévia da inflação oficial, registrou alta de 0,28% em agosto, divulgou hoje o IBGE. Em julho, o índice ficou em -0,07%.

O que aconteceu

Índice voltou a acelerar depois de registrar deflação no mês passado. Sete grupos, dos nove pesquisados, registraram alta em agosto. Em agosto do ano passado, a taxa foi de -0,73%.

Resultado foi influenciado principalmente pela alta da energia elétrica, que subiu 4,59%. No mês passado, a conta de luz ficou mais barata com a incorporação do bônus de Itaipu nas contas. Como não houve bônus neste mês, o preço da energia subiu. Além disso, houve reajuste nas taxas em três cidades pesquisadas: Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

Em 12 meses, a inflação acumulada pelo índice é de 4,24%. Resultado ficou acima dos 3,19% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, indicando que a inflação já atingiu seu ponto mais baixo do ano. No acumulado em 8 meses, o índice acumula alta de 3,38%.

Resultado veio acima do esperado. Expectativa em pesquisa da Reuters era de avanço de 0,17% e de 4,13% em 12 meses.

O resultado em 12 meses ainda está dentro da meta da inflação do Banco Central para 2023. O centro da meta para o IPCA do ano é de 3,25%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. O mercado espera que o indicador termine 2023 em 4,90%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central.

Veja variação em cada um dos grupos em agosto

  • Habitação: 1,08%
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,81%
  • Educação: 0,71%
  • Despesas pessoais: 0,6%
  • Transportes: 0,23%
  • Comunicação: 0,04%
  • Artigos de residência: 0,01%
  • Vestuário: -0,03%
  • Alimentação e bebidas: -0,65%

    Preços de alimentos caíram

    O preço de itens importantes para a alimentação no domicílio no mês contribuíram para a queda geral do grupo. Alguns dos alimentos que ficaram mais baratos foram:

    • batata-inglesa: -12,68%
    • tomate: -5,6%
    • frango em pedaços: -3,66%
    • leite longa vida: -2,4%
    • carnes: -1,44%

      Gasolina mais cara

      Em agosto, houve alta nos preços da gasolina (0,90%) e do gás veicular (1,88%) e quedas no óleo diesel (-0,81%) e etanol (-2,55%). Nos custos do grupos transportes, outro destaque foi a queda de 11,36% nos preços das passagens aéreas, que haviam subido 4,70% em julho.

      Resultado do IPCA-15 não contempla o último reajuste anunciado pela Petrobras. A estatal anunciou no dia 16 de agosto um aumento de 16,3% na gasolina e de 25,8% no diesel. Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 14 de julho a 14 de agosto e comparados com aqueles vigentes de 15 de junho a 13 de julho.

      Como é calculado o IPCA-15?

      O IPCA-15 considera 465 produtos e serviços e mede a inflação para famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos.

      O indicador abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.

      A metodologia utilizada é a mesma do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país. A diferença está apenas no período de coleta dos preços e nas cidades pesquisadas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Boate Kiss: 13 anos após tragédia, famílias esperam por memorial

Publicado

em

Após 13 anos da tragédia, memorial da Boate Kiss

Nesta terça-feira (27/1), o incêndio da Boate Kiss, ocorrido no interior do Rio Grande do Sul (RS), em Santa Maria, completa 13 anos. Desde o ocorrido, os familiares das vítimas fazem vigílias em frente ao local onde funcionava a Kiss, primeiro diante das ruínas da boate, e, agora, dos tapumes da obra do memorial às vítima,s que vem sendo construído desde julho de 2024.

A expectativa era de que o local ficasse pronto ainda em 2025, porém o projeto precisou passar por adaptações, porque os limites do terreno eram menores do que o que estava indicado no projeto inicial da obra. Por isso, a construção ficou interrompida entre fevereiro e dezembro de 2025.

Para que a obra pudesse ser retomada, a Prefeitura de Santa Maria incluiu no projeto intervenções no solo, com drenagem para manejo de águas pluviais, aterros controlados e regularização do solo.

O projeto também sofreu uma reclassificação no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), motivada pela decisão da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) de permitir a futura locação do memorial a terceiros.

Em virtude desse novo uso, foi necessário incorporar medidas adicionais de segurança, como a construção de um corredor lateral com ventilação mecânica forçada, estrutura indispensável para garantir a segunda rota de fuga exigida pelas normativas do Corpo de Bombeiros Militar.

Com o retorno das obras ao final do ano passado, o novo prazo de entrega está previsto para junho de 2026, segundo a prefeitura.

Saldo trágico de 242 mortos

A tragédia deixou , depois que um integrante da banda Gurizada Fandangueira acendeu um artefato pirotécnico dentro da casa noturna. O fogo encostou no teto da boate e se propagou pela espuma tóxica que recobria o teto.

A mãe de uma das vítimas, Marines Barcellos, diz que já está cansada de aguardar pela finalização da obra: “a gente queria descansar. Parece que estamos batendo em uma pedra, bate, bate e não acontece nada. Demorou para ter o julgamento, agora demora pra ter o memorial”.

Além da demora para entrega do memorial, ela critica a demora para a condenação dos réus. O júri do caso Kiss ocorreu somente em 2021, oito anos após a tragédia. Pórem, depois de serem condenados pelo júri, o Tribunal de Justiça gaúcho anulou as condenações, levando o caso para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em setembro de 2024, o ministro Dias Toffoli derrubou a anulação, mas as condenações voltaram a valer com penas reduzidas, de cerca de 20 para 10 anos.

Como será o memorial

O memorial terá um jardim circular com 242 pilares de madeira, cada um com o nome de uma das vítimas.

De acordo com informações da prefeitura local, o memorial contará também com espaços para exposições e atividades alusivas à tragédia: “O memorial terá 383,65m² de área total construída distribuída em um único pavimento e inclui sala de escritório, sala multiúso, auditório, banheiros masculino e feminino, acessos ao auditório, depósito, área técnica, varanda e jardim. A construção terá uma estrutura mista de concreto armado e de madeira laminada colada (MLC).”

Para as famílias, que aguardam desde 2013 pelo memorial, a conclusão da obra representa muito mais do que um espaço físico.

“As memórias estão ali para serem lembradas e não deixarem a história morrer, além de contribuir para a prevenção [de novas tragédias]”, explica Flávio Silva, pai de uma das vítimas e presidente da AVTSM.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Dupla se passa por policial e mata homem dentro de casa em Alagoas

Publicado

em

Foto genérica de sirene para matérias policiais

Um homem foi morto a tiros, na noite dessa segunda-feira (26/1), no bairro Bom Sucesso, em Arapiraca, Alagoas. De acordo com a Polícia Militar (PM), uma guarnição foi acionada para verificar uma ocorrência de disparos de arma de fogo.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a vítima caída de bruços em um terreno por trás da residência, atingida por vários tiros. A esposa da vítima informou que estava deitada na cama com o companheiro quando dois homens saíram de um terreno ao lado da casa, invadiram o quarto e se identificaram como policiais. Em seguida, eles efetuaram dois disparos contra o homem.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

AL: suspeito de matar mulher tenta culpar a própria mãe pelo crime

Publicado

em

Imagem colorida, viatura da Polícia Militar de Alagoas- Metrópoles

Uma mulher foi morta na madrugada desta terça-feira (27/1) no bairro Cruz das Almas, em Maceió (AL). A Polícia Civil  investiga o caso como feminicídio.

Segundo a polícia, o principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, identificada como Maria Eduarda, de 20 anos. Ele foi encontrado no local junto com a mãe, uma mulher, de 74 anos, que tem Alzheimer.

 

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo