Acre
Mário Jorge cumpre agenda na zona rural e Marquinhos preside 25ª Sessão em Brasileia
Assessoria – CMB
A Câmara Municipal de Brasileia realizou na manhã desta terça-feira (22) a vigésima quinta Sessão Ordinária de 2015, que contou com a presença dos vereadores Marivaldo Oliveira (PMDB), Rogério Pontes (PMDB), Tereza Xavier (PT), Fernanda Hassem (PT), Carlos Armando (PSB), Erizete Lima (PT), Rosildo Freitas (PT), Joelson Pontes (PP), e o presidente em Exercício, Marquinhos Tibúrcio (PSDB).
Por motivo de agenda na zona rural do município de Brasileia, para tratar de assuntos de interesse da comunidade rural, o presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge (SDD), esteve ausente da Sessão.
Em uso a Tribuna o Vereador Bil Rocha (PMDB) apresentou indicação para que o Executivo veja a possibilidade de as unidades de saúde funcionarem os dois períodos de expediente e que seja tomada providência em relação a unidade de saúde José Maria de Souza Santos. E apresentou indicação propondo reunião com o Prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, para discutir sobre os boxes do mercado municipal. E solicitou que a secretaria municipal realize trabalho de limpeza na quadra do bairro Leonardo Barbosa. Em relação ao ramal do Porto Carlos, o vereador propôs que o trabalho paliativo ali seja realizado em sua totalidade.
O vereador Carlos Armando (PSB) solicitou que o Executivo solicite trabalho paliativo no ramal do Pólo e que a prefeitura providencie sinalização ou construa uma cerca para alertar sobre o desmoronamento na Rua Olegário França. Que o Ministério Público também seja informado a respeito do referido desmoronamento naquele local. Que a prefeitura providencie sinalização para um desmoronamento que está acontecendo na Rua dos Catraieiros. O vereador solicitou que o Executivo realize trabalho paliativo no ramal do arraial dos burros. E que o Executivo municipal realize trabalho de limpeza no bairro Leonardo Barbosa. E parabenizou o Deputado Estadual Major Rocha pelo empenho em defesa dos estudantes de medicina no exterior. Que a prefeitura de Brasileia providencie tampas para os penicões localizados na Rua Oscar Meyer, bairro Eldorado.
A vereadora Erizete Lima (PT) apresentou indicação para que o DERACRE instale a placa indicativa para a lateral esquerda nas proximidades do hotel Júnior. Que a prefeitura instale, em caráter de urgência, os equipamentos necessários para instalação das câmeras de segurança em Brasileia. E solicitou trabalho de aguamento na Rua João Jovino. E solicitou, como reiteração, as tampas dos penicões localizados na Rua Maria Esther de Paula Moreira. Em relação ao bairro Marcos Galvão, a vereadora criticou a falta de agentes comunitários de saúde no referido bairro, o que dificulta a qualidade de vida, principalmente de idosos que residem ali.
Em uso a Tribuna, a vereadora Fernanda Hassem César (PT) apresentou indicação para a Secretaria Municipal de Educação no que diz respeito a merenda escolar. De acordo com a Vereadora, a quantidade que está sendo disponibilizada é insuficiente para atender a demanda. Fernanda falou a respeito da falta de serviço odontológico para atender a comunidade do quilômetro 69. Sobre a Avenida Manoel Marinho Monte, a vereadora criticou a qualidade da primeira fase da obra. Segundo Fernanda Hassem, o trabalho realizado foi de péssima qualidade.
O vereador Rogério Pontes (PMDB) a exemplo da vereadora Fernanda Hassem, também criticou a falta de medicamentos nas Unidades de saúde do município, assim como também mencionou a falta desses medicamentos no Hospital de Clínicas Raimundo Chaar.
O vereador Rosildo Freitas (PT) solicitou que o programa “Luz Para Todos” agilize a energia elétrica para a comunidade do quilômetro 75 e que o município retome os trabalhos de recuperação no quilômetro 84. Apresentou indicação para que seja rediscutido o limite territorial do município de Brasileia. Rosildo apresentou indicação para que o Executivo informe sobre o projeto de academia existente no município e que realize parceria com o IFAC no sentido de realizar formação dos professores da Reserva Extrativista Chico Mendes. Que o Governo do Estado informe a respeito dos banheiros da comunidade do quilômetro 69, comunidade do Picadão. E solicitou informações a respeito da quantidade de pessoas beneficiadas com o Programa Bolsa Família.
A vereadora Tereza Xavier (PT) apresentou indicação solicitando que o responsável pelo INSS compareça à Câmara Municipal de Brasileia prestar esclarecimentos sobre o motivo de o órgão não estar funcionando em Brasileia.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.















Você precisa fazer login para comentar.