Brasil
Presidente do Peru descarta renúncia e exige que Congresso antecipe eleições

Protestos cobram saída de Dina Boluarte do cargo
Sebastian Castaneda/Reuters – 07.12.2022
Dina Boluarte garante que não deixará o cargo em meio aos protestos que já resultaram na morte de 22 manifestantes
A presidente do Peru, Dina Boluarte, exigiu neste sábado (17) que o Congresso aprove a proposta do governo de antecipar as eleições gerais no país e enfatizou que não vai renunciar em meio aos protestos e confrontos entre manifestantes de forças de segurança que têm saldo de ao menos 22 mortos e centenas de feridos.
“Exijo que a votação para antecipar as eleições seja reconsiderada. Não venham com pretextos inúteis, fingindo ficar até 2026”, disse Boluarte em referência a uma votação plenária na sexta-feira que rejeitou uma proposta de antecipação das eleições para dezembro de 2023.
A presidente peruana também negou a possibilidade de renunciar ao cargo e disse que permanecerá “firme” até que o Congresso resolva antecipar o pleito, apesar de uma das exigências dos protestos ser a saída dela do poder.
“O que será resolvido pela minha renúncia, o problema será resolvido? Não, o problema não será resolvido […] Aqui vamos nos manter firmes até que o Congresso decida antecipar as eleições”, enfatizou.
Ela pediu aos congressistas “que não se abstenham de votar, que não se escondam atrás de uma abstenção” quando se pronunciarem sobre a proposta de antecipar as eleições. “Ou é preto ou branco, meias medidas não resolvem os problemas do país”, afirmou ela.
Boluarte também disse que, “por iniciativa própria”, o governo enviou ao Congresso um projeto de lei para antecipar as eleições em meio à grave crise política e social que está abalando o país, com manifestações pedindo a renúncia dela, o fechamento do próprio parlamento e eleições antecipadas.
“Ninguém quer permanecer no poder, nós apresentamos o projeto de lei para antecipar as eleições, e é no Congresso, é o Congresso que tem que votar para antecipar as eleições”, frisou.
Decisão do Congresso
O Congresso peruano rejeitou na sexta-feira (16) o projeto de lei para antecipar as eleições gerais para dezembro de 2023. O placar final foi de 49 votos a favor, 33 contra e 25 abstenções. Como uma reforma constitucional, a lei exigia 87 votos para que fosse submetida a uma segunda votação na próxima legislatura ou 66 para ser decidida em um referendo.
Após o anúncio da votação, congressistas de esquerda protestaram no Congresso para exigir a inclusão de um referendo sobre uma possível convocação de uma assembleia constituinte no país, como haviam proposto em uma opinião minoritária que ainda não foi decidida se será votada em plenário.
O presidente do Congresso, José Williams, suspendeu a sessão sem informar quando ela será retomada, mas posteriormente foi divulgado que será na próxima segunda-feira (19).
Comentários
Brasil
Gayer diz que após derrubada de veto da dosimetria, pauta será anistia

O deputado federal, Gustavo Gayer (PL-GO), afirmou neste domingo (24/1), que a prioridade da oposição no Congresso Nacional será derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o Projeto de Lei da Dosimetria, que prevê penas mais brandas para os acusados de tentativa de golpe de Estado no caso do dia 8 de janeiro.
De acordo com Gayer, a articulação para a derrubada do veto acontecerá já nas primeiras semanas de trabalho legislativo, que retorna em fevereiro.
“A anistia ela continuará sendo uma pauta. Agora, primeiro ponto, derrubar o vento da dosimetria. Logo agora no início das sessões, nós estamos trabalhando, articulando para que nas primeiras duas semanas a gente já consiga derrubar o veto”, disse durante a caminhada promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Ele afirmou também que o movimento iniciado por Nikolas dá espaço não apenas para a anistia, mas para “todas as pautas que realmente importam pra população brasileira, que há muito tempo tem medo até de defender por ser perseguido”.
O deputado citou a liberdade de expressão, o fim da corrupção e o desejo por um sistema judiciário mais sério.
“Obviamente, as injustiças, os prisioneiros, [o ex-presidente Jair] Bolsonaro, continuam sendo a nossa prioridade”. afirmou.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
Nikolas inicia o último dia da caminhada pela liberdade

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou, neste domingo (25/1), o último dia da mobilização intitulada “caminhada da liberdade”, que saiu do interior de Minas Gerais, na segunda-feira (19/1), em direção a Brasília (DF).
O ponto de partida foi o Park Way, a cerca de 20 km do destino final. No local, os apoiadores usavam trajes verde e amarelo e bandeiras do Brasil amarradas ao corpo.
Ambulantes também vendiam camisetas com mensagens de “Fora Lula”, “Acorda Brasil” e homenagens ao ex-mandatário e ao senador e pré candidato à Presidência Flávio Bolsonaro. Bandeiras brasileiras com união de Estados Unidos e Israel também eram comercializadas.
O grupo saiu por volta das 9h40 em direção à Praça do Cruzeiro, onde está prevista uma manifestação em prol do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos presos do 8 de Janeiro.
A mobilização contou, ao longo de seu percurso, com a presença de aliados políticos e apoiadores do ex-presidente.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
Caminhoneiro tomba carreta ao tentar desviar de acidente com 2 mortos

Um motorista tombou o caminhão, carregado com adubo, ao tentar desviar de outro acidente, que deixou dois mortos e cinco feridos na BR-163, em Rondonópolis, a cerca de 212 km de Cuiabá (MT). Os acidentes aconteceram no final da manhã desse sábado (24/1).
Segundo a nota Rota do Oeste, concessionária que administra a pista, o acidente aconteceu logo após o primeiro. Para não atingir o primeiro acidente, o motorista tentou frear, mas o veículo acabou fazendo um “L” na pista.
Leia a matéria completa no portal RD News, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.