Geral
Presença da Força Nacional no Acre é prorrogada por mais 90 dias
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública no Estado do Acre, conforme portaria publicada recentemente. A medida, válida por 90 dias, vai vigorar de 30 de maio a 27 de agosto de 2025. A prorrogação foi publicada nesta quarta-feira, 28, no Diário Oficial da União (DOU)
A Força Nacional atuará em apoio às instituições de segurança pública do Acre, com foco em policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense, em ações planejadas para garantir a preservação da ordem pública, a segurança das pessoas e a proteção do patrimônio.
Segundo a portaria assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, a operação será apoiada logisticamente pelos órgãos locais, que devem fornecer a infraestrutura necessária para o efetivo da Força Nacional.
O contingente será definido pela Diretoria da Força Nacional, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, no âmbito do Ministério da Justiça. A ação integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), estratégia do governo federal para fortalecer a presença e o controle nas regiões amazônicas.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.



Você precisa fazer login para comentar.