Cotidiano
Presas vão produzir mil máscaras por semana para proteção contra o coronavírus no Acre
Seis presas vão trabalhar na produção seguindo os critérios estabelecidos pela Vigilância Sanitária. Máscaras vão ser distribuídas para o Sistema de Segurança Pública.

Presas estão produzindo máscaras para proteção contra o coronavírus no Acre — Foto: Divulgação/Iapen-AC
Por Iryá Rodrigues, G1 AC
Detentas da Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco começaram a confeccionar máscaras para serem usadas na proteção contra o coronavírus. Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), a produção estimada vai ser de mil máscaras por semana.
O trabalho vai ser realizado por seis presas que já iniciaram os testes, com uma produção de apenas 30 máscaras por dia para uso de policiais penais que atuam na unidade prisional de Rio Branco e também para presos que precisam se deslocar dentro do presídio.
Um termo de cooperação que deve ser assinado ainda nesta sexta-feira (27) entre o Iapen e a Secretaria de Justiça e de Segurança Pública do Acre (Sejusp) que vai possibilitar o aumento da produção para 200 peças por dia.
O material é produzido em TNT de gramatura entre 70 e 80, que tem as mesmas especificações das máscaras produzidas de forma industrial. A produção segue os critérios estabelecidos pela Vigilância Sanitária.
“Com essa cooperação, nós vamos entrar com a mão de obra, temos as máquinas, e a Sejusp vai entrar com os insumos. A ideia é produzi 200 máscaras por dia para atender tanto os servidores penitenciários, como também os operadores de segurança pública fora. Essas seis presas vão receber ¾ do salário mínimo, elas já são capacitadas e estamos trabalhando dentro dos padrões e orientações da Vigilância Sanitária, com relação ao material e higienização do local”, afirmou o diretor do Iapen, Arlenilson Cunha.
As máscaras estão em falta no mercado. “Por conta da grande procura, a gente tem tido dificuldade de fazer compras emergenciais. Então, nós temos a mão de obra, conseguimos os insumos, e agora vamos produzir esse material que é considerado Equipamento de Proteção Individual”, disse Cunha.
Visitas suspensas
Mesmo sem caso confirmado do novo coronavírus em presídios do estado, o Iapen-AC aumentou a suspensão das visitas para 30 dias nas unidades prisionais. A nova portaria foi publicada na edição dessa quinta (26) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo o diretor do instituto, essa é uma maneira de conter o contágio dos presos e a proliferação da doença dentro do complexo prisional.
Conforme a nova portaria, estão suspensas por um mês as visitas sociais, no caso as familiares e íntimas, além do atendimento de advogados, “salvo comprovada necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos”.
As escoltas e saídas externas que estavam agendadas também seguem suspensas por 30 dias, mas com “exceção de requisições judiciais, inclusões emergenciais e daquelas que por sua natureza, precisam ser realizadas”, determina a portaria.
Comentários
Cotidiano
Galvez recebe o Guaporé em um confronto pela Copa do Brasil
O Galvez enfrenta o Guaporé, de Rondônia, nesta quarta, 18, às 19 horas, na Arena da Floresta, pela 1ª fase da Copa do Brasil. As duas equipes entram em campo sem vantagem e se o jogo terminar empatado, o classificado para a 3ª fase será decidido nas cobranças de penalidades. Galvez O técnico Maurício Carneiro não divulgou os titulares do Galvez, mas o volante Dudu e …
O post Galvez recebe o Guaporé em um confronto pela Copa do Brasil apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES
Comentários
Cotidiano
Ivan Mazzuia quer tirar treinamentos do Marinho Monte
Com a definição da data do confronto diante do Águia, em Marabá, no Pará, na quarta, 25, às 18 horas (hora Acre), pela 2ª fase da Copa do Brasil, o técnico Ivan Mazzuia quer tirar os próximos treinamentos do Marinho Monte. A ideia é trabalhar na Arena da Floresta, Tonicão e CT do Cupuaçu. “Vamos oficializar os pedidos nesta quarta(18) e o objetivo é elevar o nível …
O post Ivan Mazzuia quer tirar treinamentos do Marinho Monte apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES
Comentários
Cotidiano
Atletas flagram sucuri gigante durante treino de canoagem em MS. Veja vídeo

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem Rafael Girotto e outros três atletas viveram momentos emocionantes no último domingo (15/2) ao encontrarem umasucuri gigante durante um treino de canoagem. Eles faziam o trecho da Barra do Rio Mimoso até a foz do Rio Formoso, na região conhecida como Baixo Formoso, em Bonito (MS).
Ao Metrópoles, Girotto informou que, na hora do flagra, estava acompanhado dos atletas Gabriel Girotto, Joelson Ricaldes e Paulinho Reis, e que, em um primeiro momento, o grupo não percebeu que se tratava de uma cobra.
“A gente avistou de longe, a gente imaginou que era um bote até, um outro caiaque, alguma coisa, ‘acho que tem um caiaque ali’ e tal. Quando a gente chegou perto, foi uma surpresa: era uma sucuri, né, bem grande, parecia ter se alimentado de algum animal e estava ali fazendo a digestão, tomando sol”, explica o canoísta.
O atleta relata, ainda, que o que mais impressionou foi o tamanho da serpente e que, na hora, a primeira reação do grupo foi gravar o momento.
“Ela é bem grande, assim, a gente chegou até a ficar surpreso com o tamanho dela, né, e a gente conseguiu fazer essas imagens aí, tomando uma certa distância, por precaução e por segurança nossa e também do animal. Mas foi uma grata surpresa ir para um treino e um passeio de domingo, em meio ao Carnaval. Enquanto o Brasil está comemorando o Carnaval, ali em Bonito ainda a natureza se mantém praticamente intacta, né, e bem preservada, com toda a sua tranquilidade”, diz ele.
Apesar da surpresa, Girotto diz que não é a primeira vez que se depara com sucuris, mas, segundo ele, nunca havia visto uma tão grande. O grupo fez questão de manter certa distância do animal para evitar qualquer reação.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.