Conecte-se conosco

Acre

Prêmio de Comunicação do Governo do Estado do Acre registra recorde, com 318 inscrições

Publicado

em

O Prêmio de Comunicação do Governo do Estado do Acre, em sua 3ª edição registrou recorde de inscrições. Ao todo 318 trabalhos serão analisados pela comissão organizadora e júri do concurso, o que representa um aumento de 200% em relação à edição anterior, em 2024, quando o concurso recebeu 106 inscrições. Serão premiados os melhores trabalhos nas categorias Àudio, Texto, Vídeo Jornalismo, Foto, Estudante e Foto Amadora.

“Os números mostram a importância do jornalismo local para informar a sociedade sobre atos e ações de governo. Nosso muito obrigado a todos que produziram, selecionaram e   inscreveram seus materiais”, declarou a secretária de Comunicação, Nayara Lessa.

Com 318 inscritos, Prêmio de Comunicação do Governo do Estado do Acre registra recorde de particpantes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Com abrangência em todo o Acre, o Prêmio de Comunicação do Governo do Estado busca estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos com conteúdos que contribuam para o cumprimento do dever constitucional de dar publicidade aos atos e ações de governo nas diversas áreas, como agricultura, cultura, cidadania, direitos, educação, esporte, gestão pública, meio ambiente saúde, segurança pública, turismo.

Os trabalhos inscritos serão avaliados conforme o grau de adequação e atendimento aos diversos critérios enumerados no regulamento. Serão pontuados, ainda, nas peças inscritas, o grau da conexão da pauta com a promoção à cidadania, a relevância da pauta escolhida no contexto regional, a originalidade na abordagem apresentada e o apuro técnico na produção do material.

O julgamento dos trabalhos inscritos será feito mediante atribuição, por júri nomeado para esse fim, de notas de 0 a 10, fracionadas ou não, observando-se os critérios estabelecidos no regulamento. Os vencedores de cada categoria serão os trabalhos com maior pontuação.

Os ganhadores serão conhecidos em grande noite de premiação no próximo dia 27 de novembro, no espaço Afa Jardim, em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Nível do Rio Acre continua acima da cota de alerta, diz Defesa Civil

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre em Rio Branco segue acima da cota de alerta nesta quinta-feira (29). De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 9h, a régua registrava 13,64 metros, um aumento em relação às 13,50 metros medidos às 5h22.

O acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 15,0 mm, mantendo a atenção da Defesa Civil sobre áreas de risco na capital. A cota de alerta do Rio Acre é 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo está fixada em 14,00 metros.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, o aumento do nível do rio exige monitoramento contínuo, principalmente em bairros próximos às margens, para prevenir alagamentos e possíveis deslizamentos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mazinho, Velloso e advogado são alvos de Operação da Polícia Federal e CGU no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29), uma operação para apurar um esquema de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares no Acre. A ação conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os alvos estão o deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil-AC), o ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, e o advogado Giordano Simplício Jordão. A investigação também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar em Rio Branco e no apartamento funcional dele, em Brasília.

De acordo com a Polícia Federal, o caso envolve irregularidades na contratação de uma empresa responsável por shows musicais financiados pela Secretaria Municipal de Cultura de Sena Madureira, durante um evento realizado em setembro de 2024. Os recursos teriam sido destinados por meio das chamadas “emendas Pix”, mecanismo que permite repasses diretos da União a estados e municípios sem a necessidade de convênios ou prestação de contas prévia.

Segundo os investigadores, há suspeitas de desvio de aproximadamente R$ 912 mil em recursos públicos. A PF informou que as apurações apontam indícios de irregularidades no processo de contratação da empresa responsável pelas apresentações artísticas, levantando suspeitas de fraude no uso das verbas federais.

A operação busca reunir provas para esclarecer o possível envolvimento dos investigados em crimes como organização criminosa, fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos acessórios. Ao todo, estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão.

A Polícia Federal não divulgou, até o momento, se houve prisões ou apreensões de valores e documentos, e afirmou que a investigação segue em andamento. Os citados ainda não se manifestaram sobre as acusações.

Com informações do portal VEJA 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia conclui reconstrução da ponte do Ramal da Torre até sexta-feira

Publicado

em

Estrutura foi derrubada pela força das águas e deixou famílias e produtores rurais isolados; ramal concentra agricultura familiar na região

Prefeitura conclui obra emergencial até sexta; estrutura anterior foi derrubada pela força das águas e deixou produtores isolados. Foto: captada 

A Prefeitura de Epitaciolândia está na fase final da reconstrução da ponte do Ramal da Torre, que foi derrubada pela força das águas nos últimos dias, deixando várias famílias isoladas e prejudicando o escoamento da produção agrícola local. Segundo o diretor de Serviços de Campo, Nandro Carvalho, os trabalhos devem ser concluídos até a próxima sexta-feira, restabelecendo a trafegabilidade no ramal.

A região é marcada pela presença de pequenos produtores rurais que dependem da via para transportar sua produção. A queda da ponte interrompeu o acesso a comunidades e dificultou a comercialização de alimentos.

O Ramal da Torre concentra dezenas de pequenos agricultores que dependem da via para acesso à cidade e comercialização de alimentos. Foto: captada 

A reconstrução tem caráter emergencial, diante do período chuvoso intenso na fronteira. A prefeitura afirma que a nova estrutura buscará maior resistência aos eventos climáticos extremos, comuns no inverno amazônico.

A prefeitura reforçou que a nova ponte foi projetada para suportar melhor o volume de água e a pressão das chuvas intensas da região, assegurando trafegabilidade e o escoamento da produção agrícola local. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo