fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Prefeitura se reúne com Organização Internacional de Migração para tratar políticas públicas voltada aos imigrantes

Publicado

em

Prefeitura não tem medido esforços para dar assistência aos imigrantes (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) se reuniu na tarde dessa quarta-feira (4), com a representante da Organização das Nações Unidas (ONU), que está em tramitação, para a implantação do escritório da Agência da ONU para as Migrações, conhecida como Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Durante a reunião, a equipe da SASDH pôde apresentar para a representante o atual cenário migratório na capital. Tendo em vista que Rio Branco fica na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia, a cidade é um corredor para esses imigrantes, por conta disso, a Prefeitura de Rio Branco não tem medido esforços para dar toda a assistência a essas pessoas, uma vez que é a municipalidade que faz o acolhimento institucional, proporciona as refeições diárias, faz a inclusão no CadÚnico e providência as passagens terrestres. Além disso, também é a gestão que faz os encaminhamentos para o setor de saúde, educação e emissão de documentos.

Segundo a gestora da Casa de Passagem de Migrantes, Nivea Azevedo, a política migratória é uma das prioridades da prefeitura que desde o início da gestão tem dado todo o suporte para a execução desse serviço mantido por recursos próprios da municipalidade.

“A Casa de Passagem hoje liga com um fluxo muito intenso devido à grande população que está vindo da zona de fronteira. Nós estamos lindando com quatro nacionalidades e a prefeitura tem atuado com muito zelo para que a gente dê suporte a essa população que já vem muito fragilizada em questões de vulnerabilidade social.”

Para enriquecer ainda mais o diálogo, também estiveram presentes na reunião o subsecretário da SASDH, junto aos diretores de Assistência Social e Direitos Humanos. Uma vez que a gestão entende que uma política eficiente se constrói a várias mãos e é isso que a municipalidade tem buscado fazer junto aos órgãos parceiros como Ministério Público do Acre (MPAC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícias Civil e Militar e agora, com a OIM Migração.

Para a secretária da SASDH, Suellen Araújo, a política pública de migração só tem a ganhar com a implantação do escritório da Agência da ONU para as Migrações, pois ele vem para fortalecer o diálogo entre Município, Estado e Governo Federal.

“Quando nós falamos de políticas públicas em relação à migração, toda ajuda é sempre bem-vinda, principalmente quando vem do Governo Federal porque é de fato quem nos auxilia nessa política… Então, de fato, hoje nós vivemos essa crise humanitária em relação aos imigrantes e é de fundamental importância que a gente de as mãos para podermos acolher, possamos destinar e que possamos minimamente dar as condições para que essas famílias e pessoas que recorrem ao nosso país tenham um destino certo.”

Comentários

Flash

Moradores do Jardim Panorama fecham rua e protestam em frente à Câmara reivindicando água e saneamento

Publicado

em

Presidente do parlamento-mirim, vereador Raimundo Neném, assegurou que as demandas serão ouvidas e encaminhadas à prefeitura.

Moradores do Jardim do Panorama, e de outras comunidades da parte alta da cidade, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira, 28, em frente à Câmara de Rio Branco. Os manifestantes fecharam a rua Hugo Carneiro, no Bosque, buscando chamar atenção para a carência de água e saneamento básico na região.

As famílias enfatizaram a urgência da aprovação de um empréstimo solicitado pela Prefeitura de Rio Branco, destacando a importância do recurso para solucionar os problemas.

Armando dos Santos, presidente do Jardim Panorama, solicitou o apoio dos vereadores na aprovação do projeto de R$ 130 milhões destinado a melhorias no saneamento básico da cidade.

“Queremos qualidade de vida e ter água em nossas torneiras. Todas as comunidades são a favor desse empréstimo, que é uma forma de resolver o problema. O Executivo quer fazer, mas o Legislativo não está querendo fazer, queremos saber o motivo”, ressaltou Santos.

O líder do prefeito na Câmara, João Marcus Luz, defendeu o investimento, afirmando que o repasse é crucial para os bairros da capital. Ele explicou que o recurso disponível é destinado a correções pontuais e que novos investimentos exigem financiamento.

O presidente da Câmara, vereador Raimundo Neném, assegurou que as demandas serão ouvidas e encaminhadas ao Executivo. “Formaremos uma comissão e encaminharemos as reivindicações à prefeitura. Aqui é a ‘Casa do Povo’. Temos que buscar uma solução para o problema, dos muitos que existem em nossa cidade”, afirmou o parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Flash

Alunos do Campo – Secretaria de Educação realiza formatura de Alunos da zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes participou nesta sexta-feira dia 27, acompanhado da Secretaria de Educação Eunice Maia Gondim e a coordenadora de escolas de campo Vanubia Moncada, da formatura de alunos da escola do campo Professora Maria Cristina Nogueira de Medeiros, na Fazenda Filipinas.

A cerimônia de formatura de alunos do 5° do Ensino Fundamental I contou ainda com formandos da Escola José Joaquim Meireles, da comunidade Wilson Pinheiro.

Na ocasião o Prefeito Sérgio Lopes parabenizou os formandos, ressaltou o importante trabalho desempenhado pela equipe da educação com as escolas do campo e o empenho da gestão no apoio das instituições de ensino tanto da zona urbana quanto da zona rural.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasileia realiza a grande Final do Campeonato de Interbairros 2023

Publicado

em

Na etapa final o time do José Braúna ainda fez mais dois gols e fechou o placar em 3 X 0 , sagrando-se campeão da segunda edição do interbairros em Brasiléia.

A prefeita Fernanda Hassem, que tem o esporte como prioridade de sua gestão não tem medido esforços para que as práticas esportivas cheguem em todas as comunidades rurais e na cidade.

Em 2023 já foram realizadas mais de 20 atividades esportivas incluindo zona urbana e rural, sem contar que a seleção de futsal de Brasiléia, apoiada pela prefeitura, está disputando a grande final do estadual de futsal deste ano.

Veja o que disseram:

Gerente de Esportes Bil Rocha

“Eu quero agradecer primeiramente a Deus, a Prefeita Fernanda Hassem e todas as equipes que participaram do interbairro, ao Deputado Tadeu Hassem e a nossa amiga Suly Guimarães, aos vereadores e secretários presentes, graças a Deus realizamos mais uma final com sucesso. Parabéns a equipe do José Braúna que foi campeão. Destacou.”

Deputado Tadeu Haseem

“Hoje é um dia importante, Brasiléia é a capital do futsal do estado do Acre. Eu fico muito feliz porque durante seis anos na gestão da finança a gente ajudou a nossa prefeita articular recursos para o esporte. Eu quero aqui agradecer imensamente a população de Brasiléia, o gerente de esportes Bil Rocha, que sempre abraçam o esporte.” Disse.

Rogério Atleta do José Braúna, time campeão do campeonato de Interbairros

“A gente está muito feliz por ter chegado até aqui, o nosso time foi montado com pessoas do bairro, os favoritos saíram e fomos para final e deu tudo certo. Parabéns para a torcida que nós deu força, prestigiou os jogos com muita alegria.” Ressaltou.

Comentários

Continue lendo

Em alta