Acre
Prefeitura de Epitaciolândia realiza 3ª conferência municipal de saúde do trabalhador.

Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira, 27, a 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Epitaciolândia.
Com quatro eixos para discussão: Política de saúde do trabalhador e da trabalhadora nas três esferas de Governo; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; Participação popular na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras para o controle social; e a Recomposição do Conselho Municipal de Saúde.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito Sérgio Lopes, Sergio Mesquita, secretário de saúde, Antônio Rosiclei, presidente da Câmara de Vereadores, Maria Lucrécia, conselheira estadual de saúde, Daniele Carvalho, conselho municipal de saúde, Fábio Tenório, coordenador municipal de saúde, Andrade de Sousa, representante do conselho de saúde, servidores, secretários e sociedade civil representada.

Ao fazer uso da palavra, o secretário Sergio Mesquita pontuou os avanços e conquistas no município e os desafios para os próximos anos.
“Tivemos avanços extraordinários, fomos do 22º lugar para o 1º no Previne Brasil, avançamos desde a valorização de nossos funcionários até a oferta de medicamentos e diversos tipos de especialidade, porém sabemos que os desafios não param e precisamos de servidores com boas condições para atender ainda melhor nossa clientela que é a nossa população, e aqui nessa conferência vamos debater e elencar juntos as metas e objetivos para os próximos anos.” Destacou o secretário.
O prefeito Sergio Lopes falou dos avanços e das conquistas em todas as áreas, em específico na saúde municipal.

“Hoje somos o primeiro lugar no estado em qualidade de saúde, implementamos políticas que valorizam nossos servidores, fomos o primeiro município a pagar o piso nacional de enfermagem, estamos oferecendo através de convênios e parcerias diversas cirurgias que são realizadas uma na capital no hospital Santa Juliana e outras na área da oftalmologia aqui em nossa cidade, isso demonstra nosso compromisso em buscar o melhor para nossa gente.” Pontuou.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

















Você precisa fazer login para comentar.