Extra
Prefeito reúne gestores dos demais municípios para conhecer a UTRE e apresenta projeto de unidade consorciada

Texto: Luízio Oliveira/Assecom
A destinação correta dos resíduos sólidos é um dos grandes gargalos para os municípios em todo país. No Acre, somente a capital tem um aterro sanitário que atende a todas as normas ambientais. A unidade de resíduos sólidos de Rio Branco é considerada referência no estado e tem se destacado pelo seu compromisso com a preservação ambiental e a gestão eficiente dos resíduos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, o aterro recebe diariamente 210 toneladas de lixo por dia, em torno de seis mil toneladas por mês.
“A gente faz todo esse tratamento, tanto de logística reversa de pneus que são espalhados por nossa cidade como os resíduos sólidos produzidos pelas residências da nossa cidade. Nós temos também aqui reciclagem de papelão, de garrafa pet”, diz o secretário.
Nesta sexta-feira (6), gestores municipais visitaram a unidade. Durante a visita, os prefeitos puderam observar de perto as tecnologias utilizadas no tratamento, bem como os programas de reciclagem e educação ambiental desenvolvidas. O prefeito Tião Bocalom, que também é presidente da Associação dos Prefeitos do Acre, foi o anfitrião.
Na ocasião, o prefeito apresentou um projeto alternativo para resolver o problema da destinação dos resíduos sólidos no Acre. O aterro consorciado une os municípios acreanos na solução do problema que se arrasta há anos em todo o país e o Acre poderá ser referência na solução.

Consorciar o destino do lixo entre os municípios é um projeto que está sendo construído pela Associação dos Prefeitos do Acre em parceria com a bancada federal.
“Estamos aqui para mostrar para os nossos prefeitos como é feita a destinação dos resíduos sólidos. Esse é o modelo correto de se fazer”, disse o prefeito.
Todos os 21 municípios do Acre, fora a capital, têm sofrido com a destinação de resíduos sólidos explicou o prefeito lembrando que o município recebeu ajuda do senador Alan Rick para a vinda de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional para a elaboração de um projeto que envolve estudo de viabilidade em todos os municípios do estado.
O representante do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional veio ao Acre conhecer a unidade de tratamento de Rio Branco e consolidar a construção do projeto.
“Eu acredito que no primeiro semestre do ano que vem nós já vamos ter esse projeto indicando essa quantidade de aterros e onde eles ficarão”, anuncia Denilson Campelo, diretor do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Para os prefeitos, a visita à unidade de resíduos sólidos de Rio Branco serviu como um importante estímulo para a busca por soluções sustentáveis e eficientes na gestão dos resíduos, visando preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população acreana. Para o representante do município de Cruzeiro do Sul, a ideia do consórcio une os municípios do Juruá na solução do problema em comum.
“Cruzeiro do Sul hoje nós podemos dizer que é referência em coleta e transporte. No entanto, quando a gente fala da destinação, realmente a gente não atende com aquilo que preconiza a lei”, reconhece o secretário de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Igor Neves.
Já os municípios próximos à capital usarão a estrutura da unidade de tratamento de Rio Branco para a destinação correta dos resíduos sólidos.
“Capixaba, junto com Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, Plácido de Castro e Acrelândia com certeza irão destinar os resíduos aqui para Rio Branco”, diz o prefeito de Capixaba, Manoel Maia.
Após a apresentação do funcionamento da unidade de tratamento aos prefeitos, toda a comitiva conheceu in loco os serviços. O diretor do Ministério de Desenvolvimento e Integração Nacional agradeceu o convite e destacou o trabalho e comprometimento da equipe que cuida da estação de tratamento.

“Isso aqui já tem um desenho de primeiro mundo. A responsabilidade com que são tratados os resíduos sólidos no município de Rio Branco serve de espelho para os outros projetos que vamos tocar. Com certeza, esse projeto dos 22 municípios do consórcio do estado do Acre vai reverberar no mundo quanto o que vai ser entregue para a população, principalmente porque estamos na Amazônia”.
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
- (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Comentários
Extra
Jovem é baleado acidentalmente durante caçada na zona rural de Xapuri
Disparo atingiu as costas da vítima, que foi transferida para o Pronto-Socorro de Rio Branco
O jovem colono Sebastião de Souza da Silva, de 21 anos, foi atingido por um disparo acidental enquanto participava de uma caçada na manhã deste domingo (22), em uma propriedade rural situada no km 50 do Ramal Dois Irmãos, na Colocação Braga Sobrinho, em Xapuri, no interior do Acre.
De acordo com informações repassadas por familiares, Sebastião estava na companhia de um amigo quando os dois decidiram se dividir na mata. Em determinado momento, o colega teria confundido o jovem com um animal silvestre e efetuado o disparo, que o atingiu nas costas. O chumbo ficou alojado no corpo da vítima.
Após perceber o ocorrido, o amigo socorreu Sebastião e o levou até sua residência. Em seguida, familiares o colocaram em um veículo particular e o encaminharam ao Hospital Epaminondas Jácome, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos.
Devido à necessidade de avaliação especializada, o jovem foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco. Ele deu entrada na unidade em estado de saúde estável e deverá passar por exames detalhados para avaliar a necessidade de procedimento cirúrgico.
Até o momento, o caso não foi registrado na Polícia Civil.
Comentários
Extra
Moradores cobram melhorias em rua de Brasiléia; prefeito promete frente de trabalho no verão
Gestor afirma que projeto prevê recuperação de quase 100% das vias urbanas e pede paciência à população
Moradores de Brasiléia, na região de fronteira do Acre, voltaram a usar as redes sociais para denunciar a situação de ruas no Bairro José Moreira, na parte alta da cidade. Um card divulgado por populares mostra a precariedade da Rua Alexandre Moreira Barthi, onde um morador aparece jogando tijolos quebrados para tentar amenizar os buracos e melhorar a trafegabilidade.
Diante da repercussão, a reportagem entrou em contato com o prefeito Carlinho do Pelado, que respondeu após receber as imagens.
Segundo o gestor, já existe um projeto amplo para recuperação da malha viária urbana. Ele afirmou que a proposta contempla melhorias em quase 100% das ruas da cidade. “Todos sabem que no inverno fica difícil trabalhar, e aquela chuva passada dificultou muito. Além das ruas, temos pontes e ramais que também precisam de atenção”, declarou.
Destaca que Brasiléia é um dos municípios acreanos que mais se destacam no cuidado com a infraestrutura urbana, “infelizmente não conseguimos atender tudo, mas fazemos o possível para chegar a todos os bairros da cidade. Em 2025 foram feitas mais de 20 operações tapa buracos, dezenas de ruas recapeadas e asfaltadas”.
Avisou que na próxima semana, uma operação de tapa-buraco estará sendo inciada no Bairro Alberto Castro utilizando piçarra, afim de amenizar os problemas e posteriormente no verão, será feito com asfalto.
O prefeito pediu compreensão da população e garantiu que uma frente de trabalho está sendo organizada. De acordo com ele, com a chegada do verão, as equipes devem iniciar os serviços tanto na zona urbana quanto na zona rural do município.
Comentários
Extra
Colono é morto a facadas enquanto dormia após discussão com cunhado na zona rural de Xapuri
Suspeito, de 54 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar no assentamento Tupá; vítima morreu no local
Um homem identificado como Marivaldo dos Santos, de 46 anos, foi morto a facadas na noite desta sexta-feira (20), no assentamento Tupá, zona rural de Xapuri, distante cerca de 50 quilômetros da área urbana do município. O crime teria ocorrido após uma rodada de bebida alcoólica entre familiares.
De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição foi acionada por volta das 23h para atender a uma ocorrência de homicídio na comunidade. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito, de 54 anos, completamente embriagado. Ele foi preso em flagrante ainda na cena do crime.
A Polícia Civil foi comunicada e, por determinação do delegado responsável pelo caso, investigadores se deslocaram até o assentamento, acompanhados de um perito do Instituto Médico Legal (IML), para realizar os procedimentos de praxe.
Conforme apurado no local, o autor e a vítima eram cunhados e passaram o dia ingerindo bebida alcoólica. Durante a noite, os dois teriam discutido e entrado em luta corporal, mas, em seguida, fizeram as pazes. A vítima decidiu permanecer na casa do suspeito para passar a noite.
Segundo as investigações preliminares, após a vítima adormecer em um dos cômodos da residência, o suspeito teria se armado com uma faca e desferido vários golpes. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Após a conclusão da perícia, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal no município de Brasiléia.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Xapuri, onde foi autuado em flagrante por homicídio. Antes disso, ele foi levado ao hospital da cidade para realização de exame de corpo de delito, já que apresentava ferimentos decorrentes da luta corporal com a vítima.





























































Você precisa fazer login para comentar.