fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Prefeito reúne gestores dos demais municípios para conhecer a UTRE e apresenta projeto de unidade consorciada

Publicado

em

Texto: Luízio Oliveira/Assecom

A destinação correta dos resíduos sólidos é um dos grandes gargalos para os municípios em todo país. No Acre, somente a capital tem um aterro sanitário que atende a todas as normas ambientais. A unidade de resíduos sólidos de Rio Branco é considerada referência no estado e tem se destacado pelo seu compromisso com a preservação ambiental e a gestão eficiente dos resíduos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, o aterro recebe diariamente 210 toneladas de lixo por dia, em torno de seis mil toneladas por mês.

“A gente faz todo esse tratamento, tanto de logística reversa de pneus que são espalhados por nossa cidade como os resíduos sólidos produzidos pelas residências da nossa cidade. Nós temos também aqui reciclagem de papelão, de garrafa pet”, diz o secretário.

Nesta sexta-feira (6), gestores municipais visitaram a unidade. Durante a visita, os prefeitos puderam observar de perto as tecnologias utilizadas no tratamento, bem como os programas de reciclagem e educação ambiental desenvolvidas. O prefeito Tião Bocalom, que também é presidente da Associação dos Prefeitos do Acre, foi o anfitrião.

Na ocasião, o prefeito apresentou um projeto alternativo para resolver o problema da destinação dos resíduos sólidos no Acre. O aterro consorciado une os municípios acreanos na solução do problema que se arrasta há anos em todo o país e o Acre poderá ser referência na solução.

Consorciar o destino do lixo entre os municípios é um projeto que está sendo construído pela Associação dos Prefeitos do Acre em parceria com a bancada federal.

“Estamos aqui para mostrar para os nossos prefeitos como é feita a destinação dos resíduos sólidos. Esse é o modelo correto de se fazer”, disse o prefeito.

Todos os 21 municípios do Acre, fora a capital, têm sofrido com a destinação de resíduos sólidos explicou o prefeito lembrando que o município recebeu ajuda do senador Alan Rick para a vinda de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional para a elaboração de um projeto que envolve estudo de viabilidade em todos os municípios do estado.

O representante do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional veio ao Acre conhecer a unidade de tratamento de Rio Branco e consolidar a construção do projeto.

“Eu acredito que no primeiro semestre do ano que vem nós já vamos ter esse projeto indicando essa quantidade de aterros e onde eles ficarão”, anuncia Denilson Campelo, diretor do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Para os prefeitos, a visita à unidade de resíduos sólidos de Rio Branco serviu como um importante estímulo para a busca por soluções sustentáveis e eficientes na gestão dos resíduos, visando preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população acreana. Para o representante do município de Cruzeiro do Sul, a ideia do consórcio une os municípios do Juruá na solução do problema em comum.

“Cruzeiro do Sul hoje nós podemos dizer que é referência em coleta e transporte. No entanto, quando a gente fala da destinação, realmente a gente não atende com aquilo que preconiza a lei”, reconhece o secretário de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Igor Neves.

Já os municípios próximos à capital usarão a estrutura da unidade de tratamento de Rio Branco para a destinação correta dos resíduos sólidos.

“Capixaba, junto com Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, Plácido de Castro e Acrelândia com certeza irão destinar os resíduos aqui para Rio Branco”, diz o prefeito de Capixaba, Manoel Maia.

Após a apresentação do funcionamento da unidade de tratamento aos prefeitos, toda a comitiva conheceu in loco os serviços. O diretor do Ministério de Desenvolvimento e Integração Nacional agradeceu o convite e destacou o trabalho e comprometimento da equipe que cuida da estação de tratamento.

“Isso aqui já tem um desenho de primeiro mundo. A responsabilidade com que são tratados os resíduos sólidos no município de Rio Branco serve de espelho para os outros projetos que vamos tocar. Com certeza, esse projeto dos 22 municípios do consórcio do estado do Acre vai reverberar no mundo quanto o que vai ser entregue para a população, principalmente porque estamos na Amazônia”.

Comentários

Continue lendo

Extra

Crime bárbaro em Brasiléia: assassino de “Buga” é condenado a quase três décadas de reclusão

Publicado

em

Valdesson de Souza Oliveira, de 27 anos, é condenado a 27 anos e 6 meses de reclusão pela morte de Rosângela Inácio Gonçalves, de 44 anos, conhecida na cidade pelo apelido de “Buga”. O crime aconteceu em agosto de 2023.

O corpo de Rosângela foi encontrado seminua e em estado de decomposição no Bairro Nova Esperança, nas proximidades do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasiléia. Um vídeo compartilhado em grupos de mensagens levou as autoridades ao local do crime.

Vítima Rosângela Inácio Gonçalves, de 44 anos, conhecida na cidade pelo apelido de “Buga”.

Segundo a investigação, Valdesson teria atraído a vítima oferecendo drogas e a levado para um local isolado. Conforme a polícia, ele confessou ter atacado Rosângela com um pedaço de madeira após, supostamente, ter tido relações sexuais com ela. Na época, Valdesson era apontado como traficante de drogas e teria se envolvido em um conflito com a vítima, possivelmente devido a uma dívida relacionada ao tráfico.

Valdesson foi localizado no final do ramal Porto Rico, com acesso no km 67 da BR-317 – Estrada do Pacífico, à beira do rio Acre, na divisa com a Bolívia. Ele foi cercado pelos policiais enquanto realizava manutenção em uma canoa, impedindo qualquer tentativa de fuga pelo rio.

A condenação de Valdesson de Souza Oliveira por homicídio reforça a atuação rigorosa das autoridades na região, especialmente em casos relacionados ao tráfico de drogas e violência.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Principal suspeito de homicídio em invasão é localizado pela Polícia Civil de Brasiléia

Populares encontram corpo de mulher sem roupa em invasão de Brasiléia

Comentários

Continue lendo

Extra

Primeira noite reuniu multidão no carnaval fora de época na tríplice fronteira do Acre

Publicado

em

Na abertura oficial do carnaval fora de época de Assis Brasil, realizada na última sexta ferida,17, no palco e na praça, não faltou disposição.

Bandas locais e cantora Sandra Mel, de Rio Branco agitaram a primeira noite da folia que celebra os 48 anos de Assis Brasil, a aconchegante cidade acreana localizado na tríplice fronteira do Brasil com o Perú e a Bolívia.

Aliás, os hermanos dos dois países marcaram presença na primeira noite que reuniu na multidão. Com uma estrutura digna de um grande evento, a prefeitura da cidade, sob a gestão do prefeito Jerry Correia, com apoio do governo do estado, Sebrae e outros parceiros, montou um área com praça de alimentação, espaço para expositores, banheiros e um palco com sonorização perfeita.

Neste sábado,18, sobem no palco entre outras atrações a longeva banda Arregaça-aê, de Rio Branco e a primeira atração nacional, a banda Chicana, de Salvador, Bahia.

“Estamos otimistas com a realização desse grande evento, que além de gerar renda para os comerciantes e fortalecer o turismo, promove uma grande interação entre os moradores de Assis Brasil e os turistas”, garantiu o prefeito Jerry Correia.

O gerente do Sebrae na cidade, Onofre Antônio, também destacou a importância do evento para a cidade: “O carnaval fora de época representa uma ótima oportunidade para os empresários locais, além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento para a população”.

Por fim, o Carnaval de Assis Brasil é uma tradição muito valorizada pela população e é um dos eventos mais aguardados do ano. Com o apoio da prefeitura e de outras instituições, a festa promete ser uma grande celebração, com muita música, dança e alegria.

Comentários

Continue lendo

Extra

No aniversário de Assis Brasil, prefeitura inaugura obra e anuncia mais investimentos

Publicado

em

Ao lado governador Gladson Cameli, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia e o vice Reginaldo Martins, inauguraram, na tarde desta sexta feria (17), o auditório da Escola Íris Célia Cabanelas.

Essa solenidade antecedeu o anúncio de outros investimentos para a cidade que celebrou essa semana, 48 anos de fundação.

O prefeito e o governador assinaram ordens de serviços para construção de 11 casas populares, melhoria no ramal São Francisco e a construção de uma ponte no ramal São Pedro.

Também assinaram a ordem de serviço para revitalização do Núcleo de Educação da cidade. Este ato teve a participação do secretário da pasta, Aberson Carvalho.

Em seguida, com a presença da presidente do Detran, Taynara Martins, os dois gestores entregaram 56 capacetes para mototaxistas da tríplice fronteira.

O governador disse no discurso, que juntos, os investimentos se aproximam de R$ 3 milhões de reais. Jerry Correia agradeceu todo o apoio que tem recebido do governo Gladson desde que assumiu a prefeitura de Assis Brasil.

Depois dessa solenidade foi iniciado o desfile cívico, com a participação dos alunos, professores e pessoal de apoio das escolas públicas, Polícia Militar, Polícia Civil e outras entidades.

Texto: Jairo Barbosa
Fotos: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo