Cotidiano
Prefeito de Santa Rosa do Purus faz apelo por ajuda em meio à crise da seca
Prefeito revelou que o município enfrenta uma grave crise de abastecimento, estando há cerca de dez dias sem combustível e com o comércio de mercadorias em situação crítica

O prefeito reeleito de Santa Rosa do Purus, Tamir de Sá (MDB), fez um apelo urgente às autoridades devido à severa seca que atinge a região há meses. Foto: cedida
Nesta quinta-feira (31), o prefeito reeleito de Santa Rosa do Purus, Tamir de Sá (MDB), fez um apelo urgente às autoridades devido à severa seca que atinge a região há meses. Ele revelou que o município enfrenta uma grave crise de abastecimento, estando há cerca de dez dias sem combustível e com o comércio de mercadorias em situação crítica.
Em um vídeo divulgado, Tamir expressou a angústia da população local, clamando por ajuda: “Pedimos às nossas autoridades em Brasília, ao nosso governador, deputados, enfim, que nos ajudem. A situação é de emergência”, enfatizou. No porto de Santa Rosa, diversas balsas estão ancoradas, incapazes de prosseguir viagem ou retornar devido ao baixo nível do rio Purus.
Além disso, o prefeito solicitou que as autoridades deem atenção ao projeto de abertura de uma estrada que ligaria Santa Rosa à BR-364, nas proximidades de Manoel Urbano. Embora o Governo do Estado tenha a intenção de realizar essa obra, ela depende da conclusão de vários estudos ambientais.
Comentários
Cotidiano
Juiz autoriza ‘Fuminho’, um dos líderes do PCC, a deixar presídio federal
Fuminho é o principal aliado de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, no tráfico internacional de drogas do PCC. Ele foi preso em 2020 em Moçambique (África) e extraditado para o Brasil

Juiz autorizou transferência de Gilberto Aparecido dos Santos por bom comportamento. Foto: PCSP/Divulgação
O traficante Gilberto Aparecido dos Santos, o “Fuminho”, um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), conseguiu autorização para ser transferido da Penitenciária Federal de Brasília para um prédio estadual do Ceará.
As penitenciárias federais são usadas para isolar presos de alta periculosidade. Essas unidades têm regimes mais rígidos de segurança e confinamento, além de visitas limitadas.
A defesa pediu a remoção de Fuminho para um presídio estadual. Os advogados alegaram que ele cumpre os requisitos previstos na Lei de Execuções Penais para a progressão de regime, inclusive “bom comportamento carcerário”.
O líder do PCC foi transferido para o sistema penitenciário federal a pedido da Justiça Estadual do Ceará, onde Fuminho respondia a um processo por duplo homicídio. Ele foi denunciado como mandante dos assassinatos de Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Souza, o Paca, executados a tiros em fevereiro de 2018, na região metropolitana de Fortaleza Na época, a Justiça considerou que havia risco de retaliações.
Anos depois, a Justiça do Ceará considerou que a acusação não foi comprovada e decidiu não levar Fuminho a júri popular. Com isso, Frederico Botelho de Barros Viana, corregedor da Penitenciária Federal de Brasília, entendeu que “os motivos que ensejaram a inclusão do detento no sistema penitenciário federal não mais subsistem em sua integralidade”. A decisão também levou em consideração uma certidão de boa conduta carcerária.
Segundo a decisão, Fuminho deve ser transferido para uma unidade prisional de segurança máxima em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza.
O magistrado fez a ressalva de que “qualquer juízo em que haja ordem de prisão em vigor contra o preso poderá requerer a inclusão ou manutenção do detento no Sistema Penitenciário Federal, desde que devidamente formalizado novo incidente processual”.
Fuminho é o principal aliado de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, no tráfico internacional de drogas do PCC. Ele foi preso em 2020 em Moçambique (África) e extraditado para o Brasil, após 21 anos foragido.
Investigações da Operação Mafiusi descobriram que, na época, o PCC montou uma operação avaliada em US$ 2 milhões para resgatar Fuminho da cadeia em Maputo, capital de Moçambique.
Fuminho foi condenado a 26 anos de prisão em regime inicial fechado. Desde que foi preso, cumpriu uma série de atividades para obter descontos nas penas, como leituras e resenhas, aulas de inglês, cursos profissionalizantes e a conclusão do ensino fundamental.
Comentários
Cotidiano
Paratleta de Cruzeiro do Sul ganha bicicleta adaptada do Senador Alan Rick

Foto Gustavo Bardales: Edson, Senador Alan, Emir e o empresário Vinícius Araújo na entrega da handbike
O paratleta de Cruzeiro do Sul, Edson Cavalcante, recebeu do Senador Alan Rick (União Brasil) nesta quarta, 9, uma handbike (bicicleta adaptada) para o seu deslocamento durante os treinamentos.
“Estou muito feliz. Essa bicicleta vai mudar e melhorar a minha vida em todos os sentidos. O deslocamento de quase duas horas para chegar nos locais de treinamentos vai diminuir bastante e poderei ter um desempenho ainda melhor. Sou grato ao senador Alan Rick”, declarou Edson Cavalcante.
3 medalhas e vaga no Jub´s
Edson Cavalcante conquistou três medalhas de ouro no Meeting Loterias Caixa, disputado no último sábado, 5, na piscina da AABB, nas provas dos 50 e 100 livres e nos 50 costas. Os resultados garantiram ao paratleta de Cruzeiro do Sul uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (Jub´s), programados para outubro, em São Paulo.
O pedido
O cadeirante Emir Mendonça fez o pedido ao Senador Alan Rick no último fim de semana e contou um pouco da história de Edson Cavalcante.
“É impossível não se emocionar com a história do Edson. Um exemplo de superação, de como Deus transforma vidas. Como ser humano, me sinto honrado em poder ajudar”, declarou o Senador.
Comentários
Cotidiano
Dono do Cruzeiro marca reunião com jogadores após derrota para Mushuc Runa
Time do técnico Leonardo Jardim vem de três derrotas seguidas na temporada

Pedro Lourenço terá conversa com os atletas • Foto: Lucas Bubols
O Cruzeiro tem uma reunião agendada para a tarde desta quinta-feira (10) entre Pedro Lourenço, sócio majoritário do clube, e quatro jogadores que irão representar o elenco.
A conversa será em tom de cobrança, principalmente após a derrota por 2 a 1 para o Mushuc Runa, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
Ainda segundo apurou a Itatiaia, o goleiro Cássio, o volante argentino Lucas Romero e o atacante Dudu serão alguns dos representantes na reunião com Pedro Lourenço. O encontro será reservado ao dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) com os atletas.
Além disso, de acordo com apuração da reportagem, a princípio, nenhuma mudança imediata no departamento de futebol deve ocorrer em meio ao momento de turbulência. O Cruzeiro vem de três derrotas seguidas na temporada.
Na terça-feira (1º) da última semana, na estreia na Sul-Americana, o Cruzeiro foi batido por 1 a 0 pelo Unión de Santa Fe, da Argentina. Já no domingo (6), a Raposa perdeu por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Ainda nesta temporada, em fevereiro, o Cruzeiro caiu na semifinal do Campeonato Mineiro, com eliminação para o América-MG. O técnico português Leonardo Jardim chegou ao clube em meio à disputa do Estadual, como substituto de Fernando Diniz, um jogo antes do início da semi contra a equipe americana.
Fonte: CNN
Você precisa fazer login para comentar.