Acre
Prefeito de Rio Branco participa de videoconferência com empresa para conhecer alternativas positivas de destinação de lixo

Compromisso com o meio ambiente é uma primícia da gestão (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou na manhã desta sexta-feira (3), em seu gabinete, uma videoconferência com a Orizon, empresa especializada na transformação de lixo em matéria-prima que visa o desenvolvimento sustentável da sociedade e da economia.
Segundo o prefeito Tião Bocalom, o compromisso com o meio ambiente é uma primícia da gestão, por isso, desde que assumiu a prefeitura segue verificando modelos em que possam dar uma boa destinação ao lixo e até transformá-lo em fonte de energia renovável.
“Até o final do nosso mandato estaremos direcionando o lixo para a geração de emprego e renda que é o que estamos precisando aqui. O lixo não pode ser aquele jogado fora e que contamine o meio ambiente. Não queremos a contaminação, e sim, que seja transformado em dinheiro”, disse.
Para o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, o cuidado com o meio ambiente tem sido mostrado através dos serviços que a gestão vem tendo com a capital, ao avançar na limpeza, na eficiência da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) e no trabalho de prevenção para não deixar o aterro de inertes queimar nesses últimos dois anos.
“Esse tipo de reunião é muito importante, pois tomamos ciência do que acontece não apenas no Brasil, como no mundo. Para assim, encontrarmos as alternativas economicamente viáveis para o nosso município, firmando nosso compromisso com o meio ambiente”, explicou.
Comentários

Acre
Vídeos: Mototaxista é abordado na Sobral por bandidos que atiram sete vezes
O mototaxista José Cleidemar Martins Campos, 39 anos, conhecido popularmente como Jurema, foi ferido com sete tiros no início da noite desta quinta-feira (30), na rua Juricaba, no bairro João Paulo II, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, José Cleidemar é mototaxista legalizado e estava voltando para casa quando resolveu parar em um mercantil onde compraria e levaria alguns alimentos para a casa dele. Quando o profissional montou na motocicleta, foi rendido por três criminosos que chegaram a pé e o profissional levantou as mãos.
Ao receber o primeiro disparo, o mototaxista gritou: “vocês estão me confundindo, vocês estão me confundindo”, mas os bandidos seguiram atirando contra a vítima que recebeu mais seis tiros. Dois tiros atingiram a vítima no abdômen, dois no peito, um na perna, um no pé e outro no braço. Após a ação, os criminosos sairam correndo em direção ao residencial Cabreúva. A moto da vítima foi deixada no local.
Populares que passavam pela rua pararam para ajudar a vítima e acionaram a polícia e a ambulância. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte avançado para presta os primeiros atendimentos José Cleidemar e, depois que foi estabilizado, o mototaxista foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde gravíssimo.
A Polícia Militar esteve no local do crime, colheu as características dos bandidos e em seguida fez patrulhamento na região busca de prender os autores do crime, mas ninguém foi encontrado.
Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Acre
Acusado de matar a namorada em Tarauacá é condenado mais de 20 anos de prisão
O presidiário José Martandes da Silva Marinho, foi condenado pelo assassinato da adolescente Táina de Oliveira Silva de 15 anos.
A decisão foi do Conselho de Sentença da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Tarauacá, em sessão finalizada às 20 horas desta quinta-feira, 30. O julgamento, teve início na manhã de quarta-feira, 29.
Já o réu Willas França Farrapo, conhecido como Caboco, foi absolvido. O advogado Júnior Feitosa foi quem atuou na defesa.
O criminalista argumentou que as provas eram fracas e que houve falhas na investigação.
A adolescente Táina de Oliveira Silva de 15 anos, foi assassinada na noite de dois de setembro de 2018.
O crime aconteceu na rua 31 de março, região central do município de Tarauacá.
José Martandes, que mantinha um relacionamento amoroso com a vítima, foi condenado a 24 anos de prisão. O réu não poderá recorrer da decisão em liberdade.
Comentários
Acre
Com cerca de 1.050 famílias atingidas pelas cheias, Rio Acre estabiliza e começa a apresentar sinais de vazante em Xapuri
Segundo as últimas informações do Centro de Comando da Defesa Civil de Xapuri, o Rio Acre Está estabilizado e já apresenta pequenos sinais de vazante, até agora já foram contabilizadas cerca de 4.200 pessoas atingidas pelas cheias.
Quatro Bairros e grande parte da zona rural situada ás margens do rio foram afetadas, vários órgãos públicos e privados pararam de funcionar devido a enchente, dentre eles a OCA e Banco do Brasil.
Ontem à noite o Bairro da Sibéria que fica do outro lado do Rio Acre teve o fornecimento de energia elétrica suspenso pela companhia energiza, visando a segurança da população que teve suas casas alagadas pelas cheias.
Comentários
-
Extra12 horas atrás
Populares encontram corpo de ancião dentro de casa em Brasiléia
-
Extra5 horas atrás
Estelionatário que aplicava golpe no Acre e foragido da Justiça é preso pela Polícia Civil em Xapuri
-
Extra7 horas atrás
Dupla que transportava 40 kilos de droga do interior para a capital é presa pela Polícia Civil do Acre
-
Flash2 dias atrás
Rio Acre inicia vazante na fronteira depois de uma semana
-
Flash2 dias atrás
Governo decreta antecipação do pagamento de férias e 13º para servidores atingidos pela enchente
-
Geral1 dia atrás
Acusado que ordenou que vítima ficasse de joelhos para ser executada será interrogado
-
Geral1 dia atrás
Samu e Ciopaer realizam resgate aéreo de adolescente indígena em Assis Brasil
-
Extra1 dia atrás
Na cadeia: DHPP cumpre mandados de prisão de acusados de executar jovem na Sobral