Conecte-se conosco

Acre

Atenção Básica da Prefeitura de Brasileia se reúne na Fundhacre para tratativas sobre fluxo do Programa de Obesidade

Publicado

em

Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Nesta quinta-feira, 2, a coordenadora da Atenção Básica de Brasiléia, Kaline Torres, e o chefe do grupo de Reeducação Alimentar, Vandico Lopes, se reuniram na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), com a gerente do Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas do Eixo de Obesidade, que faz parte da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Glecilia Rodrigues e com o Coordenador do Programa Estdual de Obesidade, Alyson Moraes.

A reunião entre as equipes técnicas de saúde foi a busca de melhorar o fluxo de atendimento e facilitação do acesso aos pacientes de Brasileia que estão dentro dos critérios para cirurgia bariátrica.

Durante o encontro, coordenador do programa, Alyson Moraes apresentou as metodologias para que os pacientes possam ser inclusos no processo de inscrição do Programa de Obesidade.

Visando agilizar os atendimento do fluxo pelos os profissionais, o paciente de Brasileia irá até Rio Branco com o tempo de espera menor do que anteriomente.

Segundo o coordenador, foi pactuado ainda que pacientes possam dar entrada no programa no seu próprio município e assim dar início aos acompanhamentos individuais pelos profissionais de saúde da prefeitura de Brasielia, sendo estes nutricional e psicológico, com foco posterior para a cirurgia bariátrica.

O chefe do grupo de Reeducação Alimentar no município, Vandico Lopes, destacou a parceria e aliamento com coordenação do programa de obesidade na Fundhacre.
“ Nos reunimos com a coordenação do programa de obesidade na Fundhacre nessa parceria forte que vai melhoar e agilizar o atendimento desses pacientes e definimos também o fluxograma para as pessoas que se enquadram nos critérios preconizado pelo ministério da saúde para cirurgia bariátrica” enfatizou.

Para as pessoas interessadas em participar do programa, podem procurar por atendimentos as terças e quintas-feiras a partir das 16:30 no Centro de convivência do idoso em Brasileia.

Comentários

Acre

Vídeos: Mototaxista é abordado na Sobral por bandidos que atiram sete vezes

Publicado

em

O mototaxista José Cleidemar Martins Campos, 39 anos, conhecido popularmente como Jurema, foi ferido com sete tiros no início da noite desta quinta-feira (30), na rua Juricaba, no bairro João Paulo II, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Segundo informações da polícia, José Cleidemar é mototaxista legalizado e estava voltando para casa quando resolveu parar em um mercantil onde compraria e levaria alguns alimentos para a casa dele. Quando o profissional montou na motocicleta, foi rendido por três criminosos que chegaram a pé e o profissional levantou as mãos.

Ao receber o primeiro disparo, o mototaxista gritou: “vocês estão me confundindo, vocês estão me confundindo”, mas os bandidos seguiram atirando contra a vítima que recebeu mais seis tiros. Dois tiros atingiram a vítima no abdômen, dois no peito, um na perna, um no pé e outro no braço. Após a ação, os criminosos sairam correndo em direção ao residencial Cabreúva. A moto da vítima foi deixada no local.

Populares que passavam pela rua pararam para ajudar a vítima e acionaram a polícia e a ambulância. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte avançado para presta os primeiros atendimentos José Cleidemar e, depois que foi estabilizado, o mototaxista foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde gravíssimo.

A Polícia Militar esteve no local do crime, colheu as características dos bandidos e em seguida fez patrulhamento na região busca de prender os autores do crime, mas ninguém foi encontrado.

Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Acre

Acusado de matar a namorada em Tarauacá é condenado mais de 20 anos de prisão

Publicado

em

O presidiário José Martandes da Silva Marinho, foi condenado pelo assassinato da adolescente Táina de Oliveira Silva de 15 anos.

A decisão foi do Conselho de Sentença da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Tarauacá, em sessão finalizada às 20 horas desta quinta-feira, 30. O julgamento, teve início na manhã de quarta-feira, 29.

Já o réu Willas França Farrapo, conhecido como Caboco, foi absolvido. O advogado Júnior Feitosa foi quem atuou na defesa.

O criminalista argumentou que as provas eram fracas e que houve falhas na investigação.

A adolescente Táina de Oliveira Silva de 15 anos, foi assassinada na noite de dois de setembro de 2018.

O crime aconteceu na rua 31 de março, região central do município de Tarauacá.

José Martandes, que mantinha um relacionamento amoroso com a vítima, foi condenado a 24 anos de prisão. O réu não poderá recorrer da decisão em liberdade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com cerca de 1.050 famílias atingidas pelas cheias, Rio Acre estabiliza e começa a apresentar sinais de vazante em Xapuri

Publicado

em

Segundo as últimas informações do Centro de Comando da Defesa Civil de Xapuri, o Rio Acre Está estabilizado e já apresenta pequenos sinais de vazante, até agora já foram contabilizadas cerca de 4.200 pessoas atingidas pelas cheias.

Quatro Bairros e grande parte da zona rural situada ás margens do rio foram afetadas, vários órgãos públicos e privados pararam de funcionar devido a enchente, dentre eles a OCA e Banco do Brasil.

Ontem à noite o Bairro da Sibéria que fica do outro lado do Rio Acre teve o fornecimento de energia elétrica suspenso pela companhia energiza, visando a segurança da população que teve suas casas alagadas pelas cheias.

 

Comentários

Continue lendo

Em alta