Acre
Prefeito de Brasiléia faz balanço positivo de primeiro ano de gestão
Everaldo Gomes agradeceu o apoio que teve dos deputados e senadores que disponibilizaram recursos para os projetos da atual gestão e destacou o deputado Flaviano Melo como principal articulador da relação do município com a bancada federal

Prefeito Everaldo Gomes (d) entregou grande parte dos ramais melhorados em 2013 e contou com o apoio do presidente da Câmara, Mário Jorge – Foto: Arquivo
WILIANDRO DERZE, assessoria PMB
O ano de 2013 pode não ter sido bom para muitos gestores, mas para o prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes a satisfação de resolver problemas antigos reivindicados pela população e investir na zona rural e urbana do município mostrou que o trabalho superou os obstáculos encontrados no seu primeiro ano de gestão.
Apresentando os investimentos em Saúde, Educação, Agricultura, Ação Social, Administração, Obras, Esporte, Cultura entre outros setores da administração municipal. O prefeito analisa como positiva sua gestão no meio da crise econômica que afetou o Brasil, principalmente com a diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM.
Completando um ano de mandato, o prefeito diz que os incentivos e a vontade de trabalhar pela população dobraram. Justificando que os investimentos realizados em seu primeiro ano de mandato, mesmo com as crises econômicas, se destacaram e mostram que Brasiléia vem se preparando para o desenvolvimento que merece.
Para Everaldo, os investimentos levados pelas secretarias municipais, contribuíram com a melhoria das ações planejadas e executadas no decorrer do ano passado. A limpeza da cidade, obstrução de bueiros e reforma e construções de sarjetas, mostram um início de trabalho essencial para manter a cidade organizada. O inédito investimento na recuperação de mais de 500 Km de ramais mostra a preocupação em oferecer ao homem do campo as condições de trafego para o escoamento da produção, assim como garantir o acesso dos alunos as escolas.
Segundo ainda o Prefeito, a adequação das Unidades e Postos de Saúde sendo abastecidas com medicamentos que em outra hora faltava, teve também a mudança de funcionamento para dois turnos. Já que em outras administrações funcionavam somente pela manhã. A ampliação de médicos, enfermeiros e o suporte para agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e profissionais de apoio fez o sistema municipal de saúde atender melhor a população. Os índices de saúde, relacionados ao ano anterior comprovam a melhoria das ações no município.
Os trabalhos de cadastramento, recadastramento e levantamento de famílias para a inclusão nos programas sociais, assim como os atendimentos com oferecimento de cursos profissionalizantes, por meio de parceria com Ifac, Senac, Fieac, Governo Estadual e Federal, formando pessoas capacitadas para o mercado de trabalho, resume as reais políticas de ação social desenvolvida pelo município de Brasiléia, com atendimentos psicossociais, entre outros.
“Dando prioridade às políticas de investimento da educação. Nossa gestão garantiu o aumento no número de vagas para os alunos do ensino infantil e fundamental. O concurso para professores da zona rural e urbana, assim como todo o apoio necessário foram garantidos, com aplicação de cursos de capacitação em diversos seguimentos. As ações reuniram professores, educadores em geral e coordenadores. A reforma e construção de escolas rurais com o dinheiro que estava em conta desde 2009, finalmente foram aplicados. Ao todo são mais de 40 escolas que serão entregues em janeiro, construídas e totalmente reformadas com esse recurso”, explicou o prefeito Everaldo Gomes.
De acordo ainda com o prefeito, na promoção ao esporte nunca se viu tantos incentivos como no apoio as competições e equipes. As premiações sejam no futsal ou futebol de campo e em torneios e competições na zona rural tiveram seus destaques de forma inédita. Lugares nunca antes contemplados pelo município passaram a receber atenção especial. Os incentivos para garantir o crescimento do esporte na região chegaram rapidamente com o planejamento que havia sido trabalhado. O apoio às equipes do município nas competições estaduais e nacionais também contaram com a ajuda da atual administração.
Everaldo destaca ainda, que a criação da secretaria de cultura do município resgatou e estruturou os eventos tradicionais do município.
“A principal festa de comemoração do aniversário de Brasiléia, como o carnaval fora de época “O Brasiléia Folia: esse é o nosso Carnaval”, contou com um público recorde que garantiu um aquecimento da economia na região, com a presença dos turistas. As ações com os artesões e ambulantes em parceria com o Sebrae também garantiu a feira de final de ano, diversificando os eventos culturais do município”, frisou o prefeito.
Na questão que diz respeito ao funcionário público municipal, o prefeito esclarece que toda uma conversa com as categorias foram realizadas e vem acontecendo gradativamente. Sendo que algumas já receberam aumento em seus vencimentos, outras categorias estão debatendo juntamente com a Administração para encontrar a melhor forma de entendimento. As dividas de ações movidas pelos sindicatos dos enfermeiros e agentes comunitários de saúde foram negociadas. O valor de R$ 1,2 milhões era referente ao adicional de salubridade cobrado pelos profissionais na justiça.
“A revisão de funções e informatização de comunicação com os servidores também ganhou suporte com o site institucional do município. Oferecendo alguns serviços importantes e essenciais para a comodidade dos funcionários”, lembra Everaldo.
A parceria da Prefeitura com o Instituto de Terras do Acre – Iteracre vem fazendo o trabalho de regularização fundiária, que vai conceder quase 800 títulos definitivos a população.
Fechando o ano, o prefeito Everaldo garantiu o pagamento do restante do 13º salário do funcionalismo e o mês dezembro. Destacando que Brasiléia foi o primeiro e único município a pagar a primeira parcela do 13º salário, ainda no mês de junho. Mostrando o compromisso da gestão com os servidores e a sociedade. Tendo em vista que o pagamento dos vencimentos e 13º salário garantiu um aquecimento importante na economia da região.
O prefeito informou que se existiram alguns obstáculos em 2013 foram superados pela quantidade de recursos que foi conquistado para 2014.
“Tivemos o apoio dos deputados federais e senadores. Agradeço primeiramente ao deputado Flaviano Melo que não mediu esforços para ajudar o município mesmo quando eu não era prefeito, destinando emendas para as obras. E agora que estamos administrando o município redobrou seu apoio e ajuda a gestão”, destacou Everaldo.
O prefeito agradeceu também o senador Sergio Petecão, por destinar emendas para a realização de importantes projetos na construção de uma Brasiléia mais desenvolvida e melhor para sua população.
“Os deputados Márcio Bittar, Gladson Cameli e Antônia Lucia quero deixar meus agradecimentos em nome da população, pelas emendas parlamentares que vem sendo destinadas sempre ao município. A deputada Perpétua Almeida que viu a importância de ser parceira da população e também vem ajudando Brasiléia. Assim, como o senador Jorge Viana que também contribuiu com a locação de emendas parlamentares”, relatou o prefeito.
Everaldo deixou claro que sua gestão, continuará seguindo a meta de trabalhar e levar Brasiléia ao desenvolvimento esperado pela sua população.
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.






















































Você precisa fazer login para comentar.