fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeito de Brasiléia faz balanço positivo de primeiro ano de gestão

Publicado

em

Everaldo Gomes agradeceu o apoio que teve dos deputados e senadores que disponibilizaram recursos para os projetos da atual gestão e destacou o deputado Flaviano Melo como principal articulador da relação do município com a bancada federal

Prefeito Everaldo Gomes (d) entregou grande parte dos ramais melhorados em 2013 e contou com o apoio do presidente da Câmara, Mário Jorge - Foto: Arquivo

Prefeito Everaldo Gomes (d) entregou grande parte dos ramais melhorados em 2013 e contou com o apoio do presidente da Câmara, Mário Jorge – Foto: Arquivo

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O ano de 2013 pode não ter sido bom para muitos gestores, mas para o prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes a satisfação de resolver problemas antigos reivindicados pela população e investir na zona rural e urbana do município mostrou que o trabalho superou os obstáculos encontrados no seu primeiro ano de gestão.

Apresentando os investimentos em Saúde, Educação, Agricultura, Ação Social, Administração, Obras, Esporte, Cultura entre outros setores da administração municipal. O prefeito analisa como positiva sua gestão no meio da crise econômica que afetou o Brasil, principalmente com a diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

Completando um ano de mandato, o prefeito diz que os incentivos e a vontade de trabalhar pela população dobraram. Justificando que os investimentos realizados em seu primeiro ano de mandato, mesmo com as crises econômicas, se destacaram e mostram que Brasiléia vem se preparando para o desenvolvimento que merece.

Para Everaldo, os investimentos levados pelas secretarias municipais, contribuíram com a melhoria das ações planejadas e executadas no decorrer do ano passado. A limpeza da cidade, obstrução de bueiros e reforma e construções de sarjetas, mostram um início de trabalho essencial para manter a cidade organizada. O inédito investimento na recuperação de mais de 500 Km de ramais mostra a preocupação em oferecer ao homem do campo as condições de trafego para o escoamento da produção, assim como garantir o acesso dos alunos as escolas.

Escolas foram inauguradas em lugares remotos - Foto: Assessoria

Escolas foram inauguradas em lugares remotos – Foto: Assessoria

Segundo ainda o Prefeito, a adequação das Unidades e Postos de Saúde sendo abastecidas com medicamentos que em outra hora faltava, teve também a mudança de funcionamento para dois turnos. Já que em outras administrações funcionavam somente pela manhã. A ampliação de médicos, enfermeiros e o suporte para agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e profissionais de apoio fez o sistema municipal de saúde atender melhor a população. Os índices de saúde, relacionados ao ano anterior comprovam a melhoria das ações no município.

Os trabalhos de cadastramento, recadastramento e levantamento de famílias para a inclusão nos programas sociais, assim como os atendimentos com oferecimento de cursos profissionalizantes, por meio de parceria com Ifac, Senac, Fieac, Governo Estadual e Federal, formando pessoas capacitadas para o mercado de trabalho, resume as reais políticas de ação social desenvolvida pelo município de Brasiléia, com atendimentos psicossociais, entre outros.

“Dando prioridade às políticas de investimento da educação. Nossa gestão garantiu o aumento no número de vagas para os alunos do ensino infantil e fundamental. O concurso para professores da zona rural e urbana, assim como todo o apoio necessário foram garantidos, com aplicação de cursos de capacitação em diversos seguimentos. As ações reuniram professores, educadores em geral e coordenadores. A reforma e construção de escolas rurais com o dinheiro que estava em conta desde 2009, finalmente foram aplicados. Ao todo são mais de 40 escolas que serão entregues em janeiro, construídas e totalmente reformadas com esse recurso”, explicou o prefeito Everaldo Gomes.

De acordo ainda com o prefeito, na promoção ao esporte nunca se viu tantos incentivos como no apoio as competições e equipes. As premiações sejam no futsal ou futebol de campo e em torneios e competições na zona rural tiveram seus destaques de forma inédita. Lugares nunca antes contemplados pelo município passaram a receber atenção especial. Os incentivos para garantir o crescimento do esporte na região chegaram rapidamente com o planejamento que havia sido trabalhado. O apoio às equipes do município nas competições estaduais e nacionais também contaram com a ajuda da atual administração.

Apoio a cultura e o esporte foram um dos destaques em 2013 - Foto: Assessoria

Apoio a cultura e o esporte foram um dos destaques em 2013 – Foto: Assessoria

Everaldo destaca ainda, que a criação da secretaria de cultura do município resgatou e estruturou os eventos tradicionais do município.

“A principal festa de comemoração do aniversário de Brasiléia, como o carnaval fora de época “O Brasiléia Folia: esse é o nosso Carnaval”, contou com um público recorde que garantiu um aquecimento da economia na região, com a presença dos turistas. As ações com os artesões e ambulantes em parceria com o Sebrae também garantiu a feira de final de ano, diversificando os eventos culturais do município”, frisou o prefeito.

Na questão que diz respeito ao funcionário público municipal, o prefeito esclarece que toda uma conversa com as categorias foram realizadas e vem acontecendo gradativamente. Sendo que algumas já receberam aumento em seus vencimentos, outras categorias estão debatendo juntamente com a Administração para encontrar a melhor forma de entendimento. As dividas de ações movidas pelos sindicatos dos enfermeiros e agentes comunitários de saúde foram negociadas. O valor de R$ 1,2 milhões era referente ao adicional de salubridade cobrado pelos profissionais na justiça.

“A revisão de funções e informatização de comunicação com os servidores também ganhou suporte com o site institucional do município. Oferecendo alguns serviços importantes e essenciais para a comodidade dos funcionários”, lembra Everaldo.

A parceria da Prefeitura com o Instituto de Terras do Acre – Iteracre vem fazendo o trabalho de regularização fundiária, que vai conceder quase 800 títulos definitivos a população.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Fechando o ano, o prefeito Everaldo garantiu o pagamento do restante do 13º salário do funcionalismo e o mês dezembro. Destacando que Brasiléia foi o primeiro e único município a pagar a primeira parcela do 13º salário, ainda no mês de junho. Mostrando o compromisso da gestão com os servidores e a sociedade. Tendo em vista que o pagamento dos vencimentos e 13º salário garantiu um aquecimento importante na economia da região.

O prefeito informou que se existiram alguns obstáculos em 2013 foram superados pela quantidade de recursos que foi conquistado para 2014.

“Tivemos o apoio dos deputados federais e senadores. Agradeço primeiramente ao deputado Flaviano Melo que não mediu esforços para ajudar o município mesmo quando eu não era prefeito, destinando emendas para as obras. E agora que estamos administrando o município redobrou seu apoio e ajuda a gestão”, destacou Everaldo.

O prefeito agradeceu também o senador Sergio Petecão, por destinar emendas para a realização de importantes projetos na construção de uma Brasiléia mais desenvolvida e melhor para sua população.

“Os deputados Márcio Bittar, Gladson Cameli e Antônia Lucia quero deixar meus agradecimentos em nome da população, pelas emendas parlamentares que vem sendo destinadas sempre ao município. A deputada Perpétua Almeida que viu a importância de ser parceira da população e também vem ajudando Brasiléia. Assim, como o senador Jorge Viana que também contribuiu com a locação de emendas parlamentares”, relatou o prefeito.

Everaldo deixou claro que sua gestão, continuará seguindo a meta de trabalhar e levar Brasiléia ao desenvolvimento esperado pela sua população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Joaquim Florêncio destaca benfeitorias realizadas no Polo Geraldo Mesquita

Publicado

em

Por

O vereador Joaquim Florêncio, durante a sessão realizada na quarta-feira, 8, na Câmara Municipal de Rio Branco, utilizou a tribuna para agradecer e destacar os serviços realizados no Polo Geraldo Mesquita. Ele agradeceu o prefeito Tião Bocalom e o diretor presidente da EMURB pelos trabalhos realizados e destacou a parceria na melhoria da comunidade.

“Então, quando a gente trabalha em parceria, as coisas andam, então está sendo feito um trabalho de excelência lá e quem ganha com isso é a população, é a comunidade, então estou muito feliz.”

Além disso, o vereador alegou visitas ao DERACRE e reconheceu o esforço da diretora do DERACRE, Orlanilda Ximenes, que segundo ele trabalhou para as manutenções das estradas, especialmente na Transacreana. Florêncio parabenizou a diretora e apresentou uma moção de aplausos em reconhecimento ao trabalho realizado.

“Há mais de 60 anos que o Deracre existe, então ela é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Deracre, e por ser a primeira mulher a assumir, e pelo excelente trabalho que ela está fazendo hoje, vou apresentar aqui essa moção de aplausos.”

O vereador finalizou um requerimento de ato solene para o Serviço de Juizado Especial de Trânsito do Tribunal de Justiça do Estado do Acre reconhecendo seus serviços de resolução de ocorrências de trânsito sem vítimas.

“Vou apresentar aqui um requerimento de ato solene aos serviços de juizado especial de trânsito do tribunal de justiça do estado do acre, sabemos que eles atendem as ocorrências de trânsito sem vítimas, e por isso vou estar concedendo aqui essa moção de aplausos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre participa do 6º Simpósio Internacional de Segurança

Publicado

em

Por

O Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), participou nesta quarta-feira, 8, do 6º Simpósio Internacional de Segurança, em Brasília.

Acre participa do 6º Simpósio Internacional de Segurança. Foto: Ascom/Sejusp

Nesta edição, o encontro discute inteligência, inovação e tecnologia no combate à criminalidade. O titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, destaca que a busca por um Estado cada vez mais moderno e que possa atuar de maneira efetiva no combate à criminalidade torna o simpósio um evento único, que debate barreiras e encontra soluções.

Simpósio teve a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski (à esquerda). Foto: Ascom/Sejusp

“Estamos aqui reunidos com objetivo de termos um futuro mais seguro e inovador, e destacamos a importância dessa troca de experiências com especialistas de segurança pública de outros países, além de podermos também contribuir, mostrando o que o Acre tem de inovador no âmbito do combate à criminalidade”, explicou.

Secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia. Foto: Ascom/Sejusp

O simpósio reuniu centenas de especialistas em segurança pública, empresários, representantes de instituições policiais e organizações da sociedade civil, todos com intuito de debater e difundir informações que promovam o aperfeiçoamento do combate ao crime nas cidades e nas fronteiras.

A reunião está totalmente focada em apresentar e demonstrar as mais modernas soluções tecnológicas de segurança existentes no Brasil e no mundo.

Entre as autoridades estavam o delegado-geral da Polícia Civil do Acre José Henrique Maciel, que prestigiou os painéis e apresentações. O ministro da Justiça e segurança pública, Ricardo Lewandowski, também participou do evento e destacou a importância da segurança pública para o país.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Procurador-geral preside reunião ordinária do GNCCRIM

Publicado

em

Por

O Grupo Nacional dos Coordenadores de Centros de Apoio Operacional Criminal (GNCCRIM) realizou nesta terça-feira, 7, uma reunião ordinária em formato virtual. O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, que coordena o grupo, presidiu a reunião, acompanhado da promotora de Justiça Aretuza de Almeida, coordenadora do Caop Criminal do MPAC.

O encontro teve como tema principal a implementação da figura do juiz das garantias, introduzida pelo Pacote Anticrime de 2019. Foram discutidos os desafios trazidos pela implementação para a atuação do Ministério Público brasileiro, especialmente no que diz respeito à organização do órgão para o acompanhamento nas diferentes fases do processo criminal.

Danilo Lovisaro, que preside o GNCCRIM desde maio de 2023, ressaltou a importância das interações promovidas pelo grupo para o aperfeiçoamento da atuação na área criminal.

“É sempre uma grande satisfação participar dos encontros deste seleto grupo, que possui grande importância dentro do CNPG. O papel do GNCCRIM é fundamental para formarmos posições em diversas questões, e os encontros proporcionam um grande crescimento profissional devido ao alto nível das discussões”, afirmou.

Sobre o GNCCRIM

O Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM), órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), foi criado por deliberação do CNPG em reunião ordinária realizada em 09/10/2018. É composto pelos coordenadores de Centro de Apoio Operacional Criminal dos Ministérios Públicos dos Estados ou órgãos equivalentes do Ministério Público dos Estados e da União.

Atuando em âmbito nacional, o grupo tem por finalidade promover a unificação de entendimentos para a atuação articulada e planejada do Ministério Público na esfera criminal, formular estratégias para melhor combater a criminalidade, estimular a produção de material de apoio, artigos científicos, notas técnicas e diretrizes de atuação, manter permanente interlocução e desenvolver parcerias com a sociedade civil organizada, especialmente com as entidades não governamentais, inteirar-se nas esferas nacional, estadual e municipal das políticas fixadas em matérias criminais, e enviar ao CNPG propostas de anteprojetos de lei que tenham por objetivo aprimorar ou redefinir matérias e procedimentos criminais.

Texto: Hudson Castelo
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo