Geral
Prefeito assina autorização para compra de notebooks para professores da rede municipal de ensino
O prefeito Tião Bocalom assinou, nesta sexta-feira, 14, a autorização para a compra de kits de tecnologia da informação para professores da rede municipal. No total, serão adquiridos 1.407 notebooks com ponto de internet sem fio para os educadores.
Serão investidos R$ 7.132.026,72 com recursos da prefeitura e, com esta assinatura, a gestão Bocalom coloca em prática um compromisso assumido com a categoria de professores do Município.
“Todos terão oportunidades de utilizar essa ferramenta, de maneira a ampliar seus conhecimentos, trabalhando os conteúdos adquiridos em sala de aula de caráter multidisciplinar, através da mediação dos professores. Ainda este ano teremos novidades”, observou a secretária de Educação, Nabiha Bestene.
A prefeitura já equipou as escolas com grupos de tablets para uso dos alunos e agora chegou a vez dos professores. Com essa modalidade digital, será possível trabalhar novos recursos, com os conteúdos já oferecidos, estimulando a criatividade.
Os vereadores Raimundo Castro, Joaquim Florêncio, Ruténio Sá, Francisco Piaba, Arnaldo Barros, Samir Bestene, Ismael Machado, Raimundo Neném, Fábio Araújo, Célio Gadelha e Antônio Moraes fizeram questão de prestigiar o ato de assinatura que autoriza a compra e posterior concessão aos educadores por acreditarem no projeto de governo da atual gestão.
Todos que fizeram uso da palavra enalteceram a iniciativa e de maneira unânime destacaram os investimentos que são oriundos do tesouro municipal.
Raimundo Castro, líder do governo na Câmara Municipal, agradeceu a forma respeitosa que o prefeito cultiva a autonomia dos poderes e disse acreditar que este ano Rio Branco vai passar por uma verdadeira revolução administrativa com a gestão Bocalom que tem projetos visionários.
Ismael Machado, lembrou que, através do notebook,o professor irá gerenciar todas as atividades com os alunos simultaneamente.
O vice-líder do governo na Câmara, Ruténio Sá, falou que quando um gestor anuncia investimentos na educação com recursos próprios, mostra compromisso com os alunos e com os educadores.
“Você tirar do seu recurso para fazer um investimento desse montante, isso prova que a gestão está realmente preocupada com o ensino das nossas crianças”, destacou Rutênio Sá, vice-líder do prefeito na Câmara.
O prefeito Tião Bocalom realçou que os investimentos em tecnologia possibilitam professores e alunos avançarem na produção de pesquisas e explorar as diferentes áreas do conhecimento.
A ferramenta, segundo ele, permite um tipo diferente de relacionamento com a informação e os conteúdos, despertando a curiosidade dos alunos e a vontade do educador para inovar em sala de aula.
“Daqui para frente a realidade vai ser essa, aulas presenciais e aulas remotas. A Prefeitura fazendo esse gesto, fecha um ciclo, na semana passada anunciamos os tablets para os alunos e agora estamos anunciando notebooks de última geração para os professores. E, o mais importante, com recursos próprios”, disse Bocalom.
Comentários
Geral
Acidente mata criança e fere outras 3. Nenhuma viajava na cadeirinha

Reprodução/NSC Total
Uma criança morreu em um acidente no interior de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desse sábado (17/1), na SC-154. A colisão envolveu dois veículos, um carro e um caminhão. Além da criança morta, um homem e uma mulher foram encontrados nas presos nas ferragens e foram encaminhados para o hospital, a mulher em estado grave.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o caso, e ao chegar constatou que outras três crianças já haviam sido encaminhadas ao hospital por populares. Elas tinham 1, 3 e 6 anos, e não estavam em cadeirinhas no momento da batida.
Leia a íntegra no NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais
Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo
As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.
A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.
Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.
Comentários
Geral
Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção
Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada
O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.
Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.
As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.


Você precisa fazer login para comentar.