Resultado do Ideb 2015, escola municipal João Pedro da Silva alcançou o 1° Lugar com esforço coletivo, dedicação, confiança da comunidade escolar
A escola municipal de ensino fundamental João Pedro da Silva, que tem alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, obteve a maior nota da rede pública de ensino em Epitaciolândia. Para se ter ideia do nível de aprendizagem em que se encontra a escola João Pedro, a meta do Ideb a ser alcançada para os anos iniciais do 1º ao 5º ano foi superada é alcançou 6,1 superando grandes centros.
Ao longo dos últimos anos, segundo dados do próprio governo do estado na educação pública acreana. Em 2013, o Estado registrava índice de 5,1 pontos no Ideb, nas séries do 1° ao 5° ano.
Em 2015, o crescimento foi de 0,4, chegando a 5,5 pontos com alto nível de aprendizagem, a escola estadual Mozart Donizeti em Rio Branco e destaque do 1º ao 5º ano com nota de 7,2. Sendo que o município de Epitaciolândia superou as expectativas com resultado 6,1 sendo o melhor índice das escolas municipais da regional do alto acre, superando outras no estado.
Gestora da Escola Prof.ª Rosicleide Ferreira da Silva; Coordenadora Pedagógica Prof.ª Nilcilene da Silva Lima Eduino e a Professora das turmas do 5° ano: Prof.ª Tereza Ferreira Vigo
A diretora da escola municipal João Pedro da Silva, Prof.ª Rosicleide Ferreira da Silva explica que a equipe é comprometida, com professores responsáveis e dedicados, falou do segredo e sucesso da escola municipal? “Compromisso com os filhos de Epitaciolândia. Compromisso com a escola, com a educação, e com a família Epitaciolândense”, disse.
Falou mais. “O planejamento pedagógico mensal por série, que fazemos em grupos de estudos com os servidores e com os pais dos alunos, pois entendemos que não se faz educação somente com docentes. Todos são, somos educadores, inclusive a própria família, porque os pais não ensinam, ampliam os horizontes de seus filhos, numa educação constante em família como no dia-dia da escola”. Finalizou a mesma.
A coordenadora Pedagógica: Prof.ª Nilcilene da Silva Lima Eduino, disse que “A equipe reconhece em primeiro lugar a bondade e o favor de Deus, que é o Autor da Vida e de todas as boas oportunidades de conquistas e vitórias, onde houve um empenho muito grande de toda a equipe da escola, de toda a comunidade com a escola, principalmente dos pais que também nos apoiaram muito”, afirmou a coordenadora Nilcilene.
Já a professora das turmas do 5° ano: Prof.ª Tereza Ferreira Vigo, disse que “Este resultado é fruto do trabalho de toda equipe escolar: gestores, professores, funcionários, secretaria de educação, alunos e familiares que valorizam a educação municipal”.
A Prefeitura Municipal parabeniza os alunos, professores, profissionais da educação e a toda a sociedade por essa conquista, evidenciando que a educação municipal de Epitaciolândia está no caminho certo, e estimando que continue sendo motivo de orgulho da cidade e referência para regional do alto acre.
Após a divulgação da Nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) conseguida pelo município, a Secretaria Municipal de Educação e o Prefeito Municipal André Hassem (PR), parabenizaram os educadores municipais pela conquista, a média 6,1 conseguida em 2015, divulgada agora, estava projetado para ser alcançada com empenho do quadro educacional do município desde do primeiro ano da atual administração.
Prefeito André Hassem disse que “Uma gestão participativa onde a secretaria e diretores tem autonomia para aplicação dos recursos, com uma equipe (coordenadores, professores, diretores, vigilantes, merendeiras) qualificada e competente, só poderia culminar nesse resultado. Epitaciolândia recebeu a maior nota (6,1) no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região do alto acre, sendo que pelas nossas projeções essa nota vinha sendo projetada desde nosso primeiro ano de administração. Gostaria de parabenizar a todos envolvidos nesse projeto, fruto do trabalho e dedicação de todos. Aos pessimistas de plantão, do quanto pior melhor, terão que conviver com esses dados positivos de nossa educação”, disse prefeito André Hassem.
Disse mais “É com imensa satisfação que parabenizo aos Profissionais da Educação do nosso município, pela nota alcançada no Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (IDEB), ressalto a importância do trabalho em equipe, Coordenadores Pedagógicos, Professores, Gestores Escolares e principalmente o apoio por parte da nossa Gestora Rosicleide Ferreira da Silva, coordenadora pedagógica Nilcilene da Silva Lima Eduino e a Professora das turmas do 5° ano: Prof.ª Tereza Ferreira, quando optaram pela descentralização dos recursos financeiros que as escolas recebem através dos programas financiados pelo MEC.
A atual administração e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro da Silva, vivem um momento feliz pelo resultado do IDEB/MEC, que foi alcançado no ano de 2015, reconhece que o resultado 6,1 o melhor índice das escolas municipais de Epitaciolândia é uma demonstração do quanto o esforço de todos, aliado à competência dos professores e gestores da escola são pontos fundamentais para os avanços e progressos da escola no município.
Grupo de gestores da escola de ensino fundamental João Pedro da Silva agradece atual administração municipal de Epitaciolândia, parabeniza a todos e de forma especial a Professora Tereza FerreiraVigo, professora regente das turmas do 5° Ano A e B, bem como, os alunos das turmas do 5° ano 2015.
Onde vale ressaltar, que os resultados do IDEB e do SEAP, onde a Esc. João Pedro alcançou o 1° Lugar é resultado de um esforço coletivo, dedicação, confiança da comunidade escolar e compromisso de todos os professores e alunos da escola; que mesmo frente à muitas dificuldades de infraestrutura, onde vem sofrendo preconceitos por parte de muitas famílias que tendem a medir o padrão de qualidade da escola pelo prédio que passa por uma reforma e construção.
A Prefeitura de Epitaciolândia tem se dedicado intensamente à construção, obras e reformas das unidades escolares da rede municipal de ensino, sendo o caso da escola municipal nota 6,1 em fase final, e com previsão de inauguração no final de outubro 2016, a Escola Municipal João Pedro da Silva é um exemplo disto.
A escola, que sempre funcionou em uma pequena estrutura de madeira com apenas duas salas de aula, agora terá novas salas de alvenaria e estrutura moderna aos padrões atuais, o que garantirá total espaço e conforto para alunos e profissionais que ocupam o atual prédio do Centro Cultural do município.
O Ideb não é um indicador perfeito, tem suas limitações, mas, por enquanto, é o indicador mais completo criado pelo Ministério da Educação. Ele avalia todos os municípios, todas as escolas do Brasil.
“É um indicador que avalia duas situações, primeiro o desenvolvimento acadêmico do aluno, o que o aluno aprende e ao mesmo tempo avalia o rendimento da escola. Portanto, dentro dessa realidade, estamos muito contentes com os nossos resultados”, disse a gestora Rosicleide.
Disse mais “Claro que ficamos muito felizes com o resultado, espetacular, da escola municipal João Pedro da Silva, mas o Ideb não é uma competição. Cada escola tem sua meta a atingir. Tão importante quanto o resultado da escola municipal, é o resultado conjunto de toda a Rede. Todas as escolas avaliadas ultrapassaram as metas previstas. Isto demonstra o comprometimento da equipe da secretaria de educação de Epitaciolândia. Por isso quero parabenizar a todos da nossa Rede de Ensino por esta conquista”.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (21), uma coletiva de imprensa para informar sobre um caso suspeito de Mpox registrado na capital. O objetivo do encontro foi esclarecer a situação e tranquilizar a população, reforçando que todos os protocolos de vigilância e assistência estão sendo cumpridos.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, o caso envolve uma mulher de 40 anos que procurou a rede municipal de saúde ao apresentar sintomas compatíveis com a infecção. Os exames já foram coletados e a expectativa é que o resultado seja divulgado até a próxima quarta-feira.
“Durante essa semana conseguimos identificar um caso suspeito. De pronto, a equipe acolheu a paciente e deu todos os encaminhamentos necessários para o fechamento do diagnóstico. A nossa equipe da vigilância está acompanhando a paciente e ela segue cumprindo todos os protocolos de isolamento para evitar uma possível contaminação”, afirmou o gestor.
Segundo o secretário, uma mulher de 40 anos procurou atendimento com sintomas da infecção; os exames foram coletados e o resultado deve sair até quarta-feira. (Foto: Secom)
Cabe destacar que a Mpox não se trata de uma infecção recente, motivo pelo qual o município já possui experiência no manejo da doença. Entre os anos de 2022 e 2026, foram registrados 46 casos suspeitos, dos quais apenas dois foram confirmados.
“Toda a rede municipal de saúde tem conhecimento da doença e os protocolos estão bem estabelecidos. Estamos preparados para lidar com essa situação e não há motivo de pânico para a população”, reforçou Biths.
Entre os principais sintomas da Mpox estão febre, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar, cansaço e o aumento dos gânglios linfáticos, além do surgimento de lesões na pele, que podem se espalhar por diferentes partes do corpo, inclusive na região genital. A recomendação é que, ao perceber qualquer um desses sinais, a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde da rede municipal ou estadual.
A rede municipal de saúde encontra-se preparada para acolher e orientar a população, assegurando o acompanhamento adequado dos casos suspeitos e a adoção de todas as medidas necessárias à proteção coletiva. O Município segue monitorando a situação de forma contínua e reafirma seu compromisso com a transparência das informações e com a segurança da saúde pública na capital.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização, (Emurb), intensificou neste sábado (21) uma série de serviços em diferentes pontos da cidade. As equipes atuam simultaneamente em frentes de recapeamento asfáltico, manutenção de drenagens e intervenções pontuais para melhoria da infraestrutura urbana.
De acordo com a administração municipal, a mobilização reforça o compromisso com a conservação das vias públicas e a melhoria da mobilidade urbana, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população.
“Estamos atuando de forma planejada para levar mais segurança viária, melhorar a drenagem e garantir uma infraestrutura mais adequada à população”, afirmou Abdel. (Foto: Katiussi Melo/Secom)
O trabalho concentrado aos fins de semana tem como objetivo acelerar o cronograma de obras e reduzir impactos no trânsito durante os dias úteis.
Entre as ações executadas, o recapeamento asfáltico contemplou trechos com desgaste avançado, na Avenida Ceará, proporcionando melhores condições de trafegabilidade para motoristas e pedestres. Paralelamente, as equipes técnicas realizam manutenção preventiva e corretiva em sistemas de drenagem, medida essencial para evitar alagamentos e preservar a pavimentação, especialmente em períodos de chuva.
Equipes atuam simultaneamente em frentes de recapeamento asfáltico, manutenção de drenagens e intervenções pontuais para melhoria da infraestrutura urbana. (Foto: Katiussi Melo/Secom)
Também está sendo realizadas manutenções pontuais em áreas estratégicas, incluindo reparos emergenciais e ajustes estruturais em vias e espaços públicos.
O Diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização, Abdel Derze, destacou a importância da atuação integrada.
Também está sendo realizadas manutenções pontuais em áreas estratégicas, incluindo reparos emergenciais e ajustes estruturais em vias e espaços públicos. (Foto: Katiussi Melo/Secom)
“Estamos trabalhando de forma planejada e intensiva para atender diferentes regiões da cidade ao mesmo tempo. Nosso objetivo é garantir mais segurança viária, melhorar o escoamento das águas pluviais e oferecer uma infraestrutura mais adequada para a população”, afirmou.
A gestão municipal destaca que as ações devem continuar ao longo das próximas semanas, ampliando o atendimento em diferentes bairros e reforçando o compromisso com uma cidade mais organizada, segura e preparada para atender às necessidades da população.
Rio Branco vive um momento de transformação, marcado por projetos que têm o poder de mudar não apenas o panorama urbano, mas também o futuro econômico da cidade. Com esse intuito de desenvolvimento, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, realizou na manhã deste sábado (21), uma visita técnica às obras do Polo Agroindustrial, na indústria de leite de soja conhecida como “Vaca Mecânica”, e no Viaduto Mamedio Bittar.
Estiveram nesta visita o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Rio Branco, Cid Ferreira, que acompanhou a equipe técnica da Secretaria nas obras. A visita contou com a presença também do diretor de Ações do Gabinete do Prefeito, Jesus de Oliveira Cruz, do consultor Sérgio Silva e do secretário especial de Comunicação, Ailton Oliveira.
Polo Agroindustrial: Fase de intensificação dos trabalhos
A visita às obras contou com a presença do secretário Cid Ferreira, equipe técnica e representantes do Gabinete e da Comunicação da Prefeitura. (Foto: Ailton Oliveira/Secom)
Cid Ferreira destacou o avanço das obras no Polo Agroindustrial, que já se encontra com 80% a 85% de sua execução concluída. “Os galpões estão prontos, as moegas também, que são as estruturas onde serão instaladas as máquinas de beneficiamento de arroz, feijão e milho. A instalação desses equipamentos começa já na segunda-feira”, explicou o secretário.
Ferreira também mencionou que o trabalho no local tem sido intenso e que as obras de infraestrutura, como os secadores e a instalação de duas subestações, estão em andamento.
“A perspectiva é que o Polo esteja pronto para inauguração na primeira segunda-feira de março, conforme determinação do prefeito Tião Bocalom”, afirmou Cid Ferreira.
Indústria de Leite de Soja “Vaca Mecânica” em fase final
Previsão é que, em um prazo de 10 a 15 dias, a instalação da indústria de leite de soja seja finalizada, possibilitando o início do funcionamento da unidade. (Foto: Ailton Oliveira/Secom)
Em relação à indústria de leite de soja, Cid Ferreira também trouxe boas notícias. “Todos os equipamentos já estão disponíveis no local. Vamos iniciar a instalação da parte de produção nesta segunda-feira (23)”, disse o secretário.
A expectativa é que, dentro de 10 a 15 dias, a instalação seja concluída, permitindo que a unidade entre em funcionamento. A indústria, conhecida popularmente como “Vaca Mecânica”, é um importante marco para a economia local, trazendo inovação e geração de empregos para a região.
Viaduto Mamedio Bittar: Obras de embelezamento e urbanismo
Agenda também contemplou o Viaduto Mamedio Bittar, que ainda recebe ajustes finais no acabamento e na parte de urbanização.(Foto: Ailton Oliveira/Secom)
A visita também incluiu o Viaduto Mamedio Bittar, que já está pronto, mas ainda passa por ajustes no acabamento e no trabalho de urbanismo. Ferreira destacou que, assim como no Viaduto Beth Bocalom, o objetivo é transformar o espaço não só funcionalmente, mas também visualmente.
“Não é apenas concreto e aço. Tem que ser bonito. O prefeito sempre fala que estamos transformando Rio Branco em uma capital que se orgulha de sua estética”, declarou.
No momento, a equipe trabalha na instalação de espelhos d’água sob o viaduto e no detalhamento do paisagismo da área. “A previsão é de que essa parte inferior do viaduto esteja pronta em 20 a 25 dias. Além disso, a pintura da ferragem e a instalação do ACM (Acrílico Composto de Metal) vão contribuir para a durabilidade e beleza do viaduto”, explicou Ferreira.
Legado para a Capital
Cid Ferreira também comentou sobre o legado que o prefeito Tião Bocalom está deixando para Rio Branco. “Essas obras são fundamentais para o futuro da cidade. O prefeito determinou que sejam entregues em seu mandato e essas melhorias vão ser um marco duradouro para nossa capital”, disse o secretário.
Com o ritmo acelerado das obras, as entregas esperadas para o mês de março representam um importante avanço para a infraestrutura de Rio Branco, impactando diretamente o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos.
Você precisa fazer login para comentar.