Acre
Prefeito André Hassem e gestores comemoram Ideb com nota 6,1
Resultado do Ideb 2015, escola municipal João Pedro da Silva alcançou o 1° Lugar com esforço coletivo, dedicação, confiança da comunidade escolar
A escola municipal de ensino fundamental João Pedro da Silva, que tem alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, obteve a maior nota da rede pública de ensino em Epitaciolândia. Para se ter ideia do nível de aprendizagem em que se encontra a escola João Pedro, a meta do Ideb a ser alcançada para os anos iniciais do 1º ao 5º ano foi superada é alcançou 6,1 superando grandes centros.
Ao longo dos últimos anos, segundo dados do próprio governo do estado na educação pública acreana. Em 2013, o Estado registrava índice de 5,1 pontos no Ideb, nas séries do 1° ao 5° ano.
Em 2015, o crescimento foi de 0,4, chegando a 5,5 pontos com alto nível de aprendizagem, a escola estadual Mozart Donizeti em Rio Branco e destaque do 1º ao 5º ano com nota de 7,2. Sendo que o município de Epitaciolândia superou as expectativas com resultado 6,1 sendo o melhor índice das escolas municipais da regional do alto acre, superando outras no estado.

Gestora da Escola Prof.ª Rosicleide Ferreira da Silva; Coordenadora Pedagógica Prof.ª Nilcilene da Silva Lima Eduino e a Professora das turmas do 5° ano: Prof.ª Tereza Ferreira Vigo
A diretora da escola municipal João Pedro da Silva, Prof.ª Rosicleide Ferreira da Silva explica que a equipe é comprometida, com professores responsáveis e dedicados, falou do segredo e sucesso da escola municipal? “Compromisso com os filhos de Epitaciolândia. Compromisso com a escola, com a educação, e com a família Epitaciolândense”, disse.
Falou mais. “O planejamento pedagógico mensal por série, que fazemos em grupos de estudos com os servidores e com os pais dos alunos, pois entendemos que não se faz educação somente com docentes. Todos são, somos educadores, inclusive a própria família, porque os pais não ensinam, ampliam os horizontes de seus filhos, numa educação constante em família como no dia-dia da escola”. Finalizou a mesma.
A coordenadora Pedagógica: Prof.ª Nilcilene da Silva Lima Eduino, disse que “A equipe reconhece em primeiro lugar a bondade e o favor de Deus, que é o Autor da Vida e de todas as boas oportunidades de conquistas e vitórias, onde houve um empenho muito grande de toda a equipe da escola, de toda a comunidade com a escola, principalmente dos pais que também nos apoiaram muito”, afirmou a coordenadora Nilcilene.
Já a professora das turmas do 5° ano: Prof.ª Tereza Ferreira Vigo, disse que “Este resultado é fruto do trabalho de toda equipe escolar: gestores, professores, funcionários, secretaria de educação, alunos e familiares que valorizam a educação municipal”.
A Prefeitura Municipal parabeniza os alunos, professores, profissionais da educação e a toda a sociedade por essa conquista, evidenciando que a educação municipal de Epitaciolândia está no caminho certo, e estimando que continue sendo motivo de orgulho da cidade e referência para regional do alto acre.
Após a divulgação da Nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) conseguida pelo município, a Secretaria Municipal de Educação e o Prefeito Municipal André Hassem (PR), parabenizaram os educadores municipais pela conquista, a média 6,1 conseguida em 2015, divulgada agora, estava projetado para ser alcançada com empenho do quadro educacional do município desde do primeiro ano da atual administração.
Prefeito André Hassem disse que “Uma gestão participativa onde a secretaria e diretores tem autonomia para aplicação dos recursos, com uma equipe (coordenadores, professores, diretores, vigilantes, merendeiras) qualificada e competente, só poderia culminar nesse resultado. Epitaciolândia recebeu a maior nota (6,1) no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região do alto acre, sendo que pelas nossas projeções essa nota vinha sendo projetada desde nosso primeiro ano de administração. Gostaria de parabenizar a todos envolvidos nesse projeto, fruto do trabalho e dedicação de todos. Aos pessimistas de plantão, do quanto pior melhor, terão que conviver com esses dados positivos de nossa educação”, disse prefeito André Hassem.
Disse mais “É com imensa satisfação que parabenizo aos Profissionais da Educação do nosso município, pela nota alcançada no Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (IDEB), ressalto a importância do trabalho em equipe, Coordenadores Pedagógicos, Professores, Gestores Escolares e principalmente o apoio por parte da nossa Gestora Rosicleide Ferreira da Silva, coordenadora pedagógica Nilcilene da Silva Lima Eduino e a Professora das turmas do 5° ano: Prof.ª Tereza Ferreira, quando optaram pela descentralização dos recursos financeiros que as escolas recebem através dos programas financiados pelo MEC.
A atual administração e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro da Silva, vivem um momento feliz pelo resultado do IDEB/MEC, que foi alcançado no ano de 2015, reconhece que o resultado 6,1 o melhor índice das escolas municipais de Epitaciolândia é uma demonstração do quanto o esforço de todos, aliado à competência dos professores e gestores da escola são pontos fundamentais para os avanços e progressos da escola no município.
Grupo de gestores da escola de ensino fundamental João Pedro da Silva agradece atual administração municipal de Epitaciolândia, parabeniza a todos e de forma especial a Professora Tereza Ferreira Vigo, professora regente das turmas do 5° Ano A e B, bem como, os alunos das turmas do 5° ano 2015.
Onde vale ressaltar, que os resultados do IDEB e do SEAP, onde a Esc. João Pedro alcançou o 1° Lugar é resultado de um esforço coletivo, dedicação, confiança da comunidade escolar e compromisso de todos os professores e alunos da escola; que mesmo frente à muitas dificuldades de infraestrutura, onde vem sofrendo preconceitos por parte de muitas famílias que tendem a medir o padrão de qualidade da escola pelo prédio que passa por uma reforma e construção.
A Prefeitura de Epitaciolândia tem se dedicado intensamente à construção, obras e reformas das unidades escolares da rede municipal de ensino, sendo o caso da escola municipal nota 6,1 em fase final, e com previsão de inauguração no final de outubro 2016, a Escola Municipal João Pedro da Silva é um exemplo disto.
A escola, que sempre funcionou em uma pequena estrutura de madeira com apenas duas salas de aula, agora terá novas salas de alvenaria e estrutura moderna aos padrões atuais, o que garantirá total espaço e conforto para alunos e profissionais que ocupam o atual prédio do Centro Cultural do município.
O Ideb não é um indicador perfeito, tem suas limitações, mas, por enquanto, é o indicador mais completo criado pelo Ministério da Educação. Ele avalia todos os municípios, todas as escolas do Brasil.
“É um indicador que avalia duas situações, primeiro o desenvolvimento acadêmico do aluno, o que o aluno aprende e ao mesmo tempo avalia o rendimento da escola. Portanto, dentro dessa realidade, estamos muito contentes com os nossos resultados”, disse a gestora Rosicleide.
Disse mais “Claro que ficamos muito felizes com o resultado, espetacular, da escola municipal João Pedro da Silva, mas o Ideb não é uma competição. Cada escola tem sua meta a atingir. Tão importante quanto o resultado da escola municipal, é o resultado conjunto de toda a Rede. Todas as escolas avaliadas ultrapassaram as metas previstas. Isto demonstra o comprometimento da equipe da secretaria de educação de Epitaciolândia. Por isso quero parabenizar a todos da nossa Rede de Ensino por esta conquista”.
Comentários
Acre
Sebrae marca presença na 12ª edição do Circuito Country e Feira de Negócios de Epitaciolândia

Evento Circuito Country se tornou uma grande atração na regional do Alto Acre – Foto/arquivo.
Evento é uma oportunidade para aproximar a instituição dos empreendedores da região
De 1º a 4 de maio, Epitaciolândia é palco da 12ª edição do Circuito Country e Feira de Negócios, evento que já se consolidou como um dos mais importantes do calendário empresarial e cultural da região. Como em todas as edições anteriores, o Sebrae está presente, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento dos pequenos negócios no Acre.
Durante as quatro noites de evento, o Sebrae conta com um estande exclusivo, onde é possível conhecer de perto o portfólio de soluções que a instituição oferece para fortalecer e alavancar empresas locais. Estão disponíveis informações sobre cursos, consultorias e ferramentas voltadas às áreas de inovação, marketing, vendas e finanças.
O espaço também conta com a participação de empresários atendidos pelos programas Plural e Move Mais, que apresentam seus negócios ao público, demonstrando na prática os resultados das ações de apoio promovidas pelo Sebrae.
“A feira é uma excelente oportunidade para nos aproximarmos ainda mais dos empreendedores da região, mostrar como atuamos na prática e apresentar soluções que realmente geram impacto positivo nos negócios”, afirma a gerente do Escritório Regional do Alto Acre do Sebrae, Hellen Kelma.
Empresários, parceiros e visitantes estão convidados a conhecer o estande, conversar com a equipe técnica e descobrir como o Sebrae pode contribuir para o crescimento sustentável de seus empreendimentos.
Comentários
Acre
Guarda intercepta drogas arremessadas para dentro da Penitenciária Modelo Villa Busch
Cerca de 1 quilo de substâncias ilícitas foi apreendido após ação rápida da equipe de segurança

A droga teria sido lançada de fora do complexo, mas o responsável pelo arremesso não foi localizado. O caso segue sob investigação. Foto: cedida
Um agente penitenciário da Penitenciária Modelo Villa Busch, localizada a 25 km de Cobija, frustrou uma tentativa de introdução de drogas no presídio na tarde desta quarta-feira. O guarda, em plantão no setor leste, flagrou um indivíduo não identificado arremessando um saco preto por cima do muro da unidade prisional.
O caso foi acionado após barulhos suspeitos próximos à cerca do pavilhão C. Ao vistoriar o local, os agentes encontraram a sacola, que foi imediatamente isolada. O subtenente Brandon Vidaurre Padilla, chefe de segurança do presídio, e o tenente-coronel Gonzalo Cavalero Lazo de La Vega, da DEAP, compareceram ao local.
A Polícia Antinarcóticos (FELCN) foi acionada e, por volta das 13h50, confirmou que o material apreendido era 935 gramas de maconha e 50 gramas de cocaína. A droga teria sido lançada de fora do complexo, mas o responsável pelo arremesso não foi localizado. O caso segue sob investigação.

O caso foi acionado após barulhos suspeitos próximos à cerca do pavilhão C. Pacote continha quase 1 kg de maconha e 50 g de cocaína; autor do arremesso não foi identificado. Foto: cedida
Operação de segurança
Ao perceber movimentos suspeitos, o policial acionou imediatamente a equipe de segurança. O subtenente Brandon Vidaurre Padilla, chefe da segurança do presídio, e o tenente-coronel Gonzalo Cavalero Lazo de La Vega, da DEAP, compareceram ao local para supervisionar a ocorrência.
Droga apreendida
A Unidade Antinarcóticos (FELCN) foi acionada e confirmou, através de teste de campo, que o saco continha 935 gramas de maconha e 50 gramas de cocaína. As substâncias foram encaminhadas para investigação, mas o autor do arremesso não foi identificado. A direção do presídio reforçou a vigilância no local para evitar novos incidentes.
Um efetivo da Penitenciária Modelo Villa Busch, localizada a 25 km de Cobija, frustrou uma tentativa de introdução de drogas no presídio na tarde desta terça-feira. Um guarda em plantão flagrou um indivíduo não identificado arremessando um saco preto por cima do muro do setor leste da unidade prisional.

De acordo com o relatório, um barulho estranho foi ouvido nas imediações da cerca do perímetro externo, na altura do pavilhão C setor leste. Foto: cedida
Comentários
Acre
Governo oferta curso de primeiros socorros a moradores da Serra do Divisor
Capacitar moradores para prestar atendimentos básicos de urgência e emergência a turistas e visitantes foi o objetivo do curso de primeiros socorros ofertado aos moradores das comunidades Pé da Serra e Gilbratar, no Parque Nacional da Serra do Divisor, nesta terça-feira, 29. O curso é uma realização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Corpo de Bombeiros (CBMAC).
O curso foi ministrado pelos sargentos Rosenir do Valle e Rodrigo Teles, do CBMAC de Cruzeiro do Sul. “O curso vem abrangendo os primeiros socorros como engasgos, curativos, desmaios e outros, para um público de 25 pessoas. É de fundamental importância para os moradores, e esperamos que isso aconteça com mais vezes”, disse o sargento Rodrigo Teles.

Curso de primeiros socorros foi ofertado a moradores da Serra do Divisor, em Mâncio Lima. Foto: Marcos Rocha/Sete
Aline dos Santos mora há quatro meses no Parque Nacional da Serra do Divisor e participou do curso com a intenção de ajudar o próximo. “Vim para o curso para ajudar as pessoas porque aqui precisa muito. E eu quero atuar na área, por isso vim. É uma experiência incrível. Estou aprendendo muito e sou muito agradecida pela Secretaria de Turismo e os bombeiros estarem aqui”, disse.
“Fizemos as tratativas para o curso a pedido da comunidade e estamos vindo para somar à prestação de serviços nos produtos turísticos da Serra do Divisor. É uma necessidade da comunidade que veio para cada vez mais a gente fortalecer o Turismo de Base Comunitária”, enfatizou Francismay Costa, chefe da Divisão de Regionalização de Turismo da Sete.
O curso capacitou 25 moradores da Serra do Divisor com aula teórica pela manhã e ensinamentos práticos no período da tarde. O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, ressaltou a importância da realização do curso. “A Sete promoveu o curso, que foi um pedido das comunidades da Serra do Divisor, e é muito bom poder contribuir para um projeto tão importante. A Serra do Divisor é um lugar lindo que recebe turistas de todos os lugares do mundo, e estamos cada vez mais preparados para recebê-los”, disse.
Ni Nukini, cacique da aldeia Kampo, na comunidade Pé da Serra, é agente de saúde há 21 anos e também participou do curso de Primeiros Socorros.

Cacique Ni Nukini participou da capacitação em primeiros socorros. Foto: Bruno Moraes/Sete
“Esse aprendizado é fundamental, especialmente para nós da comunidade Pé da Serra. Agradeço às autoridades e ao governador, pelo investimento e pelo esforço em promover melhorias em nossa região. O curso tem sido de grande proveito, e estamos aprendendo muito. Agradeço imensamente ao governo do Estado por nos proporcionar essa oportunidade”, disse Ni Nukini.
Você precisa fazer login para comentar.