Geral
Prefeita Fernanda Hassem, participa da reunião sobre Clima e Desenvolvimento.
Leila Ferreira SECOM
A prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem participou nesta quarta-feira, 18, de uma reunião através de videoconferência sobre Clima e desenvolvimento com visões para o Brasil até o ano de 2030.
O encontro foi realizado em parceria com o Instituto Clima e Sociedade -ICS, Instituto Talanoa, Centro Clima de Estudo Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas – COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ.
O objetivo da vídeoconferência foi compartilhar conhecimentos e propostas visando cenários para o Brasil em 2030, aspectos de desenvolvimento do país sejam eles políticos, socais, ambientais ou econômicos visando futuro, discussões relacionadas para COP/26 que terá o tema de Sustentabilidade.
Essas instituições discutem e debatem melhorias sobre planeta, mudanças climáticas, desenvolvimento a tomar medidas rigorosas e imediatas para reduzir as emissões globais pela metade até 2030 e oferecer um mundo de carbono zero mais saudável e justo.
A Prefeita Fernanda Hassem, em sua fala, destacou a importância da Resex Chico Mendes para o Acre e para o Brasil. “Estamos em uma região da Amazônia onde está situada a Reserva Extrativista Chico Mendes com quase 1 milhão de hectares. Somente em Brasiléia são quase 3 mil pessoas morando e que precisam de projetos maiores de desenvolvimento por parte do Governo Federal. É preciso investimento para que as pessoas possam ter melhores condições de vida sem destruir o meio ambiente, temos áreas desestruturadas, que precisam de investimentos altos onde os seringueiros e extrativistas possam tirar sua alimentação e renda de forma sustentável. É preciso olhar para a economia e sustentabilidade, meio ambiente e turismo de base. A nossa gestão está sempre presente, conhecendo de perto a realidade das comunidades extrativistas, levando investimentos como atendimento itinerante de Saúde e Assistência Social e oferecendo melhorias de trafegabilidade e escoamento da produção, através da recuperação dos ramais. Buscamos todas as parcerias necessárias e agradecemos a todos que colaboram para que o extrativista tenha uma vida mais confortável e digna”, destacou Fernanda Hassem.
Michelle Ferreti do Instituto Alziras falou do encontro realizado “o objetivo foi reunir diversas líderes do Brasil e um grupo responsável por discutir cenários para o Brasil em 2030, levando em conta o desenvolvimento e as mudanças climáticas e o resultado destas discussões será levado para a COP 26, que será realizada em novembro de 2021 na Escócia. Visando sempre economia e desenvolvimento sustentável, foi muito bom contar com a prefeita Fernanda Hassem trazendo a perspectiva da Amazônia e do Acre para esse debate, além do trabalho exemplar da gestora na sua cidade, contamos na reunião com outras lideranças importantes também” disse.
Participaram do evento virtual, Natalie Unterstell presidente da Talanoa, Emílio La Rovere coordenador do Centro de Estudos integra sobre Meio Ambiente do Centro Clima da COPPE- UFRJ. Michelle Ferreti e equipe do Instituto Alziras, dentre outras instituições.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.




Você precisa fazer login para comentar.