fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Por conta da fumaça, helicópteros do Governo não conseguem fazer resgate de pacientes em áreas isoladas

Publicado

em

Helicópteros do Ciopaer, utilizados pelo Estado em resgates aéreos, na pista do Aeroporto de Rio Branco, antes de seguir para novas missões. Foto: Marcos Vicentti/Secom.

A fumaça que atinge o Acre também afetou o tráfego aéreo no estado. Por conta da baixa visibilidade, os helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) estão impedidos de realizar operações fora do perímetro urbano da capital, ou seja, impedidos também de auxiliar em operações de resgate no interior do estado e em áreas isoladas.

A informação foi dada ao site Ac24horas pelo diretor da Secretaria de Estado de Segurança  Pública, coronel Atahualpa Ribera.

“A equipe, já preocupada com isso, levantou a aeronave para fazer o teste, ver até que ponto dava pra voar. Realmente não dá pra ir pra longe. Talvez numa emergência, aqui na capital, a gente conseguiria atender, mas para um pouco mais distante o voo não fica seguro. para nós a quantidade de fumaça hoje ela realmente dificulta o atendimento. Nós ficamos impedidos por conta desta fumaça”, disse o coronel ao site.

Os pilotos do Ciopaer verificaram que a visibilidade horizontal nesta segunda-feira (2) estava em 500 metros, enquanto a visibilidade mínima requerida é de 7.000 metros.

Comentários

Continue lendo

Flash

TCE Itinerante 2025 chega a Brasileia com capacitação para gestores municipais

Publicado

em

Evento nos dias 24 e 25 de fevereiro oferece oficinas sobre despesa de pessoal, licitações, prestação de contas e planejamento público.

O Tribunal de Contas do Acre (TCE/AC) realiza nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Brasileia, a edição 2025 do Aprimora Gestão – TCE Itinerante, maior programa de capacitação da instituição. O evento, que acontece no Senac, reunirá prefeitos, secretários, servidores estratégicos das gestões municipais, presidentes e assessores das câmaras municipais de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil.

Com o objetivo de fortalecer a gestão pública municipal, o programa oferecerá cinco oficinas com temas essenciais para a administração pública:

1. A Despesa de Pessoal e a Gestão Municipal 
2. O Novo Sistema de Licitações e Contratos do TCE/AC – LICON 2.0 
3. Prestação de Contas: Principais Irregularidades 
4. Instrumentos de Planejamento e Gestão Pública 
5. Controle de Patrimônio

A abertura do evento ocorrerá no dia 24 de fevereiro, no Senac, e contará com a participação de autoridades e especialistas em gestão pública. As oficinas serão ministradas por técnicos do TCE/AC, que compartilharão conhecimentos e práticas para auxiliar os gestores na otimização dos recursos e no cumprimento das normas legais.

O Aprimora Gestão – TCE Itinerante é uma iniciativa que visa capacitar gestores e servidores municipais, promovendo a transparência, a eficiência e a qualidade na administração pública. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site do TCE/AC.

Confira a programação completa e garanta sua participação neste evento que promete fortalecer a gestão municipal na Regional do Alto Acre.

Acesse o site do TCE/AC para mais informações e inscrições.<<<<<<

Comentários

Continue lendo

Flash

GIRO recupera motocicleta furtada em Brasiléia após intensa busca

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre, por meio do grupamento GIRO do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), recuperou uma motocicleta que havia sido furtada nas proximidades da Escola KJK, em Brasiléia. A ação ocorreu na noite de domingo para segunda-feira, resultado de um trabalho intensivo de levantamento de informações e do uso de um rastreador instalado no veículo.

A localização da motocicleta ocorreu no Ramal da Preguiça, no km 93 da Estrada do Pacífico. Mesmo sob forte chuva e em condições adversas de terreno, os policiais do GIRO permaneceram mobilizados durante toda a noite, atravessando trechos lamacentos para recuperar o bem da vítima.

A ação bem-sucedida evidencia o comprometimento da Polícia Militar em combater a criminalidade e garantir a segurança da população.

O caso está sob análise das autoridades competentes para que os procedimentos legais sejam tomados e a motocicleta seja devolvida ao seu proprietário.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sérgio Lopes recebe conselheira do TC/Acre Naluh Gouveia para falar sobre o Seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes recebeu na manhã desta sexta-feira, 21, a visita da Conselheira Naluh Gouveia em seu gabinete. O objetivo do encontro foi reforçar o convite para o Seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”. O evento, que deve contar com a participação de diversas autoridades e especialistas, tem como foco discutir os desafios e as boas práticas relacionadas ao início de um mandato municipal, além de abordar a importância do controle externo na gestão pública.

O seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo” está previsto para acontecer dia 24 de fevereiro de 2025. Projeto: TCE Itinerante 2025 – Programa Aprimora Gestão
Responsável: Escola de Contas do Estado do Acre (EsCon/AC)

Público-alvo: Prefeitos, secretários municipais, servidores estratégicos da gestão municipal, presidentes e vereadores das câmaras municipais do estado do Acre.
Contexto e Justificativa

De acordo com o Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) para o período 2023-2026, a missão da instituição é exercer o controle externo, fiscalizando e orientando a gestão pública, além de incentivar o controle social para o aprimoramento da administração pública e dos resultados alcançados.

O controle externo abrange todas as pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, responsáveis pela arrecadação e utilização de recursos públicos, sejam no âmbito estadual ou municipal. A correta aplicação desses recursos e a prestação de contas são obrigações previstas em lei e estão sob a jurisdição do TCE/AC.

O aprimoramento contínuo da gestão dos recursos públicos impacta diretamente a efetividade das políticas públicas, garantindo que a administração pública cumpra seu papel no atendimento às demandas da sociedade. Nesse sentido, uma das atribuições centrais do Tribunal é oferecer acompanhamento, reorientação e capacitação aos seus jurisdicionados.

Objetivo Geral.

O principal objetivo do Projeto TCE Itinerante – edição 2025 é apresentar as principais orientações aos gestores públicos municipais e suas equipes sobre as normas e procedimentos aplicados à gestão pública.
Objetivos específicos.

Os objetivos específicos estão detalhados nos planos das palestras e das oficinas elaborados pelos docentes e instrutores, abordando temas essenciais para a correta prestação de contas, a transparência na gestão e a otimização dos resultados das políticas públicas.

Resultados esperados.

– Capacitação dos novos gestores e legisladores municipais sobre suas responsabilidades perante o TCE/AC.
– Melhoria na transparência e eficiência da gestão pública municipal.
– Fortalecimento do controle social e da governança no estado do Acre.
– Redução de falhas e inconsistências na prestação de contas.

Essa ação marca o início do Projeto TCE Itinerante 2025 e reforça o compromisso do Tribunal com a excelência na gestão pública e o controle externoeficiente.

Comentários

Continue lendo