Flash
Centro Cultural de Brasiléia é alvo de pichações durante o dia desta Terça-Feira
Nesta terça-feira, 3 de setembro, as paredes do recém-inaugurado Centro Cultural, que foi entregue aos populares no último dia 27 de junho, foram alvo de pichações. As marcas deixadas nas paredes exibem as inscrições “CV” e “B13”, em referência a facções criminosas conhecidas no Brasil.
A suspeita é que jovens menores de idade sejam os responsáveis pelo ato. Em resposta, a Prefeitura de Brasiléia já está acionando a Polícia Militar e tomando as devidas providências para garantir que os responsáveis por este crime contra o patrimônio público sejam identificados e penalizados.
No Brasil, a pichação é considerada crime, de acordo com o artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). O artigo determina que “pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano” pode resultar em pena de detenção de três meses a um ano e multa. A pena pode ser agravada caso o ato seja realizado em bens públicos ou protegidos, como patrimônios históricos ou culturais, o que é o caso atual.
No caso de menores de idade, as medidas a serem aplicadas estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê a aplicação de medidas socioeducativas, como advertência, prestação de serviços à comunidade, ou mesmo internação em casos mais graves.
A prefeitura espera que as autoridades tomem providências para que este tipo de vandalismo não se repita e que o Centro Cultural possa continuar sendo um espaço de integração e desenvolvimento para os moradores de Brasiléia.
Veja vídeo:
Comentários
Flash
Em ação conjunta polícias de Brasil e Bolívia recuperarm veículo na fronteira
Policiais do 5° Batalhão de Polícia Militar e da polícia boliviana recuperaram uma motocicleta que estava em Cobija e restituiram ao proprietário na segunda-feira, 16.
Há alguns dias os policiais militares receberam informações de que uma motocicleta Yamaha Factor, cor preta, possuía restrição de furto e roubo estava circulando em Epitaciolândia e Cobija.
Após buscas, os policiais do 5° BPM, em ação conjunta com a Polícia boliviana descobriram que a motocicleta estava circulando nas proximidades do Parque Piñata, na cidade de Cobija. E foi possível localizar o veículo no dia 13 do corrente mês.
O proprietário foi contatado e na segunda-feira, 16, a motocicleta foi restituída a ele. Observando os trâmites necessários para o ato. Toda ação foi fruto do trabalho conjunto das forças de segurança brasileira e Polícia Nacional Boliviana.
Comentários
Flash
Incêndio criminoso destrói fazenda no Acre: “30 anos de trabalho e suor”
Por Leônidas Badaró
A Secretária-Adjunta de Administração da Secretaria Estadual de Saúde no Acre, Andrea Pelatti, publicou um vídeo em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 16, mostrando o estrago do fogo em uma área de pastagem na fazenda de seu pai.
Emocionada, Pelatti contou que estava há três dias tentando apagar as chamas. “Isso aqui é resultado de incêndio criminoso, bituca de cigarro ou até por brincadeira colocar fogo na pastagem. São três dias que estamos apagando fogo e vejam a situação”, diz.
Andrea contou que mesmo com todos os esforços, o fogo se alastrou e consumiu boa parte da propriedade. “Tomou uma proporção muito grande, queimou mais de 80% da fazenda do meu pai, 30 anos de suor, de trabalho, as pessoas precisam se conscientizar, é triste”, disse.
Ao final do vídeo, é possível notar que após toda a noite, a pastagem da propriedade, que não foi identificada a localização, continua pegando foto.
Comentários
Flash
Com recorde de atendimentos Programa Saúde na Comunidade realiza sua 100ª Edição
A prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste último sábado, 14, a 100ª Edição do Programa saúde na Comunidade, o programa imprime uma marca de qualidade no oferecimento de saúde itinerante levando até as comunidades diversos serviços e especialidades.
Com 100 edições, a prefeitura já realizou um Total de 108.366 procedimentos, e a prefeitura foi além dos serviços básicos, ofertou ao longo desses 45 meses, atendimentos médicos e exames complexos como Atendimentos especializados (Cardiologia, Ortopedia, Dermatologia, oftalmo, psiquiatra, Geriatria, endocrinologia, fonoaudiologia, nutricionista, proctologia, otorrino, ginecologia) que nas redes particulares custam um valor elevado e são oferecidos gratuitamente a todos que buscam por uma saúde de qualidade.
O programa saúde na comunidade tem a aprovação da população, diante disso é a grande procura em todas as edições.
“Ofertamos hoje mais que a saúde básica, aqui nos colocamos a disposição da nossa população serviços complexos como eletrocardiograma, ultrassonografia, eco cardiograma, ginecologistas dentre outros exames, esses serviços têm mudado a vida de muita gente, apostamos em uma saúde preventiva e com isso estamos melhorando significativamente a vida das pessoas. “ Destacou a Enfermeira Jessica Morais Secretária Municipal de Saúde.
Na edição comemorativa das 100 edições a comunidade do Prata na Escola José Benício foi atendida, um Total de 1.456 procedimentos com os seguintes serviços:
Atendimento médico: 201; Procedimento odontológico: 345; Procedimento de enfermagem: 182; Psicologo:06; Vacina de rotina: 72; Vacina Covid: 01; Dispensação de medicamentos: 223; Auxílio Brasil: 42; Teste rápido IST: 92; Eletrocardiograma: 23; PCCU: 10; Cortes de cabelo: 35; Vacina Antirrabica: 60; ultrassonografia: 37.
Atendimentos especializados
• ortopedista: 27
• oftalmologista:59
• Pediatra: 41
➡ Programa saúde na comunidade
Total de atendimentos do 1° a 100° edição.
Epitaciolândia-Ac
☑ Atendimento médico: 10.382
☑ Procedimento odontológico: 20.838
☑ Procedimento de enfermagem: 18.897
☑ Atendimento psicólogo: 2.251
☑ Vacina de rotina: 4.971
☑ Vacina de COVID: 2.317
☑ Dispensação de medicamentos: 10.506
☑ Auxílio Brasil: 2.470
☑ Teste rápido ISTs: 4.713
☑ Teste rápido COVID: 1.252
☑ PCCU: 952
☑ Cortes de cabelo: 3.540
☑ Vacina antirrábica: 4.720
☑ Ultrassonografias: 3.822
☑ Eco/Eletrocardiograma: 1.215
☑ Atividades coletivas: 270
☑ Atendimentos especializados (Cardiologia, Ortopedia, Dermatologia, oftalmo, psiquiatra, Geriatria, endocrinologia, fonoaudiologia, nutricionista, proctologia, otorrino, ginecologia: 15.250
➡Total: 108.366
Você precisa fazer login para comentar.