Cotidiano
Polícia tenta identificar bando que vem extorquindo e ameaçando comerciantes no Acre

Integrantes do setor de inteligência das polícias civil e militar trabalham duro na tentativa de chegar a alguns dos integrantes de um bando organizado que de outros estados vem aplicando golpes contra comerciantes e empresários da capital e de Cruzeiro do Sul.
O crime é praticado pelo telefone, quando o golpista oferece trabalho de segurança para a vitima não ser assaltada. Outros partem para métodos violentos, como ameaças de sequestro ou assassinato de familiares da vítima da tentativa de golpe.
Dezenas de empresários já caíram no golpe e depositaram dinheiro em conta indicada pelos bandidos.
De acordo com o Coronel Atahualpa Ribeiro, diretor Operacional da Polícia Militar do Acre, os golpistas estão bem informados e certamente contam com o apoio de pessoas de Rio Branco, que conseguem informações completa das vítimas escolhidas.
“Eles conseguem, inclusive, usar o DDD 68 para demonstrar que as ligações são feitas de Rio Branco ou de outra cidade do Acre, quando na realidade estão ligando de outro estado”, comentou o oficial.
Atahualpa disse que o golpe é aplicado de maneira simples. O bandido liga de outro estado exigindo certa quantia em dinheiro do comerciante que em troca terá segurança e serviço antirroubo, entre outros. Quando a vítima escolhida não aceita, os criminosos partem para as ameaças de sequestrar ou matar um familiar.
Amedrontadas, a maioria das vítimas acaba cedendo e pagando o exigido pelos autores da extorsão.
“Não cedam às chantagens, chamem a polícia. O que essas pessoas menos querem é que a policia esteja envolvida, prova disso é que várias vítimas disseram que a primeira coisa que eles fazem quando das ligações é que o telefone seja colocado em viva voz. Eles têm medo das forças de segurança. Se você, eventualmente, recebe uma ligação dessas, procure a polícia que tudo será resolvido a contento”, disse o Coronel.
Segundo Atahualpa, existe um trabalho de parceria com a Polícia Civil para combater esse tipo de crime. “O que aliás não é exclusividade nossa, já que ocorre em outros estados”, conclui Atahualpa Ribeiro.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.