Conecte-se conosco

Geral

Polícia Penal realiza 8ª fase da Operação Mute em presídios de Rio Branco e Sena Madureira

Publicado

em

Polícia Penal e suas especializadas atuam durante Operação Mute em Sena Madureira. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), teve início na segunda-feira, 30, em todo o país, a 8ª fase da Operação Mute, que tem como objetivo combater as organizações criminosas no sistema prisional e reduzir o índice de violência em âmbito nacional.

No Acre, a ação é realizada pela Polícia Penal, com apoio das forças integradas de segurança pública nas divisões de Estabelecimento Penal de Rio Branco e de Sena Madureira, além de suas forças especializadas, como a Divisão Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), a Divisão do Serviço de Operações e Escolta (Dsoe) e a Divisão de Operações com Cães (DOC), mais a Polícia Penal Federal e Polícia Militar do Acre. Também participaram alunos do Curso de Formação de Agente de Polícia Penal (CFAPP) que estão na fase de estágio supervisionado.

O chefe da Dpoe, João Paulo Mendes, afirma: “Essa operação é feita para desarticular as organizações criminosas e a comunicação de dentro presídio para o lado externo”.

De acordo com a Senappen, as ações de enfrentamento às comunicações proibidas no sistema prisional nacional influenciam diretamente na diminuição dos crimes violentos letais intencionais (CVLI).

“Um aparelho desse que a gente tira da unidade prisional ajuda a combater e a evitar crimes coordenados de dentro do presídio para fora. Então é uma honra participarmos desse cronograma criado e direcionado pela Senappen, que vem avançando a cada ano”, ressaltou o diretor operacional do Iapen, Tiênio Costa.

Alunos do Curso de Formação de Agente de Polícia Penal (CFAPP) que estão na fase de estágio supervisionado participaram da Operação Mute na Divisão Penitenciária de Rio Branco. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Durante a revista nas celas dos complexos penitenciários da capital e de Sena Madureira, além materiais ilícitos e teresas (cordas artesanais), foram apreendidos seis celulares, carregadores, chips para celulares e materiais perfurocortantes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil e Militar apreendem adolescente envolvida com organização criminosa em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre, em ação conjunta com a Polícia Militar de apreendeu na última quinta-feira, 5, uma adolescente suspeita de envolvimento com uma organização criminosa e participação no planejamento de um roubo a malotes de uma empresa de segurança em Marechal Thaumaturgo.

Ação conjunta das forças de segurança resulta na apreensão de adolescente que dava apoio logístico a grupo criminoso no interior do Acre. Foto: cedida

De acordo com o delegado Márcilio Laurentino, a menor mantinha relacionamento com um dos integrantes do grupo criminoso e estaria atuando no apoio logístico da quadrilha, contribuindo para a organização e execução do crime. As investigações apontam que ela tinha papel ativo no suporte às ações do grupo.

A adolescente foi localizada e apreendida em sua residência, sem oferecer resistência. Após os procedimentos legais, ela ficará à disposição da Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul.

Segundo a Polícia Civil, a jovem deverá ser encaminhada ao Instituto Socioeducativo Mocinha Magalhães, em Rio Branco, onde cumprirá as medidas socioeducativas determinadas pela Justiça.

A ação reforça o trabalho integrado das forças de segurança no combate ao crime organizado na região e demonstra o avanço das investigações para desarticular grupos criminosos que atuam no interior do estado.

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem conhecido como “Jhonka” é assassinado a tiros no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Vítima, que seria usuária de entorpecentes, morreu no local; polícia isola área e perícia inicia investigação

Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios de Cruzeiro do Sul. Foto: captada 

Um homem identificado apenas pelo apelido de “Jhonka” foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (6) na Rua Santa Luzia, no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul (AC). Segundo informações preliminares, a vítima foi perseguida e atingida por vários disparos, caindo em um quintal, onde morreu ainda no local.

Conhecido na região como usuário de drogas, “Jhonka” teve o corpo removido após a perícia da Polícia Técnico-Científica, que recolheu evidências no local. A área foi isolada pela Polícia Militar logo após o crime.

A autoria e a motivação do homicídio ainda são desconhecidas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) após a coleta de evidências no local. A Polícia Civil assumirá as investigações para apurar as circunstâncias e motivações do crime.

Segundo informações apuradas até o momento, a vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo e caiu em um quintal, onde morreu ainda no local. O homem era conhecido na região como usuário de drogas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre realiza visita institucional à Força Nacional e ao MJSP

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 6, o Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel Ferreira, realizou uma visita institucional à Diretoria da Polícia Judiciária da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop), órgãos vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

PCAC fortalece laços com a Força Nacional e a DIOPI em agenda institucional em Brasília. Foto: cedida

Durante a agenda, o delegado-geral também se reuniu com o Coordenador-Geral de Polícias Judiciária e Científicas, Pedro Felipe Cruz Cardoso, e os policiais civis do Acre que atuam no ministério, oportunidade em que destacou a importância do trabalho desenvolvido e da integração entre as instituições de segurança pública.

O encontro contou ainda com a participação do delegado Getúlio Monteiro, da DIOP/MJ/SENASP, e teve como foco o fortalecimento do diálogo institucional e a cooperação entre os órgãos.

Delegado-geral da PCAC dialoga com policiais civis que atuam no Ministério da Justiça. Foto: cedida

Para José Henrique Maciel, a visita reforça a atuação conjunta entre as forças de segurança. “É fundamental estreitar os laços institucionais, alinhar estratégias e valorizar nossos policiais que representam a Polícia Civil do Acre no cenário nacional”, afirmou.

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo